Nossa Viagem pelo Grande Expresso Transiberiano – Moscou

Nossa Viagem pelo Grande Expresso Transiberiano – Moscou

O último café da manha no Grande Expresso Transiberiano é o ponto de partida do texto final que conta a história de nossa consultora Carol Pereira pela espetacular viagem de Pequim a Moscou. O destino final chegou! As despedidas dos amigos feitos no trem parecem despedidas de familiares. 15 dias se passaram como se fossem 30, ou mais…

Moscou recebe seus turistas com muito vento frio, típico da Rússia. Enquanto as malas seguem para o hotel, Carol segue para o Kremlin de Moscou. No caminho, as costas da Catedral de São Basílio, menor do que imaginamos ao ver as fotos, mas com cores mais belas. O dia segue com visita a Praça Vermelha, caminhadas por algumas ruas, almoço em restaurante típico (como uma taberna antiga), Catedral do Cristo Salvador, Teatro Bolshoi, o Shopping Gum, entre outros! Moscou tem muito a oferecer e alguns que já partirão no dia seguinte lamentam não ter reservado um dia mais pela cidade.

a

O jantar no dia é servido cedo, 18h, pois a noite reserva um show de Kostroma, um ballet nacional renomado. O show é lindo e funciona muito bem na viagem, uma vez que retrata por meio de dança, música e figurinos tudo o que se desde a Mongólia até Moscou.

O segundo dia na cidade é dedicado a passeios com uma guia local, usando o famoso metrô da cidade. Ele é realmente muito bonito e funcional, imenso e com estações profundas demais, além de ser um “museu urbano”: As pinturas, os mosaicos, cada um dizem alguma coisa e mostram a história da Rússia ou da cidade, não é estranho ficar parado no meio de muitos que estão com pressa para ver e ficar contemplando essas figuras todas de Lenin, de trabalhadores, camponeses, crianças etc.

b

O passeio vai desde o Mosteiro e Cemitério de Novodevichy até a beira do “Lago dos Cisnes” (que hoje só tem patos). Depois de dias de viagem, é o primeiro momento onde não há preocupação com horário. Diferente do trem, o hotel não tem hora para partir!  As refeições do dia são feitas shopping Gum, com opções de refeições self services (muitas opções com preços acessíveis!). O shopping é lindo e apresenta várias vantagens na sua visita: arquitetura deslumbrante, supermercado opções de chocolates e biscoitos a um ótimo preço e também para as meninas e mulheres uma loja da Acessorize muito grande e com opções de roupas, decorações e bijuterias para crianças e adultos!  Pela tarde as visitas seguem pelo Jardim de Alexandre, Central House of Artist e a Catedral do Arcanjo Gabriel (extremamente linda! Não deixe de visitar).  A noite também reserva mais passeios pelos prédios próximos e mais compras de guloseimas.

c

 

O terceiro dia em Moscou é escolhido para um passeio na grande Avenida Tverskaya, onde encontram-se muitos hotéis, lojas renomadas, lojas russas, restaurantes, livrarias, barraquinhas pequeninas com biscoitos, pães e geleias ou mais lembrancinhas da cidade. O passeio lembra um pouco caminhadas pela Avenida Paulista, em São Paulo, pois podemos ver o dia-a-dia local. Muitas pessoas compram flores, vendedores de bancas de jornais que não entendem a língua não fazem muita questão de entender os turistas, crianças brincando e voltando das escolas, jovens em trajes modernos, etc: aqui os turistas estão ao meio da rotina comum.

O dia seguinte é o último da viagem. Nas últimas horas em Moscou a escolha de visita é o Palácio do Arsenal no Kremlin. O passeio é feito de metro com apenas o guia de acompanhante – vale muito a pena fazer um passeio assim, sem outros passageiros juntos, pois as ricas informações que se ganha com isso são realmente únicas para quem é curioso e gosta de fatos históricos. Entre as curiosidades, o guia conta como era atender turistas no tempo da União Soviética, como foi formada a grande fila do primeiro dia de operação do primeiro Mc Donald’s russo, de como era ruim se vestir igual aos demais, de como era bom ter tudo o que era necessário pra viver, etc, etc. É realmente muito rica a conversa com quem viveu em períodos tão distintos do país.

A visita ao Museu é realmente ótima e pode-se ver com calma os detalhes das vestimentas, das carruagens, objetos utilizados nas casas, livros decorados, os famosíssimo Ovos Fabergé (tudo isso com todos os detalhes históricos que somente um morador de Moscou sabe).

Se juntar a experiência de vida do guia, dos russos da Sibéria, dos trabalhadores que deram sua vida na construção da Transiberiana, dos Decembristas e dos Romanov e Czares, sem esquecer Lenin presente desde a Buryatia até Moscou nos afogamos em tanta informação, história, opiniões, conhecimentos…. É um aprendizado pra vida. A bagagem que voltou ao Brasil depois de tantos dias é cheia de histórias, experiências, sentimentos… Tentamos relatar um pouco do que Carol Pereira viveu na grande viagem, mas somente ela e quem visitou o Grande Expresso Transiberiano poderão sentir o que é, de fato, a “jornada de uma vida”.

 

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS