Conheça o incrível Castelo de Neuschwanstein na Alemanha

Conheça o incrível Castelo de Neuschwanstein na Alemanha

O maravilhoso Castelo de Neuschwanstein, ou Schloss Neuschwanstein em seu nome alemão original, é o verdadeiro castelo dos contos de fadas. Ele inspirou diversas locações de obras de ficção,  a mais conhecida e icônica é o castelo da Cinderela, símbolo dos estúdios Disney. Sua interessante história mistura encantamento e tragédia; que tal conhecê-la agora?

Castelo de Neuschwanstein

História de contos de fadas, loucura e mistério

A cada ano, em média 1,3 milhões de turistas visitam o Castelo de Neuschwanstein na Alemanha, mas nem todos conhecem sua história peculiar.

O Rei Luís II da Baviera foi o idealizador do castelo no século XIX, inspirado pela obra de um grande amigo, o famoso compositor Richard Wagner. Para desenhá-lo, chamou Christian Jank, desenhista de cenários teatrais, ao invés de um arquiteto. Essa escolha já demonstra quais eram as intenções do Rei, e também explica a aparência fantástica que o castelo possui.

Porém, o que se iniciou como um belo conto de fadas teve um final trágico e envolto em mistério. O Rei foi declarado insano pela Comissão de Estado em 1886, já próximo da conclusão do castelo, e ali foi aprisionado. Logo depois foi levado para Berg e em junho do mesmo ano foi encontrado morto no Lago Starnberger, junto ao psiquiatra que confirmou sua insanidade. Até hoje não se sabe exatamente o que aconteceu.

Exterior do Castelo

Para ter uma espetacular visão panorâmica de todo o castelo, não deixe de ir na Marienbrücke, conhecida como Ponte Maria em português. Localizada a 20 minutinhos a pé de Neuschwanstein, essa fascinante obra da engenharia lhe permite ver belíssimas queda d’água, exuberante montanhas e claro, o castelo.

Conheça o incrível Castelo de Neuschwanstein na Alemanha

Interior do Castelo de Neuschwanstein

O interior dessa bela construção é magnífico, mas as fotos só são permitidas do lado de fora. Cada ala foi desenhada como um cenário. Catorze salas foram finalizadas antes da morte do Rei, dentre as quais podemos destacar dois salões: o Salão dos Cantores e o Salão do Santo Gral. No Salão dos Cantores há referências do salão de festas de Wartburg, com a diferença de que no salão do Castelo de Neuschwanstein nunca foi celebrada nenhuma festa.

O Salão do Santo Gral era o preferido do Rei Luís II, pois misturava sua paixão pela Idade Média com as técnicas mais modernas de sua época. Além desses salões, a Sala do Trono também é marcante para os visitantes por seu esplendor. Com dois andares e 15 metros de altura, possui um candeeiro com pedras preciosas incrustadas e, na parede ao redor do pedestal do trono, uma pintura com Jesus e os 12 apóstolos.

O castelo ainda possui a suíte principal, cozinha, alojamento para os criados, oratório, gabinete e sala de jantar. Atualmente existe também um café para atender os turistas com deliciosas opções de comidas e bebidas.

Conheça o incrível Castelo de Neuschwanstein na Alemanha

Conheça o incrível Castelo de Neuschwanstein na Alemanha

Onde fica?

A visita ao Castelo de Neuschwanstein é obrigatória para quem vai passar alguns dias em Munique, já que estamos falando de um dos principais cartões-postais da Alemanha, e do castelo mais famoso do mundo. Neuschwanstein está localizado entre as cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera.

Como chegar?

É possível fazer um bate e volta a partir de Munique, de carro ou de trem. Se for de carro basta colocar “Hotel Muller” no GPS. Atenção: não é permitido subir de carro até o castelo, mas há um estacionamento no vilarejo de Hohenschwangau que custa 6 euros.

De trem você deve comprar passagem para a estação de Füssen. Custa em média 26,70 euros. Mas se tiver mais tempo disponível é interessante passar uma noite em Füssen, que tem várias opções de hotéis e restaurantes.

Conheça o incrível Castelo de Neuschwanstein na Alemanha

Ingressos para o castelo

Os ingressos podem ser comprados com antecedência pelo site (www.hohenschwangau.de), e retirados no dia da visita no Ticket Center de Hohenschwangau.

Os ingressos custam 12,00 euros por pessoa; estudantes e idosos pagam 11,00 euros; crianças e jovens até 18 anos não pagam. É um tour guiado de meia hora, com várias opções de línguas, incluindo o português.

Há a opção de comprar junto ingressos para o outro castelo da região, o Hohenschwangau, e também para o museu.

Conheça o incrível Castelo de Neuschwanstein na Alemanha

Subindo até o castelo

Se o tempo estiver bom e se você tem disposição, pode fazer a caminhada de 40 minutos a pé e apreciar a vista. Mas se caminhada não é com você ou estiver frio, pegue o ônibus. Custa 1,80 euros para subir e 1 euro para descer.

Outra opção é usar as charretes, que custam seis euros na subida e três na descida.

Conheça o incrível Castelo de Neuschwanstein na Alemanha

Curiosidades

1-) No meio dos aposentos reais existe uma gruta artificial, incluindo a reprodução de estalactites e estalagmites;

2-) O Castelo de Hohenschwangau foi a residência do Rei Luís II durante sua infância, e foi de lá que ele assistiu à construção do Castelo de Neuschwanstein;

3-) A Sala do Trono só possui o pedestal, pois o Rei morreu antes do trono ser instalado;

4-) Estima-se que essa é a construção mais fotografada da Alemanha.

Conheça o incrível Castelo de Neuschwanstein na Alemanha

Castelo de Neuschwanstein em diferentes estações do ano

Seja coberto de neve ou pelo reluzente ao sol de verão, não há tempo ruim para visitar o Castelo de Neuschwanstein.

Verão

O clima ameno, e as horas mais longas fazem do Castelo de Neuschwanstein uma atração particularmente popular no verão. Mas os visitantes devem estar preparados para longas filas.

Castelo de Neuschwanstein - Outono

Outono

No outono o castelo é tomado por umabelíssima folhagem vermelha, laranja e verde. Além da vantagem do clima ameno e agradável, você ainda pode sincronizar sua viagem com os 16 dias de Oktoberfest de Munique.

Castelo de Neuschwanstein - Outono

Inverno

Durante essa época do ano o castelo é coberto por neve, deixando o cenário ainda mais magico. Caso o visite nessa estação do ano não se esqueça de ir bem agasalhados pois é comum as temperaturas ficarem bem abaixo de zero.

Castelo de Neuschwanstein - Inverno

Primavera

Folhagens bem verdinhas e um clima muito agradável, tornam a primavera uma das estações mais populares para se vistar o castelo.

Castelo de Neuschwanstein - Primavera

Que tal aproveitar para conhecer o castelo Castelo de Neuschwanstein nas suas próximas férias? Nós te ajudamos a planejar: acesse o link para conhecer os  pacotes de viagem para Alemanha .

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários:
  1. Gleice Azevedo

    Eu quero visitar esse castelo, já era apaixonada pela arquitetura dele, agora que conheço a história tenho ainda mais interesse em conhece-lo.

  2. Sandra

    Me deslumbro com essas histórias

  3. Jacira Assmann

    Ótimas informações!

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS