As viagens de trem na Europa vêm se tornando cada vez mais as preferidas dos viajantes, pela praticidade, valor acessível, conforto e, principalmente, pelas paisagens memoráveis que se pode apreciar com tranquilidade.
A verdade é que quem experimenta viajar assim uma vez, se apaixona para sempre! Se você ainda está na dúvida, confira uma lista de 6 países onde viajar de trem é uma experiência maravilhosa!
Trem na Suíça
A Suíça é conhecida por suas belíssimas paisagens. Agora, imagine poder sentar confortavelmente e simplesmente apreciar essas paisagens pela janela? Isso só é possível ao viajar de trem.
Viajando de trem na Suíça você verá todo tipo de paisagem, como geleiras, bosques, lagos e montanhas. Cada cidade ou região tem suas peculiaridades: por exemplo, na capital Berna você não pode deixar de conhecer a histórica Torre do Relógio; em Zurique, o destaque é a vida noturna; em Valais são as geleiras. E há muito mais a se conhecer nesse país tão bonito e incrível!
E, independente das cidades que escolher visitar, experimente pelo menos uma vez uma deliciosa fondue, prato típico suíço e irresistível! Na hora das compras não se esqueça de levar muitos chocolates, afinal os chocolates suíços são considerados os melhores do mundo. Perfeitos para presentear ou saborear durante a viagem mesmo.
Todas as cidades suíças são atendidas pela excelente rede ferroviária do país. A maneira mais fácil de aproveitar essas facilidades é adquirindo um passe de trem, o Swiss Pass, que permite viagens ilimitadas pelo Swiss Travel System, que engloba não somente os trens, mas também os barcos, ônibus e bondes, por períodos variando entre três dias e um mês. Tudo para você se deslocar com tranquilidade e zero preocupação!
Trem na Itália
Na Itália é quase indispensável experimentar a viagem de trem. Além das paisagens estonteantes, seus trens de alta velocidade são muito famosos. Você viaja rapidamente e com muito conforto tanto pela Trenitalia, companhia ferroviária tradicional, quanto pela Italo, também conhecida como “trem da Ferrari”, mais nova e moderna.
Os trens de alta velocidade da Italo conectam dez cidades: Roma, Turim, Milão, Veneza, Pádua, Reggio Emilia, Bolonha, Florença, Nápoles e Salerno. Os da Trenitalia ligam Turim a Salerno e também passam por Milão, Florença, Roma e Nápoles (Frecciarossa); Roma, Veneza, Verona, Bolzano, Bari, Lecce, Lamezia Terme e Reggio Calabria (Frecciargento); Milão, Veneza, Udine, Trieste, Genova, Roma, Bari e Lecce (Frecciabianca).
Na Itália são tantos os belos lugares a se visitar que é até difícil escolher os principais. Na Toscana são os imperdíveis bosques de oliveiras, em Florença são os inúmeros locais respirando arte, em Veneza são os românticos canais. A lista segue, infinita. Se você tiver a oportunidade de passar por Nápoles, não deixe de provar uma maravilhosa pizza, já que a cidade é a capital dessa iguaria tão amada pelos brasileiros e pelos italianos. Roma, a capital oficial, e Milão, a capital da moda, dispensam apresentações. Aliás se você esta pensando em ir de Roma para Milão, certamente o trem será a melhor opção.
O passe de trem italiano é o Eurail Italy Pass, e com ele você viaja ilimitado por toda a rede de trens nacionais do país, com segurança e facilidade. Há descontos para crianças e para grupos de duas a cinco pessoas viajando juntas.
Trem na Áustria
A Áustria é um país muito elegante, principalmente Viena e Salzburgo, e conhece-lo a bordo de um trem trará ainda mais charme para sua experiência. São diversos trens diurnos e noturnos que irão facilitar bastante a logística de suas férias.
Uma rota de trem bastante popular no país é: Viena – Graz – Salzburgo – Innsbruck. Com esse roteiro é possível conhecer as cidades mais importantes em pouco tempo. Quem é fã de “A Noviça Rebelde” não pode perder o tour em Salzburgo, que percorre os locais mostrados no filme. Para quem curte esportes de inverno, duas cidades imperdíveis são Hinterglemm e Saalbach.
O passe de trem da Áustria é o Eurail Austria Pass e, assim como o passe italiano, oferece descontos para crianças e para grupos de duas a cinco pessoas viajando juntas. Sem dúvida uma ótima maneira para conhecer esse esplendoroso país!
Trem na França
Se você está planejando sua primeira viagem à Europa, provavelmente pretende incluir a França em seu roteiro, afinal esse país icônico tem muito a se explorar! Todos deveriam ir à França pelo menos uma vez na vida, o destino turístico mais popular do mundo.
Você pode preferir o glamour de Paris, o prestígio da Riviera Francesa ou talvez a sofisticação da Côte D’Azur. Não importa os lugares de sua preferência, reserve um tempo para parar e provar com calma um bom vinho e a renomada culinária francesa.
Ao optar pelo trem na França, você poderá ir a bordo do TGV Lyria, um moderno trem que viaja de Paris à Suíça pela linha norte, e da costa mediterrânea da França (Nice, Marselha e Montpellier) para Genebra pela linha sul. Além dele há, entre outros, o Thalys, que conecta Paris a Amsterdã, Bruxelas e Colônia, e o Eurostar, que conecta Paris a Londres, e Lille a Bruxelas.
O passe de trem francês é o France Rail Pass, que oferece viagens ilimitadas na rede de trens nacionais, sem necessidade de marcar horário para embarque, além dos descontos para crianças e grupos de 2 a 5 pessoas viajando juntas. Além disso, você pode conseguir descontos em hotéis e ingressos de museus. Você viaja com liberdade e ainda economiza para gastar mais em boas compras. Boa troca, não?
Trem na Noruega
A Noruega é um país interessantíssimo e por vezes deixado de lado nos roteiros turísticos, o que é um pecado, principalmente para os amantes das viagens de trem na Europa. Sua linha ferroviária, a NSB, conta com linhas modernas, que vão de Kristiansand até Bodø, acima do Círculo Ártico.
As paisagens são de tirar o fôlego, com seus fiordes, lagos e áreas montanhosas. Um roteiro bastante conhecido é Stavanger – Bergen – Myrdal/Flåm – Oslo – Trondheim. Se tiver oportunidade, não deixe de conhecer a ferrovia mais íngreme do mundo, a Ferrovia de Flåm.
Na gastronomia, as carnes de rena e de alce são muito apreciadas pelos locais, além dos pratos típicos smalahove (cabeça de carneiro defumada) e raksfisk (trufa fermentada).
Outras ferrovias imperdíveis são a Rauma, onde foram gravadas cenas de “Harry Potter e o Enigma do Príncipe”, e a Nordland, de onde há a possibilidade de ver o famoso sol da meia-noite e as inacreditáveis luzes da aurora boreal. Você nem imaginava que tinha tanta coisa bacana para conhecer na Noruega, não é?
Com o Norway Pass, além de viagens ilimitadas dentro do país, você ganha descontos em hotéis, museus e viagens de ferry. É uma maneira despreocupada e divertida de conhecer a Noruega!
Trem na Alemanha
A Alemanha é outro destino muito procurado, e com razão! É um país com passeios para todos os gostos e tipos de viajantes, com uma culinária e uma cultura ricas e cativantes. Desde quem procura muita festa na Oktoberfest de Munique ou um pouco de magia no Castelo de Neuschwanstein, ninguém sai decepcionado da Alemanha. E por favor, não se esqueça de provar o autêntico Apfelstrudel!
É muito fácil explorar Munique, Berlim, Frankfurt e todas as belas cidades alemãs de trem. Com o passe de trem na Alemanha, German Rail Pass, você pode fazer viagens ilimitadas por um período de 5 a 15 dias consecutivos ou se preferir utilizar de 3 a 10 dias durante o período de 30 dias a contar da primeira viagem. Tudo isto por um preço fixo.
O ICE (Intercity Express), é o trem de alta velocidade mais popular da Alemanha, podendo chegar a impressionante velocidade de 300 km/h. Conforto e modernidade certamente são componentes indispensáveis deste trem. Viaje de trem pela Alemanha e desfrute desta experiência única e prazerosa!
E você já visitou algum desses países ou tem alguma dica para quem vai viajar de trem na Europa? Conte para a gente nos comentários!
Deixe seu comentário