Alemanha para iniciantes: o que saber antes de conhecer o país

Alemanha para iniciantes: o que saber antes de conhecer o país

Com sua cultura única, símbolos históricos, rica culinária, excelente variedade de cervejas, vinhos e bebidas únicas produzidas por um povo altamente educado, culto e hospitaleiro, a Alemanha é um destino de viagem de primeira linha. O país é, sem sombra de dúvidas, um que faz valer a visita em todas as regiões e por isso preparamos algumas dicas importantes para que sua viagem para a Alemanha seja inesquecível.

O que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha

1 – Visto de viagem para a Alemanha

A primeira coisa que todo viajante deve ter em mente é a importância de se fazer um checklist básico antes de qualquer viagem. No caso da Alemanha, assim como a maioria dos países europeus, viajantes brasileiros que permaneceram por até três meses não precisam de visto. No entanto, você deverá ter o passaporte com uma validade mínima de 6 meses da data de seu retorno.

2 – Transporte dentro da Alemanha

Não há um estado alemão que não tenha boas estações ferroviárias, o que faz dos trens um dos transportes mais procurados por quem está em viagem pela Alemanha. Muitos optam por viajar em trens de alta velocidade, que transitam por todo país de maneira rápida, eficiente e muito confortável.

A dica é caso queira comprar passagens de trem na Alemanha, faça reservas com com antecedência e garanta as melhores tarifas.

Já as estradas alemãs são uma história à parte. O país que fabrica alguns dos carros mais famosos que existem, possui também estradas espetaculares, entre elas, as “Autobahns”, com trechos onde não há limite de velocidade. Porém, é preciso entender as placas em alemão, a legislação de trânsito do país e, principalmente, estar atento aos caminhos que vai percorrer pela viagem. Viajar de carro pode ser uma viagem e tanto, mas é preciso mais cuidado e cautela para garantir que tudo saia como planejado.

3 – Explore o interior do país

Grandes cidades, como Berlim e Munique, são ótimas para experimentar a vida noturna, conhecer museus, ter contato com muitas culturas e entender como funcionam as metrópoles e a vida urbana no país, mas a Alemanha também é um lugar de muitas lendas e histórias seculares.

Da mística Floresta Negra até a infinidade de castelos de conto de fadas, espalhados pelos campos germânicos, há muito a explorar. O Castelo de Neuschwanstein, no extremo sul do país, a cidade litorânea de Laböe, no extremo norte, e pequenas cidades medievais que sobreviveram às guerras por que o país passou, como Luneburg, fazem valer um desvio das grandes cidades. A grande maioria dos locais pode ser acessada de trem, o que facilita muito a vida do viajante que pode curtir a paisagem enquanto explora o país.

4 – Lembre-se de validar seu passe de trem

A maioria das pessoas que visita Berlim e outras cidades do país pela primeira vez se surpreende com o fato de que não há nenhuma catraca ou funcionários que verifiquem os bilhetes de embarque na entrada das estações.

Esteja ciente, porém, de que existem fiscais espalhados pelas estações e viajando em vagões aleatoriamente para verificar se todos os passageiros estão com os passes de trem validados. Não validar o passe tanto em viagens dentro das cidades quanto nas interurbanas é uma infração que rende uma multa que dói no bolso (parte de €60). Por isso, não se esqueça de validar o seu passe de trem antes de embarcar no trem!

5 – Comunique-se

Falar bem inglês ajuda bastante a vida de quem está em viagem pela Alemanha. Porém, enquanto nas grandes cidades a maioria das pessoas fala a língua inglesa, no interior do país não é bem assim.

Os alemães do interior podem não entender uma palavra de inglês ou de qualquer língua que não o alemão. Por isso, é de bom grado tentar aprender algumas frases básicas antes de viajar para, pelo menos, mostrar interesse em se comunicar. De qualquer forma, no geral os alemães são bastante receptivos e se mostram muito dispostos a ajudar os turistas que respeitam as regras e que são cordiais com eles. Todo anfitrião vê com simpatia quando um visitante procura se comunicar no idioma local, nem que seja para dizer “guten Morgen” (bom dia).

6 – Beba “ouro em copo”

Sim. A Alemanha é o país número um dos amantes da cerveja e elas são apreciadas até na hora do almoço, em dias de trabalho. E com tanta variedade e tipos, não vão faltar opções para descobrir mais sobre essa bebida que é símbolo no país.

Enquanto a região da Baviera é responsável pela fama internacional de cervejeira que a Alemanha tem, impulsionada pela tradição e sucesso da Oktoberfest de Munique, a capital alemã, Berlim, está no centro de uma revolução de cervejas artesanais e, mais ao norte, cidades como Alpirsbach, Erfurt, Bamberg e Görlitz, abrigam cervejarias conhecidas por produzirem suas bebidas com tanta qualidade que muitos dizem que eles servem, na verdade, “ouro em copo”. Prost!

7 – Descanse no domingo

Em todo o país, a grande maioria das lojas, supermercados e farmácias fecha aos domingos. Este é um dia de descanso para os alemães, então é importante ter cuidado para comprar tudo que precisa nos outros dias e deixar o domingo para atividades de lazer. Cafés e restaurantes, no entanto, funcionam normalmente todo o fim de semana. Os alemães levam o descanso de domingo tão a sério que, em algumas cidades, é proibido até passar aspirador neste dia para não incomodar os vizinhos.

8 – Obedeça as regras

Falando em regras, os alemães levam elas muito a sério e não há espaço para exceções. E isso vale para tudo: desde as leis que parecem inócuas, como a do aspirador, ou atravessar a rua fora da faixa (mesmo que seja de madrugada, com neve e não haja nenhum carro à vista) até as mais graves. Desvios de conduta podem render multas pesadas.

9 – Seja pontual

Os alemães valorizam muito a pontualidade e chegar atrasado a um encontro pode ser entendido como uma atitude desrespeitosa. Uma das lições mais importantes que uma viagem à Alemanha nos ensina é a importância do tempo – o seu e das pessoas com quem você se relaciona.

10 – Ande sempre com dinheiro

Muitos proprietários de pequenos negócios, bares e restaurantes não possuem máquinas de cartão e há outros tantos que só aceitam cartões alemães ou europeus. Por isso, lembre-se sempre de manter alguns euros em sua carteira para evitar problemas.

Gostou deste conteúdo? Então comece já a planejar sua viagem para a Alemanha! Clique aqui e converse com um dos nossos consultores.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários:
  1. teresinha

    Excelente Gostaria de saber se é fácil dirigir na Alemanha, informações sobre aluguel de carro, estacionamento, preços,etc

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Boa tarde Teresinha,

      Favor ligar no 11 5094-9494 e falar com um de nossos consultores especializados em Alemanha. Assim você pode tirar suas dúvidas e pedir uma cotação sem compromisso referente a aluguel de carro na Alemanha.

      Espero que goste de nosso atendimento.

      Abraços,
      Sua Equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS