Minha viagem de trem para Machu Picchu

Minha viagem de trem para Machu Picchu

Viajei para o Peru em Agosto de 2015 e vou compartilhar com você os detalhes desta experiência fantástica que ficará para sempre em minha memória.

Viajar para o Peru e não visitar Machu Picchu é como ir ao Rio de Janeiro e não ver o Cristo Redentor, como ir à Paris e não subir na Torre Eiffel, como ir à Londres e não dar um giro na London Eye.

Além disso, o Peru é um país muito rico em história, misticismo e gastronomia.

Meu nome é Carolina Pereira e sou consultora de viagens da Trains and Tours Lufthansa City Center.

Início da viagem

Minha viagem tinha como foco conhecer Machu Picchu, mas como meu voo partiu de São Paulo em direção a Lima (capital do Peru), decidi passar dois dias por lá e visitar o centro histórico e a área do bairro Miraflores.

A arquitetura do shopping Larcomar é linda e é dali que sai o ônibus de turismo que te leva para uma visita guiada passando pelo Parque do Amor, ruínas bem próximas do centro da cidade e a Plaza de Armas com parada para fotos, caminhada pelas ruas adjacentes e visita interna ao Convento de São Francisco.

Plaza de Armas

À noite, é imprescindível dar uma passada no Parque das Águas, uma área verde na cidade com fontes que dão show de luzes e cores. É o parque com maior número de fontes e por isso está no Livro dos Records.

Você ainda pode finalizar sua noite com um jantar em um dos muitos restaurantes que servem o famoso ceviche e tomar a minha bebida peruana preferida: a chicha morada, bebida feita a base de milho roxo. Claro, não deixe de tomar um pisco sour, outra bebida famosíssima deste país.

gastronomia-peru

Partindo de Lima para Cusco

Voei de Lima à Cusco e logo na chegada senti o ar mais seco. O guia que me recebeu deu algumas dicas a respeito do clima e sugeriu que eu ficasse ao menos uma horinha no quarto do hotel, tomando chá de coca.

Sem pressa, sai à noite em direção a Plaza de Armas, um verdadeiro caldeirão de nacionalidades, gente de tudo quanto é canto em busca de aventura.

As farmácias ficam abertas até mais tarde e você encontra tudo para passar bem a sua estadia na cidade, desde óculos de sol, protetores solares e repelentes até balas de coca e balões de oxigênio para aliviar a respiração.

Passar um dia na cidade antes de subir à Machu Picchu é uma boa dica. Algumas pessoas apresentam dores de cabeça, náuseas e até desmaiam, então é bom aproveitar separar um dia para visitar o centro da cidade e já ir se acostumando com o clima da região.

Trem de Cusco para Aguas Calientes

Após um dia na cidade, você já está pronto para um tour super especial, que começa bem cedo, por volta das 5:30. Todos os hotéis começam a servir café da manhã nesse horário. Os trens começam a sair a partir das 6:30.

estacao-de-trem-aguas-calientes

Estação de trem em Aguas Calientes

4 itens indispensáveis para sua viagem

1 – Traslado do seu hotel para a Estação de Trens. Pode ser Poroy ou Ollantaytambo. A estação de Poroy fica cerca de uns 25 minutos do centro de Cusco. A estação de Ollantaytambo fica cerca de 1 hora e meia.

2 – Bilhete de Trem para viagem de Cusco à Aguas Calientes. Você poderá escolher entre 3 trens para fazer a viagem (Vistadome, Hiram Bingham ou Inca Rail).

3 – Bilhete de ônibus para subida e descida de Aguas Calientes à Machu Picchu. A subida leva cerca de 30 minutos. Os ônibus saem a cada 5 minutos, não há muita espera na fila.

4 – Guia para visita a Machu Picchu. O passeio lá em cima com esses profissionais faz toda a diferença, eu super recomendo!

O Serviço de Traslado me pegou no hotel e entregou o bilhete para embarque no trem. O assistente deu todas as informações importantes e respondeu às dúvidas do grupo que estava comigo. O povo peruano é muito gentil!

Viajei com o Trem Vistadome. Foram cerca de 4 horas de viagem com o café da manhã servido por volta das 9:00.

cafe-da-manha-trem-vistadome

Café da manhã a bordo do trem Vistadome.

Enquanto o trem segue viagem, a paisagem se modifica a cada momento.

paisagem-cusco

Chegando à Estação de Aguas Calientes

Na chegada à Estação de Aguas Calientes, a guia já estava a espera do grupo para nos levar até o local de embarque no ônibus. Fica cerca de 2 minutos da estação de trens.

onibus-para-machu-picchu

Ponto de saída dos ônibus para subida à Machu Picchu.

Recebemos da guia o bilhete de embarque no ônibus e subimos com turistas de todo o mundo. Pairava um ar de ansiedade no ônibus e cada vez mais nos aproximávamos do nosso destino tão esperado.

Machu Picchu, uma experiência que vale a pena

Lá em cima, na porta de entrada do Parque, a guia encontrou o grupo novamente. Entramos, carimbamos o passaporte com o símbolo da montanha (não esqueça de seu passaporte para registrar essa lembrança). Começamos o tour, passando pelo setor agrícola, templos, casas e aquele ponto super famoso onde todo bom turista deve fazer uma foto!

machu-picchu-carol

4 coisas que você não deve esquecer

  • Leve um lanche rápido para comer durante a visita, barrinha de cereal, sucos, frutas. Não há nada para se comprar dentro das ruínas;
  • Aproveite seu tempo dentro do Parque após a visita guiada. Faça aquelas fotos de ângulos diferentes, pare para descansar e apreciar a paisagem linda;
  • Não deixe de levar: óculos de sol, boné, protetor solar e repelente (muito repelente);
  • Leve água e muita disposição para caminhar, você irá precisar.

Na base da Montanha, existe um único Hotel que oferece hospedagem para aqueles que querem “amanhecer em Machu Picchu” é o Belmond Sanctuary Lodge. Para quem não se hospeda por lá, pode ao menos tomar um sorvete caseiro para abrandar o calor forte que faz lá encima.

Após a visita a Machu Picchu

O ideal é pegar um ônibus de volta à Aguas Calientes com pelo menos uma hora e meia de antecedência da saída do trem em direção a Cusco.

Aguas Calientes é um povoado bem pequeno e cheio de turistas. Sugiro reservar um tempo antes de embarcar no trem para dar um giro pela cidadela e conhecer o mercado de produtos típicos com muita oferta de artesanato.

aguas-calientes

Para quem caminhou demais e está com dores nos pés, existem pequenos estabelecimentos na cidade que oferecem massagens.

Se ainda não conhece Machu Picchu e adora natureza, paisagens belíssimas e caminhada, sem dúvidas este é o destino certo. Eu acabei indo sozinha, mas se puder ir com amigos ou até mesmo em casal, provavelmente sua viagem será ainda mais prazerosa!

E você, já foi para Machu Picchu ou está pensando em ir?

 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

33 Comentários:
  1. CLAUDIO SILVA

    VC ACHA QUE UM DIA EM MACHU É SUFICIENTE. NÃO QUERO FAZER TRILHAS GIGANTES. QUERO CHEGAR DE TREM. PASSEAR.DORMIR EM UM BOM HOTEL E IR EMBORA PRA CUSCO. O QUE VC ACHA?

  2. CLAUDIO SILVA

    Por favor, vou abusar um pouco. Estou pensando em ir em MARÇO.2018

    Chegar direto pra Cusco. Passar um dia. No outro dia ir direto pra Machu Picchu. E no outro dia voltar para passar mais dois dias em Cusco. No total de 04 dias e talvez voltar para passar mais um em Lima. E o que é Aguas Calientes? Muitas perguntas né…? rsrs

    Minha preocupação número um é a passagem de trem do VistaDome, será que ao chegar terei dificuldades em comprar passagens?

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Boa tarde,

      Acho o seu roteiro interessante, chegar em Cusco, ficar um dia para conhecer a cidade, no segundo ir para Machu Picchu e depois ficar mais dois dias em Cusco (poderia fazer as excursões ao Vale Sagrado com Mercado Pisac etc).

      Águas Calientes é o nome da cidade onde o trem que sai de Cusco chega para a partir daí, fazer a subida em ônibus regular até a Montanha. Entendo que você queira então fazer um pernoite em Aguas Calientes, ou seja, aos pés da Montanha e depois só então retornar para Cusco para ficar mais dois dias, correto? O melhor é sempre comprar a passagem de trem com antecedência (sugiro no mínimo 15 dias) pois no local há muitos turistas que deixam para comprar depois e acabam viajando nos horários mais tardios. No caso nós vendemos a passagem, se quiser.

      Importante lembrar que também é necessário a compra do bilhete de entrada a Machu Picchu, o que recomendo também adquirir com antecedência já que existe um número máximo de pessoas permitidas a entrar em cada dia (Somente 2500 pessoas por dia podem visitar a cidadela de Machu Picchu). Também vendemos este bilhete.

      Ao final de tudo, passar por Lima será interessante, assim você poderá ter uma visão do Peru rústico e tradicional em Cusco e poder apreciar a modernidade e mesmo algumas ruínas na cidade de Lima.

      Dica: é muito importante lembrar que em Março é um mês que ainda há chuvas em Cusco e os trens só saem da Estação de Ollantaytambo que fica cerca de 1h30/2hrs de Cusco. Se puder viajar em Abril é melhor.

      Caso precise de nossos serviços, estamos a disposição.

      Abraço,
      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      https://www.lufthansacc.com

  3. CLAUDIO SILVA

    OK! O que eu posso comprar com vcs ( trem, entrada para Machu, onibus, etc…)? Mais alguma boa dica para Cusco. Festa, passeio, etc?

  4. Trains & Tours Lufthansa City Center

    Exato Claudio, você pode comprar todos estes serviços conosco e já sair com a viagem programada aqui do Brasil, evitando dores de cabeça.

    Quando entrar em contato conosco para adquirir estes serviços, nosso consultor lhe dará dicas e passeios referente ao período que você estará viajando.

    Abraço,
    Sua equipe,
    Trains and Tours Lufthansa City Center
    (11) 4878-1085

  5. SERGIO TIAGO DA SILVA

    Boa tarde.
    Sou do interior de São Paulo e estamos programando uma viagem de Moto até Machu Picchu (PE) e Salar de Uyuni (BO ) no mês de Janeiro devido ser o Mês que ficou melhor para que todos participantes pudessem ir .
    Estaremos chegando em Cusco no dia 14/01/2018..
    Ficaremos um dia em Cusco, no próximo dia (15/01)pela manhã pegaremos o trem PERÚ RAIL para Águas Calientes, visitaremos Machu Picchu no período da tarde e pernoitaremos em Águas Calientes..
    No outro dia (16/01) retornaremos no período da manhã de Machu Picchu para Ollantaytambo pela INCA RAIL e pegaremos um ônibus até Cusco…. ficando esse resto de dia para fazer alguns passseios em Cusco….
    E no próximo dia (17/01) seguiremos viagem para Arequipa…

    Vcs acham que nesse período de Janeiro, conseguiremos fazer um passeio legal em Machu Picchu e Região???
    As chuvas desse período são muito fortes, ou a gente consegue fazer os passeios tranquilos….?????
    Outros meses ficariam mais difícil para todos irem… Tem que ser em Janeiro….

    Um grande Abraço
    Grato
    Tiago

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Boa tarde Sergio,

      Janeiro é que nem aqui no Brasil, tem aquelas pancadas de chuvas. O que recomendamos é ir a partir de Abril. Mas caso queira arriscar também é possível.

      Caso precise de uma cotação trabalhamos com o trem Inca Rail https://lufthansacc.com/trem-de-luxo/inca-rail-machu-picchu/ e com pacotes para Machu Picchu https://lufthansacc.com/pacotes-de-viagem/peru/

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

    • Sandra

      Sérgio, td bem? Você foi para o Peru. Jan/17? Se sim, pegou chuva por lá? Se sim, te atrapalhou ou impossibilitou de fazer algum passeio? Eu como vc só consigo em Janeiro e estou querendo ir mês que vêm! Desde já agradeço sua resposta.

  6. Diogo

    Olá, estou programando uma viagem para Cusco em maio de 2018. Ainda está um pouco longe, mas estou organizando os roteiros. Pretendo ficar cerca de 10 dias em Cusco e gostaria, obviamente, de conhecer Machu Picchu.

    O relato acima me esclareceu várias dúvidas, mas eu gostaria de outras informaçoes:

    1. é possível comprar as passagens de trem de Cusco até Aguas Calientes e vice-versa com antecedência (com quanto tempo de antecedência seria bom);
    2. as passagens de ônibus para fazer a subida até Machu Picchu e depois a descida também podem ser compradas com antecedência (e com quanto tempo);
    3. para aproveitar a expedição, eu gostaria de pernoitar em Aguas Calientes. Vocês trabalham com hotéis também?

    Enfim, acho que essas são as principais dúvidas.

    Obrigado!

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Olá Diogo, bom dia!

      Você quer ficar hospedado durante 10 dias apenas em Cusco? Eu recomendaria dividir esse período entre o Vale Sagrado, pois há muitas visitas interessantes que podemos oferecer para você.

      Iremos receber as tarifas dos trens e demais serviços para 2018 entre Dezembro de 2017 e Janeiro de 2018 e a partir desse momento já podemos efetuar reservas e vendas. Recomendo a compra dos trechos de trem, ônibus e ingressos com antecedência, pois o Parque Arqueológico de Machu Pichhu permite a visitação de no máximo 2.000 pessoas por dia.

      Note que vendemos todos os itens desde os trechos de trem de Cusco a Aguas Calientes e vice versa, o ônibus de Aguas Calientes até Machu Pichhu e vice versa, ingresso para os sítios arqueológico, hotelaria em todas as cidades, visitas guiadas etc.

      Para solicitação de cotação, peço que entre em contato conosco no final de Dezembro de 2017 através do e-mail: pacotesite@lufthansacc.com ou (11) 4878-1085.

      Permanecemos a disposição.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  7. Isys Farias

    Olá!

    Estamos programando uma viagem para Machu Picchu em julho de 2018.
    Iremos em um grupo de mais ou menos umas 12 pessoas entre elas duas crianças comidades entre 7 e 11 anos, e alguns com idade entre 59 e 70 anos.
    Há alguma restrição de idade para subir ou é tranquilo?
    queremos ficar um dia em Cusco e subir a montanha, o que podemos cotar com vocês? passagens aéreas, passeios, trem, ônibus.
    estou meio perdida para organizar é nossa primeira viagem para realização de um sonho em conhecer esse lugar mágico.

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Boa tarde Isys,

      Nós oferecemos todos os serviços desde a passagem aérea do Brasil até Lima e/ou Cusco até o ingresso para o sítio arqueológico de Machu Pichhu. Podemos cotar cada item de sua viagem. Note porém que no momento podemos apenas lhe informar as tarifas da passagem aérea e da hospedagem nas cidades (Lima, Cusco, Aguas Calientes e outras).

      Os trechos de trem entre Cusco e Aguas Calientes e vice versa, ônibus de Aguas Calientes a Machu Pichhu e vice versa, ingresso para a citadela de Machu Pichhu, serviço de um guia etc. só poderemos informar as tarifas entre Dezembro/2017 ou Janeiro/2018, pois estamos aguardando o envio de nossos fornecedores com as tarifas atualizadas para temporada de 2018.

      Não há restrições explícitas, porém não recomendamos a viagem para quem possui mobilidade reduzida, dificuldade para realizar algum esforço físico, problemas respiratórios e outros, pois a diferença de altitude já afeta pessoas com boa saúde (desde leves dores de cabeça até tontura ou cansaço). Por outro lado, às vezes apenas um ou dois dias em Lima ou Cusco já são o suficiente para as pessoas se adaptarem.

      Para solicitações de cotação, peço que entre em contato conosco através do e-mail: pacotesite@lufthansacc.com ou ligue para (11) 4878-1085 para lhe auxiliarmos com cada detalhe da realização de seu sonho!

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  8. Nicolle Vaz

    Olá,
    tenho interesse em comprar o tour do Vale Sagrado para o próximo dia 17 de novembro, posteriormente pegando o trem que sai de Ollantaytambo no mesmo dia para Aguas Calientes (INCA RAIL). Retorno no dia 18 (Aguas Calientes- Poroy). Seria possível comprar com vocês o tour e as passagens de trem? Os ingressos eu já adquiri. Aguado contato por email. Obrigada.

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Nicolle,

      Uma de nossas consultoras entrará em contato com você por e-mail para te passar os valores das passagens e dos tours.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  9. Hélio Boaventura filho

    Estamos indo de carro. Dá para ir até Águas Calientes de carro?

    • Fernando Rodrigues

      Olá Hélio,

      É possível, mas não é recomendável, somente para aventureiros.

      O caminho é perigoso, muito sinuoso, barrancos e leva umas 6 horas.

      Chegará ao povoado de santa teresa, e depois terá que caminhar até Águas Calientes aproximadamente mais duas horas. Definitivamente não recomendo fazer de carro este trajeto.

      Abraços,
      Fernando Rodrigues
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      https://www.lufthansacc.com
      (11) 4878-1085

  10. Pedro Tannus

    Boa noite.

    Estou indo para o Peru agora em Janeiro. Pretendo ficar dormir em Cusco e no dia seguinte fazer o passeio no Vale Sagrado, porém gostaria de terminar o passeio e seguir para Águas Calientes. É possível? Qual o horário do último trem saindo de Ollantaytambo? Existem outros meios de locomoção até a cidade?

    Obrigada!

    • Fernando Rodrigues

      Bom dia Pedro,

      Sim, é possível embarcar no trem no Vale Sagrado e fazer a rota até Aguas Calientes.

      O Trem Expedition é o último que sai da Estação de Ollantaytambo (em Janeiro) às 21h00. A chegada em Aguas Calientes é aprox. às 22h45.

      Como o mês de Janeiro é época de chuvas não é recomendado viajar em outro meio de transporte que não seja o trem nessa rota específica.

      Ainda podemos oferecer o transporte em ônibus de Aguas Calienets até Machu Pichhu e de volta, assim como o ingresso ao Parque Arqueológico e o serviço de guia que desde 2017 se tornou obrigatório por questões de segurança pública.

      Para solicitar uma cotação, peço que entre em contato com pacotesite@lufthansacc.com

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  11. Luana

    Olá!

    Chegarei no Peru dia 18 de janeiro, estamos fazendo essa viagem de carro e os dias estão muito apertados. Gostaria muito de visitar o Machu Picchu.

    Iremos chegar em Cusco lá para as 10h da manhã, e já queria aproveitar esse mesmo dia para fazer o passeio de trem e conhecer!
    Não queremos fazer as trilhas, nos interessamos apenas pelo passeio de trem e passar um tempo para conhecer o principal.

    Será que eu consigo fazer isso? Teria horário de trem e ônibus subindo depois da meio dia? Você sabe me informar?

    E aí precisaria voltar nesse mesmo dia para dormir em Cusco, pois já até reservamos o hotel. Seria possível? Ir e voltar no período da tarde e da noite?

    Agradeço desde já, e aguardo retorno.

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia

      Como já esta muito em cima da hora, não temos tempo hábil de verificar com o nosso fornecedor local e te passar uma cotação com preços e horários. Mas você pode tentar diretamente na estação de trem em Cusco para verificar a disponibilidade.

      Lá terá que verificar o trem de Ollantaytambo até Aguas Calientes, pois a estação de Poroy não opera nos meses de Janeiro a Abril devido a época de chuvas. Também terá que comprar o ônibus de Águas Calientes a Machu Pichhu e da volta, assim como ingresso para entrar no parque arqueológico e guia para a visita.

      Por fim, o trem de Águas Calientes a Ollantaytambo (estação que está localizada a 1h30min do centro de Cusco).

      Da próxima vez nos procure com mais antecedência, assim podemos te orientar melhor e já enviar opções de preços e horários dos trens.

      Abraço e espero que tenha uma ótima viagem!

      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      contato@lufthansacc.com

  12. nelson

    ótima descrição da viaje. Estive lá recentemente e a única diferença é que a visita a Machu Pichu ou você vai de manhã ou a tarde. Não é mais permitido ficar o dia todo

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Nelson,

      Obrigado por sua informação.

      Precisando pode contar com os serviços de nossa agência de viagens.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  13. Orlando Manoel dos Santos

    gostaria de conhecer, lugar lindo, vou me preparar e qualquer dia faço esse passeio,junto com a esposa !

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Orlando,

      É lindo mesmo. Tenho certeza que tanto você quanto sua esposa gostarão deste passeio.

      Assim que decidir, entre em contato com nossa agência de viagens para receber uma cotação sem compromisso!

      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  14. ALCYR ALVES VIANA NETO

    Estou indo para cuscu no dia 21/01/2019 e retorno para Lima no dia 28/01, portanto, uma semana para conhecer tudo. Qual o valor para conhecer machu picchu. Serão para três adultos. Pretendo ir pela manhã e retornar a noite. dá para conhecer?

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Alcyr,

      Vou encaminhar seu comentário para um de nossos consultores de viagem que irá entrar em contato para te dar mais detalhes desta viagem e te passar uma cotação sem compromisso.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      relacionamento@lufthansacc.com

  15. higor Coutinho

    oi tudo bem !!!

    vou em julho e sozinho estou com muito medo me ajuda hlep-me

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Boa tarde Higor,

      Somos uma agência de viagens com profissionais especializados neste destino e que poderão te ajudar a planejar sua viagem da melhor forma possível.

      Caso tenha interesse, entre em contato conosco por telefone ou por e-mai.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      relacionamento@lufthansacc.com

  16. neri v da silva

    estou pensando ir final do ano com a família

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Boa tarde Neri,

      Já sabe qual a data exata da viagem e a quantidade de dias que pretende ficar no Peru?

      Entre em contato conosco através do 11 4878-1085 ou relacionamento@lufthansacc.com para que um de nossos consultores possa te ajudar a planejar sua viagem da melhor forma possível.

      Se estiver em São Paulo e preferir pode se dirigir até a nossa agência de viagens, localizada na Av. Santo Amaro, 4644 – Loja 5 – Brooklin.

      Abraços,
      Sua Equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      relacionamento@lufthansacc.com

  17. Andre Zanetti

    Boa tarde, meu nome e’ Andre’ Zanetti,quero comemorar meu aniversario de 50 anos em Machu Picchu em dezembro de 2021.Gostaria de saber se ja posso começar a pagar o pacote onde começa em Cusco…

    • TT Operadora Lufthansa City Center

      Bom dia Andre!

      Em breve um de nossos consultores fará contato com o Sr. por e-mail. Espero que goste do nosso atendimento e comemore o aniversário de 50 anos em grande estilo.

      Abraços,
      Sua agência de viagens,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      relacionamento@lufthansacc.com

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS