Guia prático sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Guia prático sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 estão prometendo ser uma das edições mais memoráveis da história! 

Pela segunda vez, a capital japonesa sediará esse que é o evento esportivo mais importante do mundo. Participarão aproximadamente 11.000 atletas de mais de 200 nações.

Confira agora neste artigo, tudo o que você precisa saber sobre os jogos olímpicos de 2020.

Guia prático sobre os jogos olímpicos em Tóquio

Quando acontecerão os jogos Olímpicos de 2020

Em sua 32ª edição, o evento acontecerá nos dias 24 de julho a 09 de agosto. Nesse período serão disputados 33 esportes, sendo que 5 deles, são totalmente novos como surfe, skate, escalada esportiva, karatê e baseball. 

Quando acontecerão os jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Abertura dos jogos 

O show da abertura das Olimpíada de Tóquio acontecerá no dia 24 de julho. Segundo a organização, a cerimônia contará com alguns dos personagens mais famosos da cultura pop japonesa e também com o uso de muita tecnologia.

Um dos destaques que provavelmente vai chamar bastante a atenção, é o caldeirão com a chama olímpica, que deverá ser acesa por uma pessoa em um carro voador.

As cidades dos jogos Olímpicos de 2020 

Diferente das demais edições, nessas olimpíadas não haverá um parque olímpico que reúna em um mesmo complexo ginásios, estádios, quadras e demais estruturas esportivas. 

Isso porque o Japão é pequeno. Para que você tenha uma noção, ele é 22,5 vezes menor que o Brasil e somente 50% maior que a estado de São Paulo. 

Então seria inviável, construir um centro Olímpico em apenas uma cidade. Por isso, o conselho olímpico decidiu usar diversas partes da metrópole de Tóquio para realizar as competições. 

As cidades dos jogos Olímpicos de Tóquio 2020 

Essa são lugares que receberam os jogos:  

  • Tokyo – Estádio Olímpico Nacional
  • Yokohama
  • Ibaraki
  • Saitama
  • Sapporo
  • Miyagi
  • Shizuoka
  • Fukushima
  • Chiba

Essa nova estrutura vai contar com 43 locais de competições, alguns locais foram construídos do zero, mas a maioria já existia e passará por reforma, como no caso do lendário Estádio Olímpico do Nippon Budokan, que recepcionou as Olimpíadas de 1964.

Estádio Olímpico do Nippon Budokan

Em quais modalidades o Brasil está classificado 

O Brasil conta com mais de 150 vagas para diversas modalidades, sendo que a maioria é feminina. Veja abaixo:

  • Futebol feminino/masculino
  • Rúgbi feminino
  • Vôlei feminino /masculino
  • Vôlei de praia feminino /masculino
  • Águas abertas
  • Atletismo
  • Ginástica artística
  • Vôlei de praia
  • Surfe
  • Skate
  • Canoagem Slalom.
  • Handebol feminino
  • Natação
  • Hipismo
  • Tênis
  • Tênis de mesa
  • Tiro com arco
  • Canoagem de velocidade
  • Vela
  • Pentatlo moderno

Em quais modalidades o Brasil está classificado para Olimpíadas 2020

Documentações necessárias para viajar 

Ao viajar para o Japão, os brasileiros precisam tirar o visto de turista. É importante ressaltar que seu passaporte deve ter uma validade mínima de 6 meses da data de chegada ao Brasil (mesmo que sua estadia seja inferior a esse período, isso é uma regra do país)

Documentações necessárias para viajar Tóquio

Ingressos para os jogos

Os ingressos oficiais dos Jogos Olímpicos de Tóquio, não tem uma data oficial de venda ainda, mas eles estão previstos para serem vendidos no começo de junho/2020. Ao todo serão comercializados mais de 25 mil ingressos.

Para solicitá-los, será necessário fazer um ID no site oficial das olimpíadas, e depois ver as disponibilidades do jogos para compra. Se você busca por praticidade, também pode adquiri-los por meio de uma empresa que seja licenciada pelo comitê olímpico, apenas confira a procedência da marca para não cair em um golpe. 

Onde comprar os Ingressos para as Olimpíadas de 2020

Como se comunicar em Tóquio

A língua oficial do país é o japonês. Mas não se preocupe, pois as cidades que receberão os jogos, estarão preparadas com pessoas que falarão fluentemente em inglês.

De qualquer forma, é muito legal quando se vai a um país novo, aprender algumas palavras de seu vocabulário, como por exemplo: saudar e agradecer. Em japonês para dizer “olá”, você fala Konnichiwa, e quando quer a agradecer por algo, diz “Arigatou“, ou  também pode fazer o Ojigi reverência de curvar-se perante a outra pessoa, demonstrando respeito.

Uma dica para quem não fala inglês fluentemente é baixar o aplicativo do Google tradutor no seu celular, ele tem uma função que chama “modo câmera”, onde você pode apontar para algo escrito em outra língua e ele converterá a imagem para textos em português.

Meios de transportes durante as Olimpíadas de Tóquio 

Tóquio é muito conhecida pela eficácia no transporte público, que sempre funcionam de maneira pontual e segura. Com eles você poderá chegar a qualquer parte da metrópole de forma rápida e prática.

Para quem for para as Olimpíadas, uma ótima opção é o uso do SUICA CARD, um cartão que lhe permitirá usar a maioria dos transportes públicos como metrô, trens locais, ônibus e monorail.

Agora para de descolar de uma cidade para outra, o Japan Rail Pass é uma excelente escolha, pois com ele é possível se deslocar entre as cidades de forma veloz  e confortável

 É importante ressaltar, que alugar um carro no Japão é um processo muito complicado, já para isso é necessário que você tire a carta de motorista no país

Meios de transportes durante as Olimpíadas de Tóquio 

Clima durante as olimpíadas de Tóquio 2020

Os jogos olímpicos aconteceram em pleno verão de Tóquio, que é marcado por ser uma estação bem quente, em média as temperaturas costumam a ficar acima dos 30°C. Também é importante frisar que durante essa época do ano, também costuma  chover bastante, então caso assista alguma competição a céu aberto, não esqueça da sua capa de chuva 

Devido ao calor, o comitê do evento teve a preocupação de deixar as competições ainda mais agradável, por isso está preparando os lugares com ventiladores, jatos de névoa d’água, toalhas umedecidas e até mesmo áreas de repouso sombreadas.

Clima durante as olimpíadas de Tóquio 2020

O que comer em Tóquio 

Ir para Tóquio e achar que só vai comer sushi é o mesmo equívoco que um estrangeiro vir para o Brasil e achar que só vai comer feijoada. Na verdade, a metrópole é um verdadeiro polo gastronômico, lá você encontrará renomados restaurantes, como por exemplo os de comida italiana.

O que comer em Tóquio 

Mas se gosta de sentir os sabores de culturas diferentes, a culinária tradicional japonesa é surpreendente. Você encontrará uma enorme diversidade de pratos extremamente saborosos, que levam desde frutos do mar, carnes variadas, legumes e até macarrão. 

O que comer em Tóquio 

Dinheiro em Tóquio

O Japão usa a moeda iene. Que aparecem nas denominações de 1, 5, 10, 50, 100 e 500 ienes, enquanto as cerdas vêm em 1.000; 2.000; 5.000; e denominações de 10.000 ienes. 

É aconselhável trocar seu dinheiro em uma casa de câmbio. Faça isso dentro do  próprio aeroporto de Tóquio. Além de às vezes compensar financeiramente, também acaba sendo mais seguro.

Dinheiro em Tóquio

Passeios imperdíveis perto de Tóquio 

Que tal após as olimpíadas, dedicar um tempo para conhecer melhor a cultura japonesa? Uma ótima opção é aproveitar para visitar algumas das cidades que ficam a poucas horas da região metropolitana de Tóquio como:

  • Kamakura: é considerada uma cidade sagrada pelos japoneses, ela é repleta de templos, santuários e monumentos espetaculares como o Daibutsu, o grande buda. 

Kamakura

  • Hakone: é uma região que ficou famosa por suas fontes termais, pela beleza natural e por seu lago Ashinoko, que tem como cenário de fundo e espetacular Monte Fuji. 

Hakone

  • Nikko: é uma cidade muito importante para o Japão, nela se encontra o luxuoso santuário de Toshogu, que é listado pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. Uma outra atração imperdível é seu parque nacional, que conta com uma beleza natural espetacular, como a grandiosa cachoeira de Kegon. 

Nikko

  • Osaka: além de ser extremamente moderna é a segunda maior cidade do país. O destino é perfeito para quem quer aproveitar em grande estilo a vida noturna japonesa.

Osaka

  • Kyoto: é a antiga capital japonesa, conhecida por sua tradição cultural milenar. Nela encontram-se uma enorme variedade de templos clássicos budistas, palácios imperiais, santuários e jardins espetaculares. 

Kyoto

Espero que estas informações possam te ajudar a programar melhor sua viagem para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Caso necessite dos serviços de nossa agência de viagem, estamos a disposição!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso instagram @trainsandtours

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS