Muitas pessoas acham que a primeira coisa a definir em uma viagem é a compra da passagem aérea. Se você também pensa assim, você está… errado!
Meu nome é Flávia Lopes, sou gerente de vendas da Trains and Tours Lufthansa City Center, trabalho há mais de 15 anos no turismo e posso garantir que começar pela passagem aérea é um enorme engano.
O que fazer primeiro?
Vou te dar um exemplo de uma situação que costuma acontecer a toda hora:
O viajante compra uma passagem na internet de São Paulo / Frankfurt / São Paulo. Depois que tem a passagem comprada, ele então pensa no que vai fazer durante a viagem e decide que deseja conhecer Frankfurt, Bruxelas, Paris e Londres.
Imagine só sair de Frankfurt, ir a Bruxelas, seguir para Paris e finalizar em Londres. É um roteiro simplesmente perfeito para se fazer de trem, com viagens rápidas e diretas.
Porém, se ele já tem o voo de volta para o Brasil partindo de Frankfurt, ele terá que providenciar uma passagem aérea de Londres a Frankfurt ou retornar em trens longos com conexões só para embarcar no voo que foi comprado antecipadamente.
Minha dica: pense o roteiro antes de comprar a passagem aérea. Você evitará transtornos com bagagens em vôos internos e ainda economizará dinheiro eliminando trajetos desnecessários.
Entrar e sair pela mesma cidade é boa ideia?
Nem sempre. É importante você saber que entrar e sair pela mesma cidade na Europa nem sempre vai lhe trazer melhor custo benefício. Algumas passagens muito promocionais exigem que o passageiro entre e saia pela mesma cidade, mas no geral essa não é uma regra.
Existem muitas promoções que permitem você entrar por uma cidade e sair por outra. Consultar uma agência de viagens neste caso ajuda muito, pois o consultor pode te dar dicas e checar o melhor custo que se adapte ao seu desejo de viagem.
O agente poderá, inclusive, indicar a melhor rota de trem e por onde é ideal iniciar e finalizar a viagem para você economizar sem prejudicar o roteiro.
Internet ou Agência de viagem?
Volto a dizer: muitas vezes é bastante tentador comprar a passagem aérea pela internet. Temos a ilusão de que é uma promoção imperdível, que vai acabar nos próximos minutos…
Pois pasme: o preço não é tão diferente do que se for comprado em uma agência de viagens.
Compare o preço final oferecido nos sites de compra com o preço final oferecido pelo seu agente de viagens. Você vai perceber que é praticamente a mesma coisa!
Além disso, conversando com um agente você vai comprar o produto ideal e tirar todas suas dúvidas.
Os preços das passagens aéreas são estipulados pela companhia aérea e geralmente são iguais para qualquer agência, seja ela online ou não. Exceto em alguns casos onde a agência online tem um movimento muito grande com determinada empresa aérea e consegue uma tarifa um pouco menor, com um desconto que não representa mais do que 10%.
No geral a diferença está na taxa de serviço cobrada pela agência. E, pasme, comprando em uma agência online você paga uma taxa por um serviço que ninguém te prestou.
Te garanto que na hora que você precisar desse serviço para alterar ou cancelar algo referente a sua viagem, descobrirá que realmente não vale a pena.
Consulte os sites de reclamações
Uma dica muito importante é consultar sites de reclamações antes de finalizar sua compra. Ninguém quer pensar que terá que cancelar ou alterar uma data de viagem, mas é bom estar preparado se isso acontecer. O atendimento para esse tipo de solicitação é muito mais ágil e eficaz com o seu agente de viagem.
E você, já enfrentou problemas ao comprar uma passagem aérea pela internet? Deixe seu comentário.
Deixe seu comentário