Está planejando conhecer a Oktoberfest em Munique?
Neste artigo lhe darei dicas preciosas para você aproveitar ao máximo sua viagem e ter uma experiência única.
Comece agora a programar suas próximas férias.
Antes das dicas, um pouco de História
Essa grande festa teve início em 1810, com a celebração do casamento do Rei Luis I (mais tarde Rei da Bavária) com a Princesa Teresa da Saxônia. A cerimônia foi realizada em um parque batizado de Theresienwiese (Gramado de Teresa), e é nesse espaço que a Oktoberfest acontece até hoje.
Atualmente, a Oktoberfest é realizada de meados de setembro até o início de outubro. É o maior festival de cerveja do mundo, recebendo seis milhões de visitantes dos mais variados lugares a cada edição.
Agora, vamos às dicas!
1 – Cervejarias exclusivas
Somente seis cervejarias participam do evento, e todas de Munique. A escolha é rígida, pois todas precisam ter tradição comprovada e seguir as leis de pureza. Tudo para garantir que apenas as melhores cervejas serão servidas. Em 2014, a caneca com um litro da bebida custava 10 euros.
Anote os nomes das cervejarias para já ir pesquisando qual irá visitar primeiro, afinal a preparação é uma das partes mais divertidas da viagem: Hacker- Pschorr, Hofbräu, Paulaner, Löwenbräu, Augustiner e Spaten.
2 – Lugares disputados
A entrada a esse fantástico festival é gratuita, mas programe-se para chegar cedo (as tendas abrem às 10h), pois a maioria das cervejarias só serve as disputadas bebidas para quem está sentado. Se puder, vá durante a semana, quando é um pouco mais tranquilo.
Não estranhe se tiver que dividir mesa, isso é super comum. Caso não consiga encontrar lugar para sentar, uma boa dica é procurar a cervejaria Hofbräu, pois eles disponibilizam várias mesas onde se pode beber em pé.
3 – Reservas
É possível reservar mesa entrando em contato diretamente com as cervejarias através de seus sites, mas só vale a pena se você estiver em um grupo grande de 10 pessoas ou mais, pois senão pode pagar uma conta altíssima no final. Além disso, a reserva tem que ser feita com meses de antecedência.
4 – Comidas típicas
A comida é uma atração à parte na Oktoberfest em Munique. Você não pode deixar de experimentar a culinária bávara com seus salsichões brancos, a mostarda e o bretzel, um pão típico.
Os doces são os mais variados, mas o que faz muito sucesso é um à base de amêndoas em formato de coração, que muitas vezes é usado para paquerar durante a festa.
5 – Música e roupas típicas
Como não podia deixar de ser, a música é uma das atrações principais do evento. Várias bandas tocam músicas folclóricas, e é muito divertido assistir aos visitantes dançando vestidos com roupas típicas.
Aproveite para aprender as danças também, e até usar as roupas típicas (Dirndl e Lederhosen), por que não? É uma oportunidade única de se divertir e aprender mais sobre outras culturas, tudo ao mesmo tempo!
6 – Levando crianças
Crianças são permitidas, porém somente até às 20h (o evento encerra todos os dias às 22:30). A Oktoberfest ocorre dentro de um parque de diversões chamado Wiesn, detalhe que ajuda muito quem está viajando com os pequenos.
7 – Acomodação e chegando lá
Por ser um festival disputado, nem é preciso dizer que o hotel deve ser reservado com antecedência, ok? Portanto, já resolva esse ponto assim que estiver com as passagens compradas.
E depois de acomodado, vem a melhor parte: aproveitar! Anote as coordenadas para chegar lá de metrô (nem pensar em dirigir depois de sair de um festival de cervejas!): Estação Theresienhöhe, linhas U4 e U5.
Com estas dicas, basta arrumar as malas e preparar as canecas! A TT Operadora é especialista em Alemanha e em 21 anos já enviou mais de 1.300 turistas para a Oktoberfest na Alemanha.
Deixe seu comentário