Minha viagem de trem de Madrid a Barcelona

Minha viagem de trem de Madrid a Barcelona

Viajar de trem, além de ser mais confortável e prático, permite apreciar a paisagem ao longo do caminho e ter uma experiência de viagem mais completa. Este ano, a Karin, nossa parceira na Trains & Tours, viajou de Madrid até Barcelona de trem e agora compartilha dicas tanto para quem nunca viajou de trem na Europa quanto para quem também quer conhecer Madrid. Confira!

Minha viagem de trem de Madrid a Barcelona

Em Novembro de 2016 fiz uma viagem para Espanha para conhecer Madrid e Barcelona.

Logo que cheguei na Europa fiquei três dias em Madrid para conhecer um pouco da cidade e suas principais atrações turísticas. Como Madrid é uma cidade bastante plana, fiz praticamente tudo a pé e, em dois dias, consegui ver muita coisa. Quem tem menos tempo para conhecer a capital espanhola pode comprar o tour de ônibus (sightseeing) que passa por todos os principais pontos turísticos e permite ver a cidade de forma mais rápida.

Madrid é uma cidade imensa com muitas atrações de todos os tipos, mas é especial para quem gosta de cultura, história e gastronomia. No meu tempo na cidade consegui visitar algumas das principais atrações, tais quais:

  • A Plaza Mayor
  • O Museu do Prado
  • O Templo de Debod
  • O Palácio Real
  • A Gran Via
  • A Porta do Sol
  • O Mercado de San Miguel
  • A Praça Espanha
  • A Caixa Forum Madrid
  • O Museu Reina Sofia
  • A Porta de Alcalá
  • Os Jardins do Parque Retiro

 

Minha viagem de trem de Madrid a Barcelona

Os jardins do Parque del Retiro

Avião ou trem de Madrid a Barcelona?

Depois de Madrid, fui a Barcelona, mas levei certo tempo para decidir qual seria a melhor opção para chegar lá. Adoro viajar de avião, porém acho muito chato o processo de ir para o aeroporto, fazer check-in, despachar a mala, esperar o embarque, etc. Já a viagem de carro ou de ônibus seria muito longa: cerca de 8 horas. Por isso optei por ir de trem, uma vez que a duração da viagem é de aproximadamente 3 horas, praticamente o mesmo tempo que levaria se tivesse ido de avião com todo o trâmite de transfer, embarque e desembarque.

Um detalhe que influenciou a minha escolha foi o fato de que, de trem, você sai do centro da cidade e chega também no centro, sem precisar se preocupar com transporte do aeroporto para a cidade e vice-versa.  A grande maioria dos aeroportos fica afastada do centro e geralmente se gasta bastante tempo para chegar lá. E considerando que o aeroporto de Madrid é um dos maiores da Europa, acabaria perdendo bastante tempo nesse deslocamento.

Minha viagem de trem de Madrid a Barcelona

Foto do interior da estação Atocha

Quanto custa a passagem de trem?

Comprei a minha passagem de trem com bastante antecedência (três meses), e com isto consegui uma tarifa promocional por um preço atrativo. Paguei €48,65 + taxas e, por ser uma tarifa promocional comprada com bastante antecedência, não tinha direito à reembolso.

Pegando o trem em Madrid

Em Madrid, a estação Atocha por si só já vale a visita. Um jardim tropical com muitas plantas e árvores e até um pequeno lago com tartarugas enfeitam o local como se fosse um oásis no meio ao agito da cidade. O local é ideal para curtir alguns momentos de tranquilidade ou tomar um café antes de embarcar. Além disso, a estação de Atocha possui um grande número de lojas, restaurantes e cafés e também é uma opção para compras de última hora ou algum souvenir.

Minha viagem de trem de Madrid a Barcelona

 

Minhas dicas para viajar de trem na Europa

1 – Antes do embarque

De maneira geral, quando se viaja de trem pela Europa não é necessário chegar na estação com uma muita antecedência. Porém, em Madrid a dica é chegar com cerca de 30 minutos antes para passar as bagagens pelo controle de raios-X.  No dia em que viajei, a fila estava relativamente grande e cheguei a pensar que deveria ter chegado antes, mas mesmo com fila esperei em torno de 15 minutos para passar pelo controle.

2 – Encontrando o vagão

No bilhete de trem consta o número do vagão e da poltrona reservada e, no caso de não conseguir localizar o vagão, os funcionários que ficam na plataforma podem ajudar. Mas não há porque se preocupar: é bem fácil achar o vagão certo, pois todos eles estão bem identificados e há bastante sinalização na estação.

3 – Bagagem

O ideal é não viajar com muita bagagem, uma vez que não existem carregadores de malas: você tem que levar a sua própria bagagem e subir e descer do trem com ela. Entre os vagões existe um espaço específico para você deixar a mala, em geral para malas maiores, pois se você tiver apenas uma mala pequena poderá acomodá-la no bagageiro sobre o seu assento.

4 – A bordo do trem

Viajei sozinha e no vagão a disposição dos assentos era a seguinte: de um lado, dois assentos juntos e do outro lado apenas um assento. O espaço para circulação era bom e durante a viagem a equipe de bordo passava regularmente vendendo bebidas e lanchinhos. Se preferir você também tem a opção de comprar outras bebidas, lanches rápidos, salgadinhos e chocolates no vagão restaurante do trem.

Minha viagem de trem de Madrid a Barcelona

 

5 – Tempo de viagem

As três horas de viagem passaram muito rápido. Para você ter uma ideia, em alguns trechos o trem chega a atingir 300km/h. Raramente os trens fazem viagens diretas sem paradas e, durante o trajeto, fizemos 3 paradas muito rápidas de aproximadamente dois minutos, somente para o embarque e desembarque de passageiros.

Meu trem chegou pontualmente em Barcelona na estação BARCELONA SANTS e nesse momento tive certeza de que fiz a escolha certa. Viajei com muito conforto, apreciando a paisagem e na chegada já estava no centro da cidade.

Se você quer viajar de trem pela Europa pode comprar seus bilhetes diretamente no site da Trains & Tours Lufthansa City Center. E se precisar de ajuda é só entrar em contato com a gente para tirar suas dúvidas e planejar sua viagem com todo o conforto!

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

29 Comentários:
  1. William e luciana

    Bom dia!
    Eu e minha esposa estamos indo pra europa dia 25 de dez (lisboa) e voltando dia 26 de janeiro (roma).
    Estava peensando em fazer um trajeto de trem minhas dúvidas:
    1. É melhor ir de lisboa ou porto para madri?
    2. Só posso comprar as passagens a partir de agosto?
    3. De Barcelona melhor ir de avião ou trem até paris?

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia William,

      Como vai?

      Segue abaixo as respostas das suas perguntas:

      1. Não tem muita diferença de preço e tempo de viagem, mas saindo de Porto em direção a Madrid, a duração da viagem será menor. Ambos os trajetos são feitos em trens noturnos. Eu já fiz esta viagem saindo de Lisboa para Madri, veja só o post de minha viagem: https://lufthansacc.com/blog/minha-viagem-de-trem-de-lisboa-a-madri/

      2. Geralmente as viagens de trem na Europa costumam abrir com 2 a 3 meses de antecedência da data de sua viagem, mas existe algumas exceções. Para ver se o trecho que procura já esta disponível na data desejada, acesse: http://trem.lufthansacc.com

      3. Vai depender muito da data da viagem. Neste caso sugiro fazer uma pesquisa e comparar valores. Se pesquisar com 2 a 3 meses de antecedência da data de sua viagem provavelmente o trem saíra mais em conta.

      Espero ter ajudado com suas dúvidas.

      E caso precise de uma cotação sem compromisso, entre em contato através de nosso fale conosco http://ww3.lufthansacc.com/trens-fale-conosco ou pelo (11) 4878-1085.

      Abraços,
      Fernando Rodrigues
      Gerente de Marketing
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  2. Luiz Antonio Brisqui

    Boa Noite.
    Estou progra mando uma viagem para a Espanha e Portugal em abril/18. pretendo viajar internamente nos dois paises de trem. Por isso gostaria se possivel algumas dicas. 1) de Madri vou a Barcelona. Voltarei para Madri e irei para Cordoba, Sevilha e Granada. 2) Voltarei para Madri e irei pa Segovia, Salamanca e Toledo. Apos irei para Portugal. Nao sei se primeiro para o Porto ou Lisboa. (por favor uma dica). Em Portugal pretendo visitar algumas cidades usando trem. Se possivel favor me informarem quais as rotas de trem em Portugal. Aguardo.

  3. Jorge Jabor Junior

    Olá Karin, obrigado pela sua importante reportagem sobre esta viajem; como iremos sair de Madri e pretendemos voltar a Madri, gostaria de saber se você sabe onde podemos deixar a bagagem adicional em Madri. Por acaso na estacação de trem existe um depósito para alugar? obrigado
    Jorge Jabor

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Boa tarde Jorge,

      Tanto na estação de Atocha quanto na estação Chamartín há depósito de bagagem e é possível deixar as malas lá.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  4. Rayana

    Olá, bom dia!

    Obrigada pelas dicas.

    O site que você indica para a compra de passagens de trem entre Madri e Barcelona (Bate e Volta) seria o lufthansacc ?

    Mesmo sendo bate e volta, compensa mais ir de trem?

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Rayana,

      Sim o nosso site para compras de trem na Europa é http://trem.lufthansacc.com/

      É possível fazer bate e volta de trem Madri / Barcelona, porém não recomendo pois ficará pouco tempo em Barcelona. O ideal é ficar pelo menos dois dias em Barcelona para que você possa conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

      Além dos trens, também montamos pacotes de viagem sob medida. Caso tenha interesse entre em contato conosco através do link: http://ww3.lufthansacc.com/excursoes-fale-conosco ou ligue no (11) 4878-1085.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  5. Danielle

    Bom dia!
    Vi que de Madri você saiu de estação de Atocha, gostaria de saber o nome da estação em Barcelona para procurar hotéis próximos.
    Obrigada!

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Danielle,

      O trem sai da estação PUERTA DE ATOCHA em Madri e chega na estação BARCELONA SANTS em Barcelona. Caso queira pesquisar passagens de trem na Europa e pagar em 3X Sem Juros no cartão, acesse: http://trem.lufthansacc.com

      Somos uma agência de viagens e trabalhamos também com hotelaria e passeios na Europa. Se tiver interesse em fazer uma cotação conosco sem compromisso, envie um email com a sua solicitação para relacionamento@lufthansacc.com

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      https://www.lufthansacc.com

  6. renildo

    preciso de informacoes de compra de bilhete para trem estou indo a madri e barcelona em novembro e tambem monaco veneza roma e paris como faço para comprar passagens de trem pra esse lugares

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Renildo,

      Somos uma agência de viagens especializadas em Trens na Europa.

      Vou encaminhar sua solicitação para um de nossos consultores que fará contato por e-mail com você ou se preferir pode falar diretamente conosco através do (11) 4878-1085.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      https://www.lufthansacc.com

  7. Vera

    Viajaremos , 2 pessoas , de Madrid a Barcelona, dia 03/01/19. Queremos saber valor, com lugares marcados. One Way.

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Vera,

      Os trechos de trem na Espanha costumam abrir para compra geralmente com 3 meses de antecedência da data da viagem.

      Como irá viajar somente no início de Janeiro de 2019, acredito que na primeira semana de Setembro de 2018 já será possível te enviar um cotação com os valores das passagens.

      De qualquer forma uma de nossas consultoras, entrará em contato com você em breve para te passar mais instruções.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  8. Eliane

    Boa noite!
    Como vcs ficaram na dúvida se iam de trem ou de avião eu também estou com a mesma dúvida. Chego em Madri e vou direto para Barcelona, só que ainda não sei o que compensa mais. Já pesquisei os preços de passagem de ambas opções, de avião ficaria 50 euros mais barata só que tem o transporte do aeroporto ao centro de Barcelona, não sei se nos final das contas gastaria o mesmo valor.
    Estou aqui sem saber o que fazer. Se puderam me dar uma luz, ficaria agradecida.

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Eliane,

      Recomendamos fazer o trecho de trem de Madri a Barcelona, primeiro porque você evita toda aquela burocracia dos aeroportos e segundo porque indo de trem você já estará próximo ao centro de Barcelona. Além disso, a viagem de trem é mais confortável e você pode admirar as paisagens.

      Os trechos de trem na Espanha costumam abrir para compra geralmente com 2 a 3 meses de antecedência da data da viagem.

      O nosso site para compras de trem na Europa é http://trem.lufthansacc.com/ . Lá você pode parcelar em até 3X Sem Juros e pagar em Reais no câmbio do dia.

      Esperamos que estas informações te ajude.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  9. Daniel Rinaldi

    Bom dia! Comprei os bilhetes pela internet, imprimi. No dia, só apresentar a folha impressa? É preciso trocar por tickets?

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Boa tarde Daniel,

      Se o bilhete de Madri a Barcelona foi comprado em nosso portal https://trem.lufthansacc.com/ ele já é o original para embarque. Basta imprimir e levar junto o seu passaporte.

      Abraços e tenha uma excelente viagem!

      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  10. Rodolfo Portela

    EXCELENTE AS DICAS; simples e objetiva. grande utilidade!

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Rodolfo,

      Agradecemos pelo elogio. Precisando de nossos serviços, estamos à disposição!

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  11. Andreza

    Boa tarde, esse trajeto de Madrid para Barcelona tem algum limite de peso de mala? Posso levar uma mala grande (23kg) e uma de mão pequena (8kg)?

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Boa tarde Andreza,

      Pode viajar neste trecho tranquilamente com uma mala grande de 23kg e uma pequena de 8kg.

      Caso precise de uma cotação sem compromisso, entre em contato conosco!

      Abraços,
      Sua Equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  12. Marina

    Oi, tudo bem?
    Eu e meu namorado iremos viajar de Madrid para Barcelona no dia 10/07, e gostaríamos de já desembarcar no Aeroporto de Barcelona. Você sabe se isto é possível? Ou qual é o melhor caminho/estação para descermos. Muito obrigada

    • Marina

      ah, e também queríamos já comprar as passagens mas não estou conseguindo em lugar nenhum, diz que é muito cedo para comprar

      • Trains & Tours Lufthansa City Center

        Olá,

        Correto, como vocês só viajarão em Julho/2019 a passagem ainda não está disponível para compra. Geralmente abre para compra com 3 meses de antecedência da data de sua viagem.

        Como irá realizar esta viagem em 10/07/2019, sugiro pesquisar em nosso site https://trem.lufthansacc.com/ a partir de 15/04/2019 para verificar se já esta aberto para compra. (parcelamos em 3 vezes sem juros).

        Abraços,
        Sua Equipe,
        Trains & Tours Lufthansa City Center
        (11) 4878-1085
        relacionamento@lufthansacc.com

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Marina,

      Tudo ótimo e vc?

      Viajando de trem de Madri a Barcelona vocês chegarão na estação de trem Barcelona Sants e próximo a esta estação existe um ponto de ônibus, onde poderão embarcar com destino ao aeroporto de Barcelona.

      Abraços,
      Sua Equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      relacionamento@lufthansacc.com

  13. Hildenberg Mendonça

    Valeu pelas dicas.
    Visitarei Londres, Paris e Madrid em Julho de 2020 com a Esposa e Filha.

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Hildenberg,

      Que ótimo!!! Caso precise da ajuda de nossos consultores de viagens para motar um roteiro bem bacana e de acordo com suas necessidades, conte conosco!

      Abraços,
      Sua Equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      relacionamento@lufthansacc.com

  14. ANGELO VICENTE

    ACHEI MUITO INTERESSANTE… ESTOU PROGRAMANDO VIAGEM PARA ESPANHA NO FINAL DE MARÇO.; DESEMBARCANDO DE NAVIO EM VALENCIA. E DAÍ ; PARA BARCELONA, SARAGOÇA E MADRI DE TREM.

    • Lufthansa City Center

      Bom dia Angelo,

      Que legal! Caso precise da ajuda de nossos consultores de viagens para motar um roteiro bem bacana e de acordo com suas necessidades, conte conosco! Somos especialistas em viagens de trem pela Europa!

      Abraços,
      Sua Equipe,
      Lufthansa City Center TT Operadora
      relacionamento@lufthansacc.com

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS