Dicionário básico de Mandarim

Viajar para um país de língua diferente da sua é sempre um desafio, mas na maioria das vezes os brasileiros dão um jeitinho, improvisando o famoso “portunhol”, ou arriscando aquele inglês aprendido com filmes… O problema é quando a língua do país é muito diferente da nossa, ou não estamos adaptados com ela, como no caso do mandarim, língua adotada pela China.

Antes de ficar preocupado, saiba que o mandarim não é lá uma língua tão difícil de aprender, afinal não tem conjugação. O que torna ela difícil são seus ideogramas, mas isso é pra quem quer se tornar expert no idioma. Pra aqueles que apenas saberem se virar em viagens pelo país preparamos um pequeno dicionário de palavras úteis:

Para começar, os básicos “sim e não”, afinal eles podem ajudar em compras, pedidos de restaurante. E são fáceis: sim é dui, e não é bu. Assim mesmo, como se lê. Não tem erro!

Chineses são conhecidos por serem muito educados, e um bom dia, boa noite, obrigada, são sempre bem vindos, não são? Bom dia é shang hao, boa tarde é xia wu hao, e boa noite é wan shang hao. Achou difícil? Sempre essenciais, o por favor é qing, e o obrigado é xie xie.

Cometeu alguma gafe? Não se preocupe! Basta falar dui bu qi, ou seja, desculpe.

Quer informações? “Onde fica?” se fala “zai nar?”, restaurante é fan dian, parque é gong yuan, hotel é bin guan, metrô ditie, ônibus gong che e táxi fala-se chu zu che. Ou seja, quando quiser saber de algum restaurante, basta perguntar “Zai nar fan dian?”.

Precisa de números? 1: yi; 2: er; 3: san; 4: si; 5: wu; 6: liu; 7: qi; 8: ba; 9: jiu e 10: shi.

Essas poucas palavras podem ajudar muito nós, do baxi (Brasil), nos comunicarmos nesse país repleto de tradições milenares, e dono de uma cultura única e encantadora!

E para aqueles que querem conhecer a China, e já treinar as primeiras palavras em mandarim, fica a dica do nosso pacote completo pelo país!

Deixe seu comentário

2 × três =

Newsletter
Receba nossas ofertas por e-mail
Cadastre seu e-mail para recebimento de nossas ofertas.