Página Inicial Destaque Viajando de trem na Europa com animais de estimação

Viajando de trem na Europa com animais de estimação

1
animal trem europa

Se você pertence ao grupo daqueles que não abrem mão de levar o animal de estimação nas viagens, vai encontrar dicas preciosas nesse artigo, principalmente com relação a viagens de trem na Europa. É preciso estar atento às burocracias e principalmente ao bem-estar do bichinho.

Saúde do seu bichinho

Ao decidir levar seu pet para uma viagem de trem, a primeira coisa a se fazer é levá-lo ao veterinário para um check-up, a fim de certificar-se de que o animal esteja em perfeitas condições de fazer viagens longas.

animal-viagem-trem

Estando tudo em ordem, é preciso conferir o que é necessário em termos de saúde e bem-estar, como vacinas, alimentos e remédios a se levar, além de dicas do que fazer em determinadas situações.

É preciso também que o profissional forneça uma declaração afirmando as boas condições de saúde do animal, bem como a carteira de vacinação atualizada.

Antes de partir

Estando tudo ok com seu pet, o próximo passo é checar com o Consulado do país ou países a serem visitados quais as regras para entrada portando animais de estimação, e qual a documentação exigida. Alguns países europeus exigem, por exemplo, o chip de identificação.

O mesmo procedimento deve ser tomado com relação à companhia aérea, pois cada uma tem regras diferentes para transporte, e a maioria exige reserva antecipada.

Além disso, é preciso emitir o Certificado Zoossanitário Internacional em uma das unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional.

Especificações de cada trem

Com tudo resolvido, só resta checar as regras do trem ou dos trens em que você pretende embarcar com seu bichinho. Vamos falar aqui um pouco sobre a política de alguns dos principais trens da Europa que aceitam animais de estimação:

Trenitalia

Nos trens da Trenitalia cada passageiro pode embarcar com um animal de estimação. O transporte é gratuito para os de pequeno porte; para os maiores, é necessário comprar um bilhete especial. Em ambos os casos o pet não pode ocupar o lugar de um passageiro.

TGV

O trem TGV parte da França com destino a diversos destinos na Europa. Nele também é permitido o transporte de animais de estimação mediante a compra de uma passagem para eles. Para os que pesam menos de 6kg são 7 euros, para os de grande porte o valor é metade da passagem de segunda classe. Cada passageiro pode levar até dois pets.

trem-tgv-frança

Saiba mais sobre o trem TGV na França

Trem Paris-Moscou

Nesse trem é permitido no máximo um bicho de estimação por passageiro. O transporte é gratuito nos trens noturnos, basta reservar a cabine inteira.

Trem ICE

O trem alemão Inter City Express permite o transporte gratuito para animais de pequeno porte. Para os animais maiores é cobrado metade do valor da passagem. Independente do tamanho é exigido o uso de coleira e focinheira.

trem-ice-alemanha

Saiba mais sobre o trem ICE na Alemanha

Elipsos

O Elipsos faz o trecho Barcelona-Paris e também aceita animais de estimação nos trens noturnos, mediante a reserva de toda a cabine.

Thalys

O Thalys percorre Inglaterra, Bélgica, Holanda, França e Alemanha e oferece transporte gratuito para animais de pequeno porte. Os de grande porte podem ser transportados com a compra de uma passagem especial no valor de 30 euros. Os trechos com destino a Londres só permitem cães-guia.

trem-thalys-alta-velocidade

Saiba mais sobre o trem Thalys na Europa

No Thalys, independente do tamanho de seu bichinho é exigido o uso de focinheira, e a caixa para transporte para os animais menores deve medir especificamente 55x30x30 cm.

Pesquisar Trens na Europa

Regras gerais

Algumas regras aplicam-se a todas as companhias ferroviárias:
– cães-guia podem ser transportados gratuitamente;
– todas as companhias exigem caixas especiais de transporte; consulte os tamanhos exigidos por cada uma, mas em geral são aceitas as caixas de fibra com um tamanho que permita uma movimentação de 360 graus. As caixas também devem ter espaço para água e alimento, além de estarem forradas com um material que absorva fezes e urina;
– todos os animais de grande porte devem utilizar coleiras e focinheiras. De qualquer forma, independente do tamanho, recomendamos sempre levar os animais na coleira durante a viagem a fim de evitar contratempos.

train-pet

Agora é só embarcar o seu bichinho e ter uma excelente viagem!

O que achou do post? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui que teremos o prazer em lhe ajudar.

1 COMENTÁRIO

  1. Viajar com cachorros de trem pela Europa foi algo bem mais facil do que eu esperava – ja que a maior parte da UE tem fronteiras livres e ninguem checou nenhum dos seus documentos. O fato dos dois serem adestrados ajudou bastante, mas mesmo assim, dentro do trem logo, apos o embarque, eles ficaram bem estressados.

Deixe uma Resposta