Nesta viagem, os turistas descobrem os segredos da fabricação do “ouro negro” e se esbaldam na degustação de chocolates. Desde os anos 70s, mais de um milhão de pessoas já fizeram o passeio.
Queijos e chocolates sempre foram a marca registrada da Suíça. Agora, imagine aliar estas duas delícias a uma das mais belas rotas ferroviárias do país, a Montreux-Oberland-Bernois Railway (MOB). O resultado é o fantástico Trem do Chocolate, que o trecho entre Montreux e Broc para o deleite dos chocólatras de paladar seleto. O passeio consiste em uma seqüência de irrecusáveis atentados à gula.
Itinerário e Duração do Passeio
Percurso: Montreux – Broc – Gruyères e retorno
Duração: 9 horas
Saídas do Chocolate Train:
Maio, junho, setembro: funciona todas as terças e quintas-feiras.
De 1 de julho a 31 de agosto, opera diariamente
Programação prevista do passeio:
08h44: Partida de Montreux com destino a Montbovon – café e pãozinho de chocolate a bordo do trem
09h27: Chegada a Montbovon – transfer da estação de trem ao ônibus que te levará a Gruyere
09h40: Transfer de ônibus até Gruyere
10h05: Chegada a Gruyere e visita a fábrica de queijos – La Maison du Gruyere
11h05: Encontro com guia em frente à fábrica para ir de ônibus até a vila medieval de Gruyere
11h15: Chegada a Vila de Gruyere. Tempo livre por lá – você pode visitar Museu HR e Castelo de Gruyere (incluso com Swiss Pass) e aproveitar para degustar um autêntico Fondue de Gruyere e um excelente vinho (Não inclusos no pacote)
13h45: Encontro com guia no ponto de encontro para seguir de ônibus até Broc
14h05: Chegada a Broc e visita a fábrica de chocolate Caillers Nestle – degustação de chocolate
15h30: Encontro com guia para seguir de ônibus até Montreux
16h15: Chegada a Montreux.
Um verdadeiro atentado à gula
O passeio no Chocolate Train começa pontualmente às 08h44 na estação de Montreux, por isso programe-se para chegar com antecedência mínima de 20 minutos para ter tempo de se localizar e se acomodar.
O embarque, geralmente acontece na plataforma 5 ou 6 e é bem fácil de localizar, pois o trem é muito bonito e chama a atenção. De qualquer forma, é importante sempre conferir, pois algumas vezes eles podem alterar as plataformas por motivos técnicos. Procure pelo trem, mas se por acaso não o localizar logo de imediato, pergunte na estação de qual plataforma sairá o Chocolate Train e se por acaso o modelo do trem sofreu alguma alteração.
A equipe que inicia o passeio te acompanha até o final. Logo no início eles irão servir um delicioso pãozinho de chocolate acompanhado por uma bebida (café, café com leite, chocolate gelado…)

Visitando a Fábrica de Queijo
Às 10:05h você desembarca em Gruyere para a visita à La Maison du Gruyere.
Ao chegar você recebe um kit para uma pequena degustação de queijos Gruyere com diferentes tempos de maturação. Retira o equipamento de áudio, disponível em vários idiomas, inclusive português (Portugal).
A visita é livre e cada um faz no seu tempo, porém não deve ultrapassar uma hora, pois você deverá se dirigir à entrada da fábrica para encontrar a equipe do trem, que te levará de ônibus até a Vila medieval de Gruyere. Em cerca de 15 minutos você estará na Vila e terá aproximadamente 2h00 livre para passear e comer um delicioso fondue típico da região.
Como sugestão, você pode visitar o museu HR Giger e também no Chateau de Gruyere, um pequeno castelo medieval (ambos grátis para quem possui o Swiss Travel Pass).
Se deliciando na Fábrica de Chocolate
Às 13h45 você deverá voltar ao ponto de encontro combinado para seguir de ônibus até Broc, onde visitará a Fábrica de Chocolate da Caillers/Nestle e conhecerá um pouco da história e do processo de produção do chocolate.
A melhor parte é no final, quando poderá degustar os deliciosos chocolates – à vontade.
Dentro da fábrica tem uma loja com muitas opções de compra e algumas promoções que valem a pena.
Às 15h30 você deverá estar no ponto de encontro para embarcar de ônibus até Montreux, viagem que dura cerca de 45 minutos.
Fim do passeio previsto para às 16h15 em Montreux.
** Os horários informados podem sofrer alteração e serão reconfirmados pelo staff localmente. As imagens são apenas ilustrativas. **
Melhor época para viajar no Chocolate Train
Não existe um mês específico que seja melhor viajar no Chocolate Train. Viajando de Maio à Outubro certamente você terá uma experiência inesquecível!
Como comprar?
É importante saber que as vendas deste passeio só abrem com 90 dias de antecedência da data desejada. Agora se for comprar um pacote de viagem conosco que inclua o passeio, ai sim é possível comprar com uma antecedência maior.
O passeio custa em média 114 Euros (1ª classe) por pessoa, sujeito a disponibilidade de lugares.
Se você for fazer mais viagens de trem pela Suíça, vale consultar o Swiss Travel Pass, que te dá vantagens e acesso aos trens panorâmicos com descontos exclusivos. No caso do Chocolate Train, você teria desconto de aproximadamente 40%.