11 vantagens para se viajar de trem na Europa

11 vantagens para se viajar de trem na Europa

Ao se falar em Eurotrip a primeira forma de transporte que vem à cabeça são os trens. O continente é muito bem interligado por linhas ferroviárias, o que faz com que viajar por diversos países seja muito rápido e confortável. Confira no post alguns bons motivos para viajar de trem pela Europa.

1 – Rapidez

Muitos dos países que  formam a rede ferroviária europeia possuem trens de alta velocidade, o que reduz o tempo de viagem e dispensa a burocracia de aeroportos ou a lentidão de ônibus.

Trem alta velocidade

2 – Economia

Ao pegar um trem noturno, parte da viagem pode ser passada dormindo e assim é possível economizar uma noite de hotel e já acordar no destino final. Assim, você ganha tempo e diminui os custos da viagem.

02

3 – Versatilidade

As duas variáveis que sempre se deve levar em conta ao decidir como se locomover nas viagens são o tempo e o dinheiro.  Com os trens é possível priorizar o que quiser.  Se há tempo suficiente, pode-se montar um itinerário evitando os trens que cobram reserva (detalhes em seguida) ou aqueles mais caros.

Se priorizar o tempo, pode-se então pegar um trem direto entre 2 pontos, reduzindo a quantidade de conexões e o tempo de viagem. Às vezes esta última opção é mais custosa, mas se você tem pouco tempo de viagem e quer aproveitar cada segundo ou se prefere ter mais comodidade e não ter que trocar de trem pode valer a pena.

Tempo e dinheiro

4 – Flexibilidade

As formas para comprar bilhetes de trem, simples ou combinados em passes, é muito ampla. Sempre se pode encontrar alguma maneira que se ajuste as suas necessidades.

5 – Distribuição e alcance da rede ferroviária europeia

A rede ferroviária da Europa é muito ampla: são mais de 15000 destinos entre pequenas e grandes cidades que fazem com que seja possível viajar para praticamente qualquer lugar apenas usando trens.

Rotas de Trem na Europa

6 – Infraestrutura

Além de ser bastante extensa, a rede possui uma boa infraestrutura. As bases de dados de cada país estão integradas e disponíveis para poder cruzar dados no momento de decidir o itinerário. As grandes estações possuem todo o necessário para efetuar as escalas durante as conexões de um jeito fácil e descomplicado.

Trilho

7 – Praticidade para viajar com crianças

Ao viajar com crianças em percursos muito longos, eles estarão acomodados mais confortavelmente do que em um ônibus ou avião, podem se mexer mais e não cansar tanto com a viagem.  Alguns  trens tem compartimentos fechados que proporcionam às famílias mais privacidade para organizar a forma como querem passar o tempo na viagem como bem entenderem. Em alguns países como a Suíça, alguns trens possuem vagões especiais para crianças com uma variedade de jogos e passatempos.
07

8 – As estações de trem

Diferentemente dos aeroportos, as estações de trem quase sempre estão localizadas nos centros das cidades, sendo assim fica muito fácil chegar até elas por meio de transporte público. Isto significa menos tempo de traslado e menor custo para se locomover até pontos distantes da cidade.

Estação de Trem na Europa

9 – Os trâmites migratórios

Quando necessário, o controle de visto é feito dentro do trem. Normalmente um agente oficial sobe ao trem e percorre poltrona por poltrona solicitando passaportes ou documentos de identificação europeus. Se está faltando algum carimbo de visto, normalmente também fazem isto lá, às vezes, mediante um pagamento. Isto acontece mais nos países do leste Europeu. Conselho: antes de embarcar, confira se tem os vistos necessários para aqueles países que os solicitam.

trâmites migratórios

10 – Sociabilização

Trens são românticos por natureza. Se o que você gosta é de conhecer gente e compartilhar seu tempo entre cada destino, então o trem é lugar certo para conhecer pessoas de diferentes origens e com diferentes histórias.

10

 11 – Paisagens

Muitas vezes os trilhos atravessam paisagens maravilhosas que jamais poderiam ser observadas e admiradas de um avião ou com tranquilidade de dentro de um carro. Um carro até permite ver a paisagem, mas não com tranquilidade, sem cansaço e sem estresse.

Paisagens Trens

 

O que achou? Pronto para conhecer a Europa de Trem?

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários:
  1. Neuzair

    Oi Fernando adorei suas dicas, porém não entendi o texto em vermelho, abaixo da reserva, poderia explicar por favor, obrigada,, abraço,

  2. Trains & Tours Lufthansa City Center

    Obrigado Neuzair, poderia colar por favor o texto aqui nos comentários para que eu possa ver e te explicar melhor?

    Fico no aguardo.

    Abraço,
    Fernando Rodrigues
    Gerente de Marketing
    Trains and Tours Lufthansa City Center
    https://www.lufthansacc.com

  3. Kennedy Victor Hugo Fernandes

    A diferença em comparação com a rede nacional da nossa realidade é gritante.

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS