Os 5 mais famosos trens de alta velocidade na Europa

Os 5 mais famosos trens de alta velocidade na Europa

Sem dúvidas, os trens de alta velocidade são aliados valiosos daqueles que desejam visitar o máximo de países quando marcam uma viagem para a Europa. No entanto, muitos brasileiros ainda não os conhecem.

Preparamos esse post especialmente para você que pretende viajar em breve e está com o roteiro em aberto porque ainda não estudou os deslocamentos. Conheça os principais trens de alta velocidade na Europa e comece a planejar sua viagem.

Os 5 trens de alta velocidade mais conhecidos da Europa

1 – Eurostar

O Eurostar é um dos mais famosos trens de alta velocidade de toda a Europa. Ele conecta a ilha da Grã-Bretanha ao continente com a ajuda de um túnel parcialmente submerso no Canal da Mancha.

Os trens Eurostar contam com vagões que servem de restaurantes, cafeterias e bares. Para deixar as viagens ainda mais confortáveis, os passageiros têm acesso a telas para vídeos, tomadas e internet sem fio.

No total, os viajantes podem levar três bagagens, sendo que uma é de mão. Também há banheiros no começo e/ou no início dos vagões, divididos entre lavabos e toaletes.

Todas as rotas operadas pelo Eurostar envolvem a mesma cidade: Londres. Com ele, é possível programar viagens para Paris (França) e Bruxelas (Bélgica) a partir da capital da Inglaterra ou vice-versa.

Trem Eurostar

2 – TGV

Entre os diversos trens de alta velocidade da Europa, o TGV é o mais indicado para quem quer explorar as diversas regiões da França e, quem sabe, visitar alguns de seus países vizinhos!

O TGV consegue alcançar impressionantes 320 km/h e, assim como qualquer outro trem de alta velocidade, exige que os passageiros reservem seus assentos com alguma antecedência.

O grande diferencial desse trem é sua adaptação para vários tipos de viajantes. Grupos podem curtir no vagão bar e famílias podem deixar as crianças na área de recreação para aproveitar o vagão restaurante com mais tranquilidade.

O TGV é capaz de ligar Paris a 16 destinos espalhados por todo o país. A partir da capital francesa, ele também se conecta a outros destinos europeus: ao norte, Bruxelas (Bélgica) e Luxemburgo; ao leste, Frankfurt e Munique (Alemanha); ao sul, Milão (Itália) e Barcelona (Espanha).

Trem TGV

3 – Thalys

Sabia que trens de alta velocidade também podem ser incrivelmente confortáveis? Um bom exemplo disso é o Thalys, que possibilita viajar a 300 km/h e ligar nada menos do que 17 cidades da Europa Ocidental.

Sem dúvidas, o grande diferencial do Thalys é o fato dele oferecer vagões restaurante e wi-fi tanto na primeira quanto na segunda classe.

As passagens estão disponíveis para compra com até 90 dias de antecedência da data da viagem. Comprando com uma certa antecedência é possível conseguir ótimas tarifas, portanto não deixe para comprar sua passagem no Thalys em cima da hora.

Os dois principais pontos de partida dos trens da Thalys são Paris e Amsterdã (Holanda). Assim, você consegue chegar a destinos como Bruges (Bélgica) e Colônia (Alemanha).

Trem Thalys

4 – ICE 

O ICE é o trem de alta velocidade que opera nas ferrovias da Alemanha. Na verdade, seu grande objetivo é conectar as principais cidades alemãs entre si e a alguns países vizinhos.

Seguindo uma linha semelhante à do TGV, o ICE é um trem bem democrático. Os viajantes podem até transportar bicicletas e animais de estimação, por exemplo!

Aqueles que desejam transportar bicicletas precisam fazer uma reserva especial. Modelos comuns devem ser transportados como bagagem (há um custo extra) e dobráveis podem ser levados a bordo.

Já os animais de estimação devem ser mantidos em caixas apropriadas para o transporte deles ou usar focinheira e coleira que sejam capazes de garantir a segurança a bordo.

Na primeira classe, os passageiros são servidos com comidas e bebidas típicas da culinária alemã. Alguns trens ainda oferecem wi-fi, o que deixa a viagem mais confortável.

Suas principais rotas ligam cidades como Berlim, Hamburgo, Munique, Colônia, Stuttgart, Frankfurt e Aachen entre si. Também é possível viajar para países como Bélgica, Dinamarca, França, Suíça, Holanda e Áustria.

Trem ICE

5 – AVE 

Para completar essa lista de trens de alta velocidade na Europa temos o AVE, trem operado pela Renfe que proporciona viagens confortáveis entre destinos da Espanha e alcança até 300 km/h.

As passagens estão disponíveis para compra com até 60 dias de antecedência da data da viagem. Como a pontualidade é uma das principais características do AVE, a Renfe recomenda que os passageiros cheguem às estações no horário certo.

Os trens AVE são dotados de vagão bar, telas de vídeo e sistema de áudio. Quem viaja a negócios ainda conta com um lounge de conferências e uma cabine telefônica.

As principais rotas do AVE partem da capital do país, Madri: a partir de lá, é possível ir a Barcelona, Sevilha e Córdoba. Outro trecho que merece destaque é o de Barcelona a Málaga.

Trem AVE

O que você acha da ideia de viajar em um desses trens de alta velocidade? Entre em contato com os nossos consultores de viagens e saiba mais sobre as melhores rotas de trem na Europa!

E-mail para contato: relacionamento@lufthansacc.com

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários:
  1. José Caetano

    Sobre as rotas do AVE, creio que, ao ler o texto, quem não conheça a realidade pode ser levado a pensar que pode chegar a Lisboa no TGV. Tal não é possível: Em Portugal não há linhas que suportem o TGV.

    • Lufthansa City Center Trains & Tours

      Bom dia José,

      O Sr. tem toda razão, na verdade houve um equívoco nosso ao redigir este artigo. Porém já fizemos a correção do parágrafo que mencionava a rota Portugal a bordo do trem AVE, já que este trem não cruza a fronteira com Portugal.

      Para quem deseja fazer o trajeto de trem de Lisboa a Madri é possível, só que seria em um outro tipo de trem. Temos até um artigo em nosso Blog que fala sobre este tema: https://lufthansacc.com/blog/minha-viagem-de-trem-de-lisboa-a-madri/

      Obrigado por sua observação!

      Abraços,
      Sua equipe,
      Lufthansa City Center Trains & Tours
      (11) 2858-4158
      relacionamento@lufthansacc.com

  2. Julio Biondo Neto

    Muito interessante e acredito que seja muito legal para viajar pela Europa

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS