8 fatos que você precisa saber antes de viajar para Rússia

8 fatos que você precisa saber antes de viajar para Rússia

Um país dividido em dois continentes: Ásia e Europa. Que já foi lar dos czares, palco de uma das mais importantes revoluções do século 20 e parte da União Soviética, dissolvida em 1991. Um pouco de toda esta história pode ser vista por quem escolhe viajar para Rússia: seja em um dos palácios da época do império, seja na arquitetura dos prédios que ainda guardam a influência do Partido Socialista ou nas estações de metrô.

Mas o que é preciso saber antes de marcar férias no país? Contamos oito informações bastante relevantes para quem pretende viajar para a Rússia neste artigo, confira:

1. Não existem voos diretos partindo do Brasil

Quem sai do Brasil, precisa fazer uma conexão antes de chegar à Rússia. Uma opção é fazer uma parada em uma capital europeia, como Lisboa ou Paris, e aproveitar alguns dias no local antes de seguir viagem.

2. Turistas brasileiros não precisam de visto para viajar para a Rússia

Uma etapa muito importante no planejamento de uma viagem é saber que documentos são necessários para chegar ao destino. Um acordo entre Brasil e Rússia dispensou o visto para viagens de turismo que durem 90 dias ou menos para cidadãos destes países.

Também não são exigidas vacinas. Mas é importante que o passaporte esteja em bom estado, sem rasgos em nenhuma das folhas. Além disso, o documento deve ter validade igual ou superior a seis meses a partir da data de saída da Rússia.

Outro ponto importante é em relação ao formulário que deve ser preenchido durante a imigração. São duas vias: uma fica com eles e outra com o turista. É muito importante guardar este documento com cuidado, porque, além de ser necessário apresentar este formulário para sair da Rússia, ele pode ser solicitado em alguns momentos da viagem (durante o check in no hotel, por exemplo).

3. Do inverno ao verão: a Rússia sempre tem algo a oferecer

Outra informação importante para quem planeja viajar para a Rússia, é em relação ao clima encontrado no país. Sabe-se que o inverno pode ser bem rigoroso, mas que esta também é uma estação que deixa as paisagens russas ainda mais românticas e charmosas.

Mas se você prefere um clima mais ameno, o verão pode ser uma época mais adequada para marcar o seu passeio pelo país. Veja o que esperar do clima nas diferentes estações do ano:

inverno-na-russia

Outono – Esta é uma estação fortemente marcada pelas folhas amarelas caindo das árvores nas ruas russas. O frio começa a chegar, mas em alguns dias os termômetros ainda podem marcar 19°, 20°C. Na maioria das cidades russas, não neva durante o outono.

Inverno – Em novembro e dezembro, a neve começa a cair, as temperaturas podem chegar a -20°C e o sol se põe antes das 17h. Se quiser viajar para a Rússia durante o inverno, prefira estes meses, porque de janeiro a março o frio e a neve são ainda mais intensos – o que dificulta os passeios pelo país.

quando-viajar-pra-russia

Primavera – Na primavera, a temperatura começa a subir e a neve a derreter. Isso faz com que as ruas do país fiquem um pouco molhadas no mês de março, mas em abril já é possível aproveitar uma paisagem primaveril, com grama verde e árvores floridas.

Verão – Mesmo nas regiões russas em que as temperaturas ficam mais altas, o calor não é constante durante todos os meses da estação. Durante o verão, existem dias de calor, que podem chegar a marcar 35°C, e dias de frio. Portanto, mesmo se estiver planejando viajar para a Rússia na época mais quente do ano, leve pelo menos um casaco na mala.

Também é importante saber que esta é a alta temporada do turismo russo: as ruas ficam mais movimentadas, assim como os hotéis, restaurantes e atrações turísticas.

4. Na Rússia, quase ninguém fala inglês

Se viajar por países como França e Alemanha sabendo somente inglês é suficiente, porque muita gente fala o idioma, na Rússia não se pode dizer o mesmo. Lá, quase ninguém fala a língua inglesa, mesmo nas cidades mais turísticas. Nem motoristas de táxi, nem garçons.

S e você não fala Russo e quer se aventurar sozinho por este país, se prepare para gastar bastante sola de sapato, ser bom de mímica e ter paciência para tentar se comunicar com alguém que não fala o mesmo idioma que você.

Para aqueles que estão acostumados a viajar pelo mundo creio que conseguem tirar de letra, mas se você é um viajante com menos experiência a dica é escolher um pacote de viagem para Rússia. Clicando no link verá algumas opções bem interessantes.

5. É sempre bom ter dinheiro na carteira, além dos cartões

Na Rússia, a moeda utilizada é o Rublo. Uma dica importante é ter sempre dinheiro em espécie na carteira, porque nem todos os lugares aceitam cartões de crédito ou de débito.

6. A gastronomia russa é rica em ingredientes e sabores

Para quem gosta de explorar a gastronomia do local que está visitando, a Rússia apresenta uma boa variedade de pratos tradicionais. A culinária mescla sabores do ocidente e do oriente e traz influencias de países próximos – especialmente daqueles que formavam a União Soviética.

o-que-comer-na-russia

Entre os pratos mais tradicionais, podemos citar a sopa borsch, feita a base de beterraba, com legumes e carne. Outro destaque da gastronomia do país é o pirozhki, uma espécie de pastel que pode ter diferentes recheios – como carne, repolho ou salmão.

Ah! Aproveite que vai viajar para a Rússia para experimentar  uma outra versão de uma receita bastante conhecida pelos brasileiros, mas que tem origem russa: o strogonoff. Um pouco diferente do encontrado em nosso país, lá o prato pode vir acompanhado de purê de batatas ou trigo grosso.

7. Existe um horário limite para comprar cerveja

Se você for viajar para a Rússia e for um apreciador de cerveja, vale a dica: bebidas alcoólicas não podem ser compradas depois de uma certa hora no país. Um fato interessante é que até pouco tempo, isso não fazia diferença na venda da cerveja, porque ela não era considerada uma bebida alcoólica por lá.

O cenário mudou em 2013, quando a bebida passou a ser considerada álcool. A partir de então, só é possível comprar cerveja em lojas que possuem autorização e entre 8h da manhã e 23h da noite (mas, atenção, este horário pode variar: em alguns estabelecimentos só é possível comprar a bebida até as 21 horas).

Ah! por falar em bebidas, mais uma curiosidade interessante para quem planeja viajar para a Rússia: você sabia que o líquido mais consumido no país é o chá?

8. Mais de 128 mil quilômetros de trilhos ligam as cidades russas

Uma excelente maneira de viajar pelo país é de trem. Confortáveis e rápidos, eles levam turistas da capital Moscou, com seus diversos museus, a São Petersburgo, cidade de incríveis jardins e imponentes palácios, em menos de 4 horas (se escolhido um trem expresso).

cidades-da-russia

Assim como em outros países europeus, na Rússia, as estações de trem também ficam bem localizadas, no centro das cidades, ao contrário dos aeroportos que costumam ficar mais afastados.

Já pensou em viajar para este país? Nós ajudamos você a chegar lá! Acesse nosso site e confira as opções de pacotes de viagem para Rússia!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso instagram @trainsandtours

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS