Minha viagem de trem por Provence na França

Minha viagem de trem por Provence na França

Sou Pablo Bernhard, um apaixonado por trens e Diretor da TT Operadora. Vou compartilhar com você cada detalhe da minha experiência com o trem de Provence, no sul da França. É um roteiro maravilhoso, com belas paisagens e boa gastronomia.

A região conhecida como Provence abrange Provence, Alpes e Cotê d´Azur. Aqui irei deixar dicas sobre restaurantes, hotéis e logística, na esperança de te ajudar a planejar melhor sua viagem!

Trem de Provence ou Train de Pignes

Começando com um pouquinho de História, o trem de Provence também é conhecido como Train Pignes (pinhas). Esse nome vem de uma lenda interessante: um dia os maquinistas tinham pouco carvão para fazer a locomotiva funcionar, então apanharam pinhas nas bordas da ferrovia para servir de combustível. Outros acreditam que o nome vem de sua lentidão, que permitia aos passageiros descer e voltar após terem apanhado pinhas ao longo da linha.

Atualmente, a linha é abastecida por motores a diesel. Este trem é essencial para a vida nas pequenas aldeias que serve e, no verão, ele oferece aos turistas a oportunidade para um passeio excelente, com vista para as palmeiras da Cotê d’Azur, os pinheiros e as castanheiras da montanha. A seguir vou contar sobre esse passeio com mais detalhes.

O roteiro do trem de Provence

O trem de Provence liga a cidade de Nice com a vila alpina de Digne-les Bains. São 151 km serpenteando por lugares maravilhosos que permitem desfrutar da verdadeira paisagem provençal.

Em minha opinião é uma das mais esplêndidas viagens de trem pela França, percorrendo a parte sul dos Alpes, da costa do Mediterrâneo.

Train Pignes

Train Pignes

Eu já tinha ouvido falar desta viagem, mas nunca pensei que ela realmente iria me transportar a outra época, revelando as belezas da Provence longe do barulho, do tumulto e do charme da Cotê d´Azur tão conhecida pelos brasileiros. É na Provence de cima, onde o tempo parece ter parado, que se encontram cidades amuralhadas junto com paisagens rurais e naturais muito interessantes, e foi por esse caminho que trilhei a viagem.

Esta linha é a única que restou de uma rede secundária de ferrovias que até os anos 50 funcionavam em toda a região. O turismo e o fato de ter ligação direta com Nice foi a principal razão para não ter sido fechada pelo governo francês, como aconteceu com tantas outras.

Minha recomendações sobre Nice

Para os que já estão em Nice, minha recomendação é a de fazer um roteiro de pelo menos dois dias, pernoitando em Digne les Bains e completando o circuito pelos trilhos da SNCF via Manosque, Marseille, Antibes e Nice. É possível viajar de ônibus desde Digne até Manosque.  Para isto recomendo levar uma mochila pequena, apenas com o necessário para um fim de semana. Para quem não dispõe de muito tempo, recomendo uma excursão de um dia pelo primeiro trem, com paradas em algumas cidades para almoçar ou caminhar pelos burgos (cidades comerciais que se desenvolveram fora das muralhas) e voltar no último trem da tarde. O trajeto Nice-Digne tem duração de 3h30min.

Atenção! A cidade de Nice conta com duas estações de trem: a conhecida “Gare de Nice-Ville”, lugar de partida e chegada dos todos os trens da SNCF, incluindo os TGV (trem francês de alta velocidade), e a “Gare du Sud”, dos caminhos de Ferro de Provence.

gare de nice ville

Estação Gare de Nice Ville

gare du sud

Estação Gare du Sud em Nice

Começando a aventura em Provence

Neste percurso passei por 25 pontes e 28 estações, sendo as principais: Colomars, Plan du Var, Puget Therniers, Entrevaux e Annot. Não recomendo realizar a viagem de segunda-feira, pois a maioria dos comércios e restaurantes estão fechados.

Na primeira meia hora após sair de Nice, o trem atravessou a parte norte da cidade, para depois beirar o rio Var com seus pequenos vilarejos que parecem brotar desde as montanhas, como Gattiéres, Carros, La Roquette, Le Broc e Brosson. Em seguida o rio foi se estreitando até passar por um túnel onde o trilho e a estrada sobrepõem-se por falta de espaço.

Mais túneis, mais gargantas e a paisagem começou a se abrir, deixando para trás outros povoados medievais. Em Malaussenne, pude ver facilmente as camadas de rochedo contorcidas, e um pouco mais adiante o trem passou pela pitoresca aldeia de Villars-sur-Var. Mais adiante, o rio ao meu lado ficou mais rápido à medida que o espaço foi se estreitando.  Após duas horas de viagem cheguei em Puget-Therniers, belíssimo vilarejo dominado por um castelo em ruínas. Depois de percorrer 40 quilômetros cheguei à cidade de Entreveaux. Esta velha cidade-fortaleza merece ser visitada, e ainda possui ótimos restaurantes a preços módicos fora da muralha.

Paisagens memoráveis

Saindo da estação e após alguns túneis teve início uma verdadeira subida, deixando o rio Var. Através de belos viadutos com arcos e cornijas rochosas cheguei a Annot, a quase 800 metros de altura.  Após esta cidade, cheguei ao grande viaduto e ao incrível túnel helicoidal, onde se alcança a maior altura da linha (1077 m). Passado o túnel, comecei a descer escutando o chiado dos freios até St. André-les-Alpes, de onde pude ver o Lago de Castillon.  Em seguida, mais túneis e pontes até Barreme e a estação final de Digne-les-Bains.

Trem des-pignes

O encanto da cidade de Digne

A fama de Digne se deve a suas águas minerais terapêuticas, e esta cidadezinha é bem atraente para uma pausa ou pernoite para completar o roteiro de dois dias desde Nice, como o que fiz. Ela é famosa por sua lavanda, pelo mel maravilhoso e pelas frutas frescas trazidas dos sopés dos Alpes da Alta Provence, que circundam a cidade. No centro da cidade localiza-se a Grande Fonte, embranquecida com depósitos de cálcio.

dignes les bains

Dignes les bains

A estação não fica longe do centro antigo da cidade, apenas cinco minutos a pé.  Recomendo os seguintes hotéis: Hotel Central na rua principal ou Hotel Le Grand Paris.  Ambos estão localizados praticamente no centro antigo da cidade.

Seguindo viagem

Para continuar com mais um dia de viagem pela Provence, a dica é pegar o ônibus 26 até a estação Manosque da SNCF, para então pegar o trem TER (regional) com destino a Marseille via Aix en Provence, Toulon, Cannes e Nice. Este mesmo ônibus leva também até a estação Aix en Provence, do TGV. Falarei mais sobre isso na continuação desse artigo, onde irei terminar meu relato com mais dicas para você.

Para aqueles que estão gostando de minha aventura, segue uma sugestão de pacote de viagem para Provence.

Veja a continuação de minha viagem pela região de Provence.

Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário para que eu possa ajudá-lo!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários:
  1. Fátima Caldas

    Achei muito interessante. Queria saber tem como ir a Roussillon de Nice, me parece que não . Será que tem ônibus partindo para Roussillon de qual lugar? Agradecida Fátima

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Oi Fátima,

      Se você estiver procurando trem da cidade de Le Péage-de-Roussillon até Nice, temos o trecho com duração de +/- 6h a 7h com conexão. Você pode consultar diretamente em nosso site http://trem.lufthansacc.com/

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center

  2. Mi

    Bom dia. Estarei em Aix-en-Provence em 26 e 27 de julho e tenho até 3/8 para viajar pelo sul da França. Você indica algum roteiro? Obrigada e parabéns pelo trabalho!

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Mi,

      Agradecemos pela confiança.

      Um de nosso consultores de viagem entrará em contato com você em breve para lhe oferecer algumas opções de roteiro para esta região.

      Espero que goste de nosso atendimento.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      https://www.lufthansacc.com

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS