Se você está com dúvida entre fazer a viagem de Madrid a Barcelona de trem ou avião, aqui vão algumas razões pela qual optei por fazer de trem. Meu nome é Deborah, sou colaboradora da Trains & Tours Lufthansa City Center e neste artigo irei te mostrar a melhor maneira de viajar entre as duas principais cidades da Espanha.
Após ter vivido muitos anos na Espanha, e principalmente entre as duas cidades, fiz este mesmo trajeto inúmeras vezes de avião. Este seria o equivalente à nossa ponte aérea Rio – São Paulo, concorridíssimo e muito procurado!
Agora de volta à Espanha, mas de férias, resolvi experimentar o trem AVE de alta velocidade e fui surpreendida positivamente.
Estações de trem centrais
O primeiro ponto positivo, é que as duas estações de trem são super bem localizadas, tanto em Madri quanto em Barcelona. Com isto, você pode pegar o metrô e ir até os principais pontos de cada cidade.
Embarcando no trem
O embarque lembra muito ao do avião, pois existe um check-in de malas onde passamos todos os pertences pelo raio-x. Na estação há vários painéis, onde são mostrados os inúmeros embarques e suas respectivas plataformas. Basta visualizar no painel qual será sua plataforma e se preparar para o embarque.
Estação de Atocha em Madrid
É uma estação super bem localizada e majestosa como a própria cidade. Possui um jardim no centro e uma história marcada por um triste atentado. Devido a isto existe um controle mais rigoroso nos embarques, muito similar ao que acontece nos aeroportos.
Viajando na Primeira Classe
Como estava de férias, resolvi conhecer os serviços de primeira classe e embarquei no trem saindo de Madri as 15h30 com chegada a Barcelona às 18h30.
Viajando na primeira classe, as poltronas são mais espaçosas, reclináveis e de couro. Logo ao principio, passam distribuindo o menu que será servido a bordo (checar a disponibilidade dos serviços pela data e horário escolhido). Também são distribuídos fones de ouvido para que possa ver um filme ou escutar música.
Não importa se está viajando em classe turística ou em classe superior, os vagões são impecáveis, tanto no conforto quanto na limpeza.
O menu é bem típico espanhol, a bandeja vem completa com entrada, prato principal e ótimas opção de bebidas a sua escolha. Eu optei por um vinho tinto criança de Rioja.
O serviço de bordo é eficiente e a comida muito melhor do que a de muitos voos internacionais. Ao passear pelos demais vagões, notei que o conforto é igual nas demais classes. Além disso, existe um vagão cafeteria que oferece boas opções de snacks, café e bebidas.
O trajeto de Madrid a Barcelona
Ao todo são 6 paradas rápidas onde alguns passageiros embarcam e desembarcam rapidamente. O trem AVE chega a atingir 300km por hora e a paisagem é muito bonita, passando por campos, modernos moinhos de energia eólica e pequenos povoados. A distância entre Madrid e Barcelona é de aproximadamente 625km.
O trem além de silencioso é muito rápido. Os banheiros são limpos e espaçosos. Pode-se andar pelos vagões, corredores, tomar algo na cafeteria e esticar as pernas. Ao contrário dos voos internos na Europa, esta viagem foi muito agradável e prazerosa.
Quando comprar as passagens?
A passagem de trem de Madrid a Barcelona costuma abrir para compra com uma antecedência de 4 meses da data de sua viagem. Comprando no site da Trains & Tours você pagará em Reais no câmbio do dia e ainda poderá parcelar em até 3X Sem Juros.
Colocando na ponta do lápis, o custo benefício do trem em relação a parte aérea é muito melhor, sendo que o trem dá um show em praticidade, pontualidade e conforto.
Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário que terei o maior prazer em responder.
Deixe seu comentário