Avião, carro ou trem na França

Avião, carro ou trem na França

Uma viagem pela França é sempre uma ótima ideia. A gastronomia do país é uma das mais famosas do mundo, as suas cidades apresentam cenários encantadores tanto nas montanhas quanto no litoral, e as suas atrações turísticas incluem castelos, museus, catedrais, jardins e monumentos com séculos de história. Há um parque da Disney no país, praias de águas azuis, centros de cultura e compras que reúnem marcas de luxo e muito mais.

Em outras palavras, uma viagem pela França oferece inúmeras possibilidades. Fazer um roteiro por cidades como Paris, Nice e Lyon é, sem dúvidas, garantia de férias inesquecíveis.

Para quem decide viajar pelo país, há um ponto no planejamento que merece atenção especial: como se locomover na França. Ou seja, como ir de uma cidade a outra com facilidade, conforto e economia.

Existem três tipos de transporte principais: avião, carro e trem. Falamos um pouco mais sobre estas três opções, considerando as suas vantagens e desvantagens, abaixo. Acompanhe:

Qual é a melhor forma de se locomover na França

Avião

Existem voos diretos que vão do Brasil à França. Uma viagem de São Paulo à Paris, por exemplo, dura 11 horas. Mas e depois de chegar no país será que este é um bom meio para se locomover na França?

Viagens de avião na França

A principal vantagem de escolher este meio de transporte é o tempo de duração da viagem. Uma viagem de Paris para Nice, por exemplo, dura cerca de 1h25m. Para fins de comparação, esta mesma viagem feita de trem, na rota mais rápida, costuma durar 5h30m. Mas, se considerarmos a distância do centro de Paris para o aeroporto e a necessidade de se chegar com muito mais antecedência em viagens de avião, o tempo necessário para realizar a viagem é bem parecido nestes dois meios de transporte.

Também é preciso pensar nas bagagens. As regras de peso e tamanho costumam ser bem mais rígidas quando se escolhe o avião, ainda mais quando se trata de uma empresa low cost. Há ainda toda a burocracia e as filas envolvidas em viagens aéreas. Por fim, há o problema das distâncias entre os aeroportos e o centro das cidade, que costumam ser grandes e tomar um tempo valioso da viagem.

Por todas estas razões, o avião não costuma ser o meio de transporte mais recomendado em viagens pela França. É claro que isso muda se você realmente preferir viagens aéreas ou se encontrar boas promoções que ofereçam economia em relação a outros meios de locomoção.

Carro

Também há a possibilidade de alugar um carro para viajar na França. Em cidades grandes, no entanto, esta não é a melhor opção. Dirigir por lugares muito movimentados como Paris pode gerar dores de cabeça: é preciso tomar muito cuidado com placas e sinalização em língua estrangeira, além do tumulto do trânsito nos grandes centros, assim como a necessidade de se preocupar com estacionamento. A França conta com um excelente sistema de transporte público, que garante uma viagem bem tranquila indo de ônibus ou metrô de uma atração para outra.

Viagens de carro na França

Já em cidades menores pode ser uma boa ideia alugar um carro. Mas faça um bom planejamento: planeje por quais estradas pretende passar, considere pedágios e os postos de abastecimento. Uma dica valiosa para quem optar por viajar de carro é pegar as estradas secundárias, que apresentam paisagens mais bonitas para apreciar durante o trajeto e que vão tornar a viagem ainda mais especial.

Fique atento às desvantagens de escolher o carro como meio para se locomover na França:  além do aluguel do carro, é preciso considerar pedágios, taxas extras, combustível e outras despesas que podem encarecer a viagem. Além disso, o tempo para cruzar as cidades francesas de carro é maior do que quando se escolhe outras alternativas de transporte.

Trem

De maneira geral, esta é a forma mais prática de viajar pela Europa em trajetos que duram menos de seis horas. Os trens oferecem rapidez quando comparados ao carro, por exemplo, e mais conforto. Os vagões são espaçosos e existe a possibilidade de marcar o seu lugar em assentos com mesa e tomada para carregar o celular ou notebook. Também há um vagão restaurante que serve bebidas e comida, o que contribui para que a viagem entre uma cidade e outra seja ainda mais tranquila.

viagens de trem na França

Não há burocracia ou filas na hora de embarcar e não é preciso chegar com muita antecedência. Além disso, há a vantagem de que os trens levam os passageiros do centro de uma cidade ao centro de outra. Assim, se você chega em Paris de trem, por exemplo, não precisa fazer uma longa viagem do aeroporto até o seu hotel.

Vale dizer ainda que os trens apresentam mais variedades de horários durante o dia e que, a bordo deste transporte, também há a possibilidade de se aproveitar as charmosas paisagens francesas.

Principais rotas internacionais partindo de Paris

De Paris à Londres

Existem conexões que levam turistas da França para outros grandes centros europeus, como Londres. A viagem tem um pouco mais de duas horas de duração, é rápida, confortável e não tem tanta burocracia quanto uma viagem de avião.

Leia mais sobre como ir de Paris à Londres.

De Paris à Amsterdam

Partindo de trem de Paris, são necessárias um pouco mais de três horas para chegar ao centro de Amsterdam, na Holanda.

Leia mais sobre como ir de Paris à Amsterdam.

De Paris à Roma

Para Roma, há a possibilidade de pegar um trem noturno de Paris até Milão (cerca de 10 horas de viagem) e depois um trem de alta velocidade de Milão até Roma (3h30m de viagem). Aproveite para passar alguns dias em Milão, antes de embarcar no segundo trem.

Leia mais sobre como ir de Paris à Roma.

Está planejando uma viagem para conhecer as mais belas paisagens francesas? Conheça os pacotes e roteiros pela França oferecidos pela Trains and Tours. 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários:
  1. marcel

    gostaria de saber a questão de vistos e passaportes dos países vizinhos…. para cada país visitado de trem preciso de um visto?

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Oi Marcel!
      Se você for viajar para Europa, você ganha passe livre para viajar entre os países por 90 dias. Você recebe o visto assim que desembarca na Europa.
      Durante esses 90 dias você pode circular pelos vários países listados:

      Áustria;
      Bélgica;
      República Checa;
      Dinamarca;
      Estônia;
      Finlândia;
      França;
      Alemanha;
      Grécia;
      Hungria;
      Islândia;
      Itália;
      Letônia;
      Liechtenstein;
      Lituânia;
      Luxemburgo;
      Malta;
      Holanda;
      Noruega;
      Polônia;
      Portugal;
      Eslovênia;
      Eslováquia;
      Espanha;
      Suécia e Suíça.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS