Como se locomover na Itália: Avião, Carro ou Trem?

Como se locomover na Itália: Avião, Carro ou Trem?

Em Florença, o berço do Renascimento, está a Basílica di Santa Maria del Fiori, uma imponente catedral que levou séculos para ser construída. Milão, a chamada capital da moda, é o lar da Santa Ceia, obra assinada por Leonardo da Vinci. Veneza é o cenário ideal para quem procura passeios românticos: é lá que estão a Ponte dos Suspiros e o Campanário de São Marcos.

Construções antigas, obras que conhecemos dos livros de história da arte e boa gastronomia são algumas das atrações que fazem com que um tour pelas principais cidades italianas seja uma experiência inesquecível!

Está programando um passeio para conhecer este país, onde aconteceram alguns importantes fatos históricos da cultura ocidental? Como em qualquer outra viagem, é essencial planejar os detalhes que ajudam a fazer com que as férias sejam verdadeiramente relaxantes.

Um dos primeiros pontos que devem ser organizados é o transporte. Nessa etapa, muitos turistas ficam em dúvida: qual é a melhor forma de se locomover na Itália? É exatamente esta questão que pretendemos resolver com este post! Acompanhe a leitura para comparar como são as viagens de avião, carro e trem pelas cidades italianas.

Qual é a melhor maneira de se locomover na Itália?

Avião na Itália

O avião é um excelente meio de transporte para percorrer longas distâncias em pouco tempo. Graças a ele, é possível ir do Brasil à Europa, por exemplo, em menos de um dia. Para fazer viagens curtas, no entanto, é preciso considerar alguns fatores antes de optar pela viagem aérea:

Burocracia

É preciso fazer check in, despachar bagagem, passar pelo detector de metais e mostrar o passaporte antes de embarcar no avião. Ao chegar no aeroporto de destino, é preciso esperar para sair da aeronave e para pegar as bagagens despachadas.

Antecedência

Toda a burocracia envolvida nas viagens de avião demandam tempo, por isso, é muito importante que o passageiro chegue com bastante antecedência no aeroporto.

Distância 

Os aeroportos costumam ficar longe do centro das cidades. Isso significa que é preciso programar um tempo razoável para chegar ao local de onde o avião irá decolar e para ir até o hotel na chegada na cidade de destino.

Possíveis atrasos

Aviões atrasam com mais frequência do que outros meios de transporte, o que pode prejudicar parte do roteiro programado.

Importante saber

Todos estes pontos podem interferir no tempo da viagem. De modo geral, considera-se que uma viagem de até seis horas de trem ou de carro, não vale a pena ser feita de avião, visto que a burocracia, a antecedência e a distância do aeroporto fazem com que a viagem aérea não seja tão rápida quanto parece.

Também é preciso considerar o custo envolvido: uma passagem de avião pode ser mais cara do que a tarifa de outros meios de transporte. É preciso pesquisar e comparar para garantir o máximo de economia – algumas vezes, é possível encontrar passagens aéreas baratas, que fazem valer a pena a escolha do avião para se locomover na Itália.

Carro na Itália

Aluguel de carro na Itália

Se a ideia é cruzar o país para conhecer de perto algumas das suas mais bonitas paisagens, porque não escolher o carro para se locomover na Itália? Dessa forma, o turista pode parar nos lugares mais bacanas e aproveitar as impressionantes vistas durante o trajeto.

Uma dica importante é alugar o automóvel no aeroporto. Assim, é possível já pegar a estrada, sem passar pelo – algumas vezes – movimentado trânsito das cidades.

O que deve ser considerado antes de optar por este meio de transporte:

Motorista

É preciso considerar que alguém terá que dirigir durante o trajeto. Para ir de Roma à Veneza, por exemplo, são necessárias um pouco mais de cinco horas (525 quilômetros). De Roma para Milão, são um pouco mais de seis horas (574 quilômetros).

Se a ideia é descansar completamente durante as férias no país, esta pode não ser a melhor opção de meio de transporte. Mas se houver alguém disposto a dirigir ou algumas pessoas que se disponham a revezar o volante, o carro pode ser um bom jeito de se locomover na Itália.

Custos 

Existem alguns custos que devem ser analisados: o aluguel do carro, a gasolina necessária para percorrer o trajeto e os pedágios na estrada. O valor total destes custos, pode sair bem mais alto do que viajar de trem na Itália, por exemplo.

Trem na Itália

trem-na-italia

Outra opção de transporte para se locomover na Itália, é o trem. O país apresenta duas empresas principais: a Trenitalia e a Italo. Ambas as operadoras oferecem opções de trens de alta velocidade, que ajudam a “encurtar” as distâncias entre uma cidade e outra.

Além da economia e da rapidez, os trens são meios de transporte confortáveis, seguros, pontuais, com banheiros e fontes de energia em alguns assentos.

Não é preciso chegar com horas de antecedência, uma vez que não há burocracia para embarcar. Os atrasos são bem menos frequentes, o que garante uma viagem mais tranquila, e há mais opções de horários para que o passageiro possa escolher quando quer partir de uma cidade e chegar em outra. Além de ser um meio prático de ir de uma cidade italiana a outra, existem ótimas conexões com países vizinhos.

Como chegar em Veneza de trem

Veneza

Para ir de trem de Roma à Veneza, um trem leva menos de quatro horas e é possível encontrar passagens por menos de 40 euros. Veja o tempo necessário para chegar nesta charmosa cidade partindo de:

  • Milão – Cerca de duas horas e vinte minutos, em trem direto.
  • Florença – Cerca de duas horas, em trem direto.
  • Verona – Cerca de uma hora, em trem direto.

Leia mais dicas sobre como chegar em Veneza de trem!

Mais uma vantagem de escolher o trem para se locomover na Itália, é que as estações onde os passageiros desembarcam ficam próximas dos centros das cidades. Em Veneza, por exemplo, o desembarque é na estação Venezia de Santa Lucia, que fica próxima a hotéis, restaurantes e lojas, como a Mango e a Sephora.

E você, já se imaginou viajando de trem na Itália? A Trains & Tours é a agência de viagens brasileira que mais vende passes e passagens de trem na Itália. Confira!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS