Um roteiro gastronômico entre Espanha e Portugal

Um roteiro gastronômico entre Espanha e Portugal

Com o perdão do trocadilho, a Península Ibérica é um verdadeiro prato cheio para quem não dispensa experiências gastronômicas diferentes durante suas viagens pelo mundo!

Afinal, alguns dos melhores restaurantes do mundo ficam na Espanha e poucos países são tão famosos por seus vinhos quanto Portugal. Que tal conferir um roteiro completo para aproveitar o melhor da região?

Roteiro gastronômico pela Península Ibérica

Barcelona

Barcelona é considerada uma das cidades mais vibrantes da Europa e, por isso, não pode ficar de fora de qualquer bom roteiro que passe pela Península Ibérica! Lá, prepare-se para pratos com ingredientes típicos da cozinha mediterrânea.

Dois pratos catalães tradicionais são o filé de anchova conservada em alho e vinagre e a berinjela grelhada com pimenta e cebola. Alguns outros ainda levam carne de porco, como o botifarra e o faves a la catalana.

Logroño

Pegue um trem em direção à Logroño, cidade que fica às margens do Rio Ebra, costuma ser uma das paradas dos peregrinos que rumam para Santiago de Compostela e é a capital da região vinícola mais importante da Espanha!

A Calle Laurel concentra dezenas de bares especializados em tapas, sendo que alguns estão entre os melhores do país. Iguarias locais que você também deve provar são o chorizo grelhado, os cogumelos selvagens e, é claro, o vinho tinto.

San Sebastian

Sabia que essa bela cidade do País Basco é ligeiramente viciada em comida? Prova disso é que ela é o lar de alguns dos melhores restaurantes do mundo, reconhecidos pelo Guia Michelin.

O País Basco criou sua própria versão das icônicas tapas, o txikiteo de pintos, que é preparado com ingredientes da região. Experimente-o com outro produto local, o txakoli, um vinho branco seco levemente gaseificado.

Picos de Europa

O Parque Nacional dos Picos de Europa é o segundo maior de toda a Espanha. Mesmo assim, não tem muito a ver com o que imaginamos do país, pois a paisagem tem um ar alpino.

Prepare-se para experimentar um prato clássico da região de Cantábria, o cocido lanbeniego, um ensopado de morcela, ombro de porco, chorizo e grão-de-bico. Como acompanhamento, pão e cidra.

Oviedo

A capital da Província das Astúrias tem ar medieval absolutamente encantador. Seus grandes atrativos em termos gastronômicos são o Mercado El Fontan, com boas peixarias, e a Calle de la Gascona, com excelentes restaurantes.

Quem quiser ter mais experiências gastronômicas pode expandir a viagem pela Península Ibérica para visitar cidades próximas como Gijón e Luanco. Basicamente, ambas são especializadas em frutos do mar.

Santiago de Compostela

A capital da comunidade autônoma da Galícia é famosa em todo o mundo. Acredita-se que a catedral local abriga o túmulo de São Tiago, o que inspira peregrinações por caminhos que partem de vários pontos do continente.

Aproveite que seus dias na Espanha estão quase chegando ao fim para visitar outro bar inteiramente dedicados a tapas. Também é interessante descobrir sabores locais na região do Mercado de Abastos.

Vigo

A última cidade antes de você seguir para Portugal pode ser acessada de trem. Vigo é uma cidade orgulhosa da sua história com o mar e, inclusive, está entre as principais produtoras de marisco da Europa.

Com a ajuda de uma balsa, você pode ir até o mercado da cidade, que é totalmente focado em frutos do mar. Aproveite essa oportunidade para buscar estabelecimentos que ofereçam pratos da culinária galega.

Porto

A cidade que se estende pelas margens do Rio Douro dispensa apresentações. Suas tavernas com ares medievais oferecem duas iguarias que os brasileiros já conhecem bem: bacalhau e vinho.

E por falar em vinho, vale a pena reservar um dia para explorar o Vale do Douro e conhecer as vinícolas que produzem alguns dos rótulos mais famosos do mundo. Tem degustação!

Lisboa

Uma viagem de trem de Porto a Lisboa dura em média menos de três horas. Na capital, uma boa pedida é flanar pelas ruas e parar em algum lugar que chame a atenção para saborear o icônico pastel de nata.

O Mercado da Ribeira conta com uma praça de alimentação diferente do que estamos acostumados. Por lá, chefes renomados oferecem diversos pratos típicos da culinária portuguesa lado a lado. Difícil escolher o que provar!

Évora

Nosso roteiro gastronômico pela Península Ibérica termina em Évora, cidade que foi considerada um Patrimônio da Humanidade pela Unesco e fica a menos de duas horas de Lisboa de trem.

A região do Alentejo é considerada a alma gastronômica de Portugal e reúne tudo o que o país é famoso por produzir, como vinhos, queijos, bacalhau, azeite e, como não poderia deixar de ser, sobremesas feitas à base de gema de ovo.

Embarque com a gente nessa deliciosa aventura pela Península Ibérica! Acesse o nosso site agora mesmo e confira nossos pacotes de viagem para Espanha e Portugal.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS