Passe ou passagem de trem na França

Passe ou passagem de trem na França

Viajar de trem na França é uma ótima maneira de conhecer as principais cidades do país ou até mesmo visitar outras regiões da Europa. Apesar do conforto, é preciso bastante atenção com os tickets, as bagagens, os custos. Afinal, como planejar uma viagem assim?

Diferença entre passe e passagem de trem na França

Primeiramente, defina o tipo de passagem que você pretende comprar. A passagem de trem é válida apenas para uma viagem entre duas cidades, ou seja, com itinerários previamente selecionados.

Já o passe permite viagens ilimitadas de acordo com a quantidade de dias escolhidos. Você só precisa definir o(s) país(es) que pretende visitar para escolher o tipo de passe de trem.

Vantagens de comprar uma passagem

A escolha pela passagem de trem é ideal para aqueles que não planejam uma viagem muito extensa. Trata-se de uma opção mais econômica caso você já tenha em mente qual cidade(s) quer visitar e as datas.

Passe de trem: mais flexibilidade

Diferentemente das passagens, os passes garantem maior flexibilidade ao seu planejamento. Você pode fazer inúmeras viagens em uma área específica sem precisar definir horários e datas com antecedência.

Custos de viajar de trem na França

Comprar com antecedência é a chave para encontrar os melhores preços nas passagens de trens na França. Os valores podem duplicar ou até mesmo triplicar quando a compra é feita no mesmo dia.

Geralmente os trechos de trem na França costumam abrir para compra com 3 meses de antecedência da data da viagem.

Os passes de trem possui um custo fixo durante o ano e podem ser adquiridos com até 11 meses de antecedência.

custo

Reserva de assento nos trens de alta velocidade

Reservar assento é obrigatório nos trens de alta velocidade. Para isso, você pagará apenas uma pequena taxa em relação à tarifa padrão. Mas vale a pena para não perder tempo ou passar por situações desagradáveis no momento do embarque.

Embarque nos trens da França

Antes de entrar no vagão, procure validar sua passagem na composteur, uma maquininha espalhada pelas estações, para evitar multas durante o embarque. Os passes também precisam ser ativados, portanto, procure um guichê durante o primeiro dia de sua viagem de trem na França para a validação. Não esqueça de levar o seu passaporte, pois ele deverá ser solicitado.

Com isso, basta procurar pela sua plataforma de embarque através dos painéis das estações. Eles indicam o tipo do trem, o número, a hora e o destino para embarcar no vagão correto.

Onde colocar minha bagagem?

Esteja ciente do tamanho de sua mala. Ela precisa ser pequena para entrar no compartimento acima dos assentos. Caso seja grande, procure pelo setor destinado para elas, geralmente nas extremidades de cada vagão. Saiba que não existe um funcionário para despachar suas bagagens, portanto, cada um cuida de seus pertences.

bagagem-trem-europa

Diferenças entre a 1ª e a 2ª classe dos trens franceses

Assim como nos aviões, uma viagem de trem de primeira e segunda classe têm algumas diferenças. Os assentos costumam ser maiores e mais confortáveis, existe mais espaço para as bagagens e, em alguns casos, pode até encontrar wi-fi e lanches de cortesia. Obviamente, o preço da primeira classe é superior em relação a segunda.

TGV: o trem bala da França

Quando falamos de trem na França a primeira coisa que vem à cabeça é o Train à Grande Vitesse, ou TGV. Inaugurado na década de 1980, a joia da SNCF alcança uma velocidade acima de 320km/h.

As linhas do TGV partem de Paris e conectam todas as regiões do país – além de ser uma alternativa para conhecer o restante da Europa. A frota conecta a França com a Bélgica, Luxemburgo, Alemanha, Itália, Espanha e Suíça.

TGV

Principais estações de trem na França

  • Paris Nord Train Stations (Gare du Nord)

Ponto de partida para conhecer cidades francesas como Lille e Calais. É utilizada para conhecer a Bélgica, Holanda, Alemanha e até mesmo Londres – através do famoso Eurostar.

  • Paris-Gare de Lyon Train Stations

Local onde partem trens rumo ao sudeste, com paradas em regiões como Dijon, Lyon, Marselha e a Riviera Francesa, além de destinos da Itália, Espanha e Suíça. É da Gare de Lyon que você conseguirá chegar até Veneza e Milão.

  • Paris Est Train Station (Gare de l’Est)

Daqui, você conhecerá locais como Strasbourg e Reims. Também é o ponto de partida para conhecer as cidades alemãs Munique, Stuttgart, Hamburgo e Frankfurt.

  • Paris Montparnasse Train Station (Gare Montparnasse)

Onde partem trens sentido sudoeste. Através do TGV, você terá a oportunidade de conhecer a região francesa da Bretanha, Baixa Normandia, Aquitânia e até mesmo o Noroeste da Espanha.

  • Paris Austerlitz Train Station (Gare d’Austerlitz)

Ponto de partida para trens até o o Sul da França, onde ficam regiões como a Costa Azul. Daqui também partem trens noturnos para a Espanha.

Paris Est Train Station (Gare de l’Est)

 

Preparado para viajar de trem? Reserve agora mesmo seu passe ou passagem de trem na França!

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários:
  1. Alexandre Pires Casquilha

    Boa noite, gostaria se saber como faço para comprar passagem de trem de Paris para Itália….estou planejando viajar e gostaria de fazer esse translado de trem….
    Abraços,
    Alexandre Pires Casquilha

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Boa tarde Alexandre,

      Para que possamos te enviar uma cotação sem compromisso, preciso saber qual será a data da viagem de trem e qual a cidade de destino na Itália.

      Fico no aguardo dessas informações.

      Abraços,
      Daiana Menezes,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      relacionamento@lufthansacc.com

  2. Carlos Eduardo

    Bom dia!
    Tenho viagem planejada para Paris no período de 17 a 24 de janeiro de 2020. Somos cinco adultos e pretendemos fazer pelo menos uma viagem de trem. Pensamos na Bélgica, Holanda ou Suíça. Qual seria sua dica e cotação? Não temos exigência quanto à primeira ou segunda classe.

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Carlos,

      Em breve nosso consultor de viagem fará contato por e-mail para saber mais sobre sua viagem e posteriormente te dar dicas e enviar uma cotação sem compromisso.

      Espero que goste de nosso atendimento.

      Abraços,
      Sua Equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      relacionamento@lufthansacc.com

  3. Jose Valerio Philippi

    Excelente Post. Parabens!

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS