Como gerenciar seu dinheiro durante uma viagem: Mochilões

Como gerenciar seu dinheiro durante uma viagem: Mochilões

Sabe aquele sonho de sair pela Europa sem destino planejado, com uma mochila nas costas, e cheio de vontade de se aventurar? Os chamados mochilões são tipos de viagem feitos sem um pacote de viagem, montados pelo espirito aventureiro de cada um.

Popular entre os mais jovens, o mochilão é a opção para quem quer descobrir novas culturas e novas cidades sem gastar muito. E para ajudar aqueles que pretendem se aventurar com esse tipo de viagem preparamos algumas dicas para gerenciar seu dinheiro!

1 – Planeje com antecedência

Assim como dissemos no post de como gerenciar seu dinheiro em pacotes de viagem, para mochilões o planejamento também é essencial! Porém, diferente dos pacotes onde já existe um roteiro pré-estabelecido, os mochilões contam com o fator de “onde tiver vontade de ir”. Nesse caso, nossa dica é estabelecer por quais países quer passar dentro do período da viagem, e pesquisar informações como transporte, alimentação e hospedagem – assim você não é pego desprevenido durante a viagem.

2 – Hospedagem

Busque meios alternativos para hospedagem, longe dos grandes hotéis. Você pode procurar por albergues, que oferecem quartos compartilhados com preços acessíveis. Para os que não abrem mão da privacidade, é possível encontrar hotéis menores que oferecem diárias com um custo menor. Você pode pesquisar por esses hotéis aqui.

3 – Transporte

A melhor forma de viajar com liberdade e fazer seu próprio roteiro pela Europa são os passes de trem. O Eurail Global Pass, por exemplo, dá acesso a 10 ou 15 viagens em mais de 23 países na Europa durante um período de 2 meses – ou seja, você compra o passe antes de ir, e durante a viagem escolhe o destino! O legal é que diferente de outros tipos de transporte, você não fica dependendo de escolher a data e horário com antecedência para conseguir preços melhores, você só precisa, em alguns casos, reservar seu assento no local pagando uma pequena taxa de reserva.

Alguns países, como Alemanha e Itália têm seus passes próprios, válidos para os trens das linhas ferroviárias do país, e de alguns vizinhos.

Os trens noturnos também são uma boa opção para os que querem viajar de um país a outro, e ainda economizar uma diária de hotel.

Muitas companhias ferroviárias oferecem preços menores nos chamados passes “jovens”, para pessoas que tenham entre 12 e 25 anos durante a viagem. O Eurail Global Pass, por exemplo, tem o passe jovem por EUR 361,00 (2ª Classe).

4 – Alimentação

Uma opção para economizar durante as viagens é buscar restaurantes menores, e apostar no “prato do dia”. Além disso, recomendamos para o mochileiro sempre passar em mercados: bebidas e lanches podem sair mais barato em compras de mercados do que em lanchonetes, restaurantes ou até no próprio hotel.

5 – Abra mão do seu pacote de dados de internet

Internet no exterior pode sair mais caro do que se espera! Como alternativa busque áreas de wi-fi aberto, como bibliotecas e cafés.

6 – Sem medo de pechinchar

Mochileiro que é mochileiro não tem medo de pedir um descontinho durante as compras. Um pouco de cara de pau e simpatia podem te garantir uma sobra de dinheiro!

7 – Novamente, planeje!

Faça cálculos de quanto quer gastar, distribua o dinheiro que tem durante os dias, separando o dinheiro que irá gastar com cada item de viagem, um verba diária para alimentação e passeios, e uma verba para gastos diversos como lembrancinhas. Além disso, separe um dinheiro extra para imprevistos.

Um mochilão é uma experiência única e diferente, que pode trazer muito conhecimento pessoal para quem o faz!

Caso tenha mais alguma dica para economizar e gerenciar seu dinheiro durante o mochilão, conte para nós!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS