Sabemos que viajar para Europa é um grande sonho de muitos brasileiros. O apelo da arquitetura de Paris, a atmosfera de Londres e a gastronomia de Roma – só para citar os destinos mais populares – é muito grande para ser ignorado!
No entanto, o Velho Continente é cheio de particularidades e belezas que precisam ser consideradas para que a experiência corresponda às expectativas dos viajantes. Pensando nisso, reunimos algumas dicas que podem ajudar nos preparativos. Confira agora mesmo!
9 dicas para viajar para Europa sem contratempos
1 – Providencie os documentos necessários
A maioria dos países só aceita receber turistas que tenham passaportes válidos por pelo menos mais 180 dias depois da data de saída de seus territórios. Portanto, se você planeja viajar para a Europa, precisa checar a validade do seu.
Atualmente, cidadãos brasileiros não precisam solicitar vistos de turismo antecipadamente para permanecer por até 90 dias em países europeus que são signatários do Acordo de Schengen.
Na imigração, é interessante ter em mãos documentos que comprovem que você tem a intenção de ficar por tempo limitado, como passagem de volta, reservas de hotéis e seguro de viagem, por exemplo. Também pode ser exigido que você comprove que possui seguro de saúde internacional para cubri-lo durante o tempo da viagem.
Também pode ser necessário comprovar que tem condições financeiras de se manter por lá, como cartão de débito de viagens ou cartão de crédito internacional com um bom limite.
2 – Evite o impulso de passar por muitos países
No mapa, os países da Europa parecem todos muito pequenos e próximos. Fascinadas por isso, as pessoas acabam colocando vários destinos no roteiro e comprometendo a qualidade da viagem.
Lembre-se que fazer deslocamentos internos durante uma viagem implica em gastar bastante tempo e energia com check-in/check-out, trânsito e malas. Então, evite abraçar a Europa inteira em uma viagem só e procure explorar bem os destinos que escolher. Para evitar grandes deslocamentos, procure sempre combinar países vizinhos como por exemplo: Portugal e Espanha, ou Itália e Grécia e assim por diante.
3 – Use a função “múltiplos destinos” para comprar as passagens
Quando começar suas buscas por passagens aéreas, não esqueça de optar por múltiplos destinos para escolher as cidades por onde você pretende entrar e sair da Europa.
Um erro comum entre os viajantes é comprar ida e volta para o mesmo destino. Assim, eles são obrigados a percorrer o continente inteiro para pegar o voo de volta na cidade onde a viagem começou.
Uma forma de garantir que suas passagens sejam expedidas da forma como você quer e pelo melhor preço é comprando um pacote de viagem personalizado, em que um agente de viagens arranja todos os detalhes para você.
4 – Conheça as opções de hospedagem
Antes de fechar a compra de um hotel, é muito importante pesquisar antes sobre a sua localização e os comentários de outros hóspedes na internet. Você pode fazer isso por conta própria ou pedir auxílio a um agente de viagem especializado.
5 – Contrate um seguro de viagem
Viajar para a Europa também exige algum preparo em relação a imprevistos. Afinal, contratempos, acidentes e doenças não esperam a gente voltar das férias para acontecerem, concorda?
Por isso, é imprescindível contratar um seguro que cubra seus dias de viagem. Por um valor menor que o de uma consulta médica, você terá toda a assistência de que precisar e evitará gastos que podem comprometer suas finanças.
6 – Tente não inchar o roteiro
Outro erro comum durante o planejamento de uma viagem para a Europa é a ideia de que é obrigatório passar por todos os pontos turísticos famosos para não precisar voltar às cidades depois.
Na hora de montar o roteiro, o ideal é usar os pontos turísticos como referência para flanar pelas ruas dos destinos e descobrir o que eles têm de interessante. Acredite: não dá para ver tudo o que um lugar tem a oferecer de uma vez só!
7 – Planeje os deslocamentos internos
É praticamente impossível viajar para a Europa sem pegar pelo menos um trem. Sem dúvidas, esse é o melhor meio de transporte para quem planeja visitar países que ficam próximos!
Mas os trens não são a melhor opção para quem precisa atravessar o continente. Nessas situações, as famosas companhias aéreas low cost são os meios de transporte mais indicados.
Alugar um carro é uma boa alternativa para quem pretende visitar destinos que não sejam facilmente acessíveis por estações e aeroportos ou deseja ter flexibilidade de locomoção no interior do continente.
8 – Leve apenas o essencial na mala
Evite viajar para a Europa com as tradicionais malas que comportam até 32 kg. Além das companhias aéreas desencorajarem o uso, é mais difícil se locomover pelo continente tendo que carregar uma peça dessas proporções a tiracolo.
O ideal é empregar uma mala que seja capaz de transportar até 23 kg e levar uma quantidade de roupas que seja suficiente para uma semana de viagem. Então, é só reservar algumas horas para lavá-las.
9 – Conte com a ajuda de um agente de turismo
Sim, viajar para a Europa pode ser uma experiência cheia de particularidades. Quem visita o continente pela primeira vez tende a ficar inseguro com as possibilidades e os procedimentos!
Nesses casos, o apoio de uma agência de turismo pode ser bem interessante. Com base no perfil do viajante, os profissionais desse tipo de empresa podem montar os melhores roteiros e oferecer a tranquilidade necessária.
O que achou dessas dicas sobre viajar para a Europa? Se desejar entre em contato com nossa equipe e aproveite para planejar sua viagem agora mesmo!
Deixe seu comentário