6 passeios imperdíveis para fazer de trem na Suíça

6 passeios imperdíveis para fazer de trem na Suíça

Praticamente todos os recantos da Suíça podem ser visitados de trem. O país possui cerca de 5.000 quilômetros de linhas de transporte ferroviário, sendo mais de mil deles em trajetos íngremes pelos Alpes e demais formações montanhosas. Esta é, sem dúvidas, uma nação que merece ser visitada e, de preferência, por suas vias ferroviárias.

Por isso, escolhemos 6 passeios imperdíveis para fazer de trem na Suíça. Alguns mais conhecidos, outros, nem tanto. Todos, porém, inesquecíveis. Confira!

6 passeios imperdíveis para fazer de trem na Suíça

1 – Chocolat Train

Chocolate Train

Este passeio é imperdível para os apreciadores da mais famosa especialidade da Suíça e também para entusiastas ferroviários, o “trem do chocolate” viaja entre Montreux e Broc, onde se encontra a fábrica de chocolate Cailler-Nestlé e se pode fazer um mini-tour com degustação de chocolates.

O trem do Chocolate opera somente nos meses de Maio à Outubro. Veja a programação do Chocolate Train na Suíça e se delicie com este passeio.

2 – Alpes Suíços

Matterhorn Gotthard Bahn

Na região dos Alpes Suíços o Matterhorn Gotthard Bahn (MGBahn), também conhecido como o “caminho da aventura alpina”, é a grande pedida para quem busca uma viagem de trem surpreendente.

A linha de 144 km de comprimento alcança os 2033 metros de altitude acima da linha do mar em Oberalppass. Pelo caminho, 33 túneis e 126 pontes em meio a uma paisagem deslumbrante. É possível fazer o passeio partindo de Zermatt a Disentis, ou de Andermatt a Göschenen.

3 – Região de Jungfrau

Eiger, Mönch und Jungfrau

Jungfraubahn é o trem que leva os visitantes da montanha Kleine Scheidegg através do Eiger e Mönch até Jungfraujoch.

Este é um passeio espetacular. Ironicamente, por razões de segurança, boa parte da viagem ocorre através dos túneis que cortam as montanhas, porém, quando as janelas se abrem, paisagens como a do Eiger North Face e do Sea of Ice oferecem um panorama incomparável.

Não por acaso, muitos viajantes classificam esse passeio de trem na Suíça como “Top of Europe”.

4 – Lavaux

Lavaux

Patrimônio Cultural da UNESCO desde 2007, Lavaux é a maior região produtora de vinho da Suíça. O passeio, batizado de “Trem dos Vinhedos”, é composto por uma rota fantástica que atravessa os vinhedos em terraços de Lavaux. De quebra, os passageiros podem desfrutar da espetacular paisagem do Lago de Genebra, com vista para os Alpes da Sabóia e Valais.

Da estação Chexbres-Village, onde o trem para ao longo do caminho, existem muitas opções de passeios curtos em meio a paisagens únicas. Entre elas, uma caminhada educacional, orientada por um guia, conta a história da produção local de vinhos e as variedades de uva cultivadas por lá.

5 – Gotthard

Gotthard

Este também é um roteiro que passa pelos Alpes, porém, aqui está um convite para se aprofundar na história deste país incrível. A viagem tem início em Ticino e, ao longo da rota panorâmica de Gotthard para Lucerna, existem muitos pontos turísticos onde é possível assistir a apresentações especiais sobre história, mitos e lendas da região.

Por último, mas não menos importante, aproveite a oportunidade para explorar o potencial culinário local, muito conhecido pelos pratos típicos. Bem-vindo à Suíça original!

6 – Rotas Cênicas

Glacier express

As chamadas “rotas cênicas” são rotas especiais criadas para o turismo de trem. São sete rotas de trem na Suíça que cruzam o país de norte a sul: Glacier Express, Bernina Express, Golden Pass Line, Guilherme Tell Express, Palm Express, Pre-Alpine Express e Regio Express Lötschberger.

A mais procurada é a Glacier Express, que em oito horas leva os viajantes de Zermatt à badalada St. Moritz, passando por Davos, sede do Fórum Econômico Mundial. Os vagões têm janelas panorâmicas, com parte do teto envidraçado, o que permite uma vista privilegiada das montanhas nevadas.

Dica extra: Swiss Travel Pass

Uma excelente opção para quem quer conhecer a Suíça de trem é o chamado Swiss Travel Pass, um bilhete permite aos viajantes conhecer o país de ponta a ponta usando toda a malha de transporte público (trens, barcos e ônibus) com viagens ilimitadas de acordo com a quantidade de dias escolhidos. A modalidade também oferece descontos em acessos turísticos nas montanhas e permite entrar gratuitamente em alguns museus e outras atrações.

passe Suíça

 

Ficou com vontade de fazer uma viagem por esses lugares? Então acesse o site da Trains and Tours e conheça ótimas opções de pacotes para passeios de trem na Suíça.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso instagram @trainsandtours

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS