Viajar de trem é bom demais! Belas paisagens, tranquilidade, praticidade… Quem viaja assim uma vez, não para nunca mais.
E para que a sua viagem seja um sucesso, confira aqui o passo-a-passo de como planejar sua próxima viagem de trem pela Europa. São dicas fáceis de seguir, porém muito importantes, e diversas vezes esquecidas pelos viajantes.
1 – Elabore seu roteiro
O planejamento é a base para qualquer viagem: pensando em todos os detalhes possíveis antecipadamente, você economiza dinheiro e dor de cabeça. Por isso, o primeiro passo para tornar sua viagem de trem pela Europa um sucesso é fazer uma relação de todas as cidades que pretende visitar.
Feito isso, elabore um roteiro com a ordem de visita, evitando obviamente idas e voltas desnecessárias. Sempre que possível, procure manter uma sequência que te permita seguir em frente, sem precisar voltar para chegar ao próximo destino. Na dúvida, consulte um mapa ou baixe nosso Atlas de Trem.
Claro que às vezes, por um motivo ou outro, pode acontecer de você ter que voltar a um local por onde já passou para seguir viagem. Mas são acasos, o importante é manter-se no roteiro e sempre em frente na maior parte do tempo.
Se estiver buscando inspiração, aqui mesmo no blog temos várias dicas de lugares maravilhosos para conhecer.
2 – Marque os dias e os horários das viagens
Com o roteiro em mãos, fica muito mais fácil marcar os dias e horários de cada trecho. Uma boa dica é verificar se há trens noturnos para as viagens longas, pois assim você economiza na diária do hotel.
Verifique também se é necessário mudar de trem no meio do caminho em algum trecho para evitar surpresas.
3 – Reserve o passe ou o bilhete de trem
O próximo passo é reservar o passe ou os bilhetes avulsos, também chamados de ponto a ponto. Confira quais as diferenças entre eles:
– Passe de Trem:
Contemplam múltiplas viagens, e em geral podem ser de quatro tipos:
Global Pass: pode ser utilizado em todos os 28 países da Europa que aceitam este passe;
Select Pass: escolha 4 países que fazem fronteira dentre os principais países da Europa;
Regional Pass: dois países vizinhos;
One Country Pass: viagens dentro de somente um país.
Exemplo: Se você pretende fazer várias viagens em um determinado país, certamente o passe de trem será a melhor opção.
– Bilhete de trem ponto a ponto:
É uma passagem de trem para um trecho específico. Indicado para quando se pretende visitar apenas uma ou duas cidades.
Exemplo: Se você vai viajar para Itália e pretende fazer apenas dois trechos de trem (de Roma à Milão e de Milão à Veneza), é mais barato comprar passagens de trem para estes trechos do que comprar um passe de trem na Itália. Agora se deseja viajar por várias cidades da Itália, certamente o Eurail Italy Pass é a melhor opção.
Com o roteiro em mãos fica mais fácil de escolher entre passe ou bilhete de trem. Em muitos casos é necessário comprar um passe e alguns bilhetes avulsos, tudo vai depender do roteiro e das cidades que você irá visitar.
[button font_size=”22″ color=”#ff8000″ text_color=”#ffffff” icon=”search” url=”https://trem.lufthansacc.com/” width=”” target=”_self”]Pesquisar Trem na Europa[/button]
4 – Garanta sua hospedagem próxima às estações
A vantagem de se viajar pela Europa é que há diversos tipos de acomodações, para todos os estilos e bolsos. Ao viajar de trem, é boa ideia procurar por hospedagem próxima às estações, o que irá otimizar seu tempo e facilitar o vai e vem com as malas.
Seguindo esses quatro simples passos você irá garantir viagens memoráveis de trem, sem complicações.
Caso tenha ficado com alguma dúvida ou queira saber mais sobre viagens de Trem na Europa deixe seu comentário!
[cta id=’4067′]
Deixe seu comentário