As 7 mais belas rotas de trem na Alemanha

As 7 mais belas rotas de trem na Alemanha

A Alemanha é um país muito apreciado pelos turistas, graças a suas lindas paisagens, modernos centros urbanos, deliciosa gastronomia e muito mais. Além disso, para os amantes de viagens de trem, existem passeios encantadores a se fazer.

Nesse artigo iremos falar um pouco sobre sete das mais belas rotas de trem na Alemanha. Aproveite e se inspire para suas próximas férias!

1 – Trem de Offenburg para Konstanz (Rota da Floresta Negra)

A Rota da Floresta Negra é muito conhecida, afinal as paisagens são deslumbrantes. A Floresta Negra (Schwarzwald em alemão) é uma cordilheira do sudoeste da Alemanha, atravessada pela linha divisória de águas entre o Oceano Atlântico e o Mar Negro. Sua linha ferroviária percorre 150 km de paisagens memoráveis entre Offenburg e Konstanz, passando por túneis, florestas de pinheiros e árvores de galhos escuros.

Floresta-Negra trem

Sua aura de mistério se deve à folhagem densa e escura, que inspirou os Irmãos Grimm em suas histórias (como a de João e Maria), assim como a mitologia local, repleta de lobisomens, bruxas e magos.

Para os amantes da gastronomia, essa rota é ótima para provar pratos típicos da região durante as paradas (como em Donaueschingen), como o Kalbsrouladen (rocambole de vitela) e o bolo Floresta Negra. Muitos brasileiros pensam que esse doce é uma invenção nacional, mas na verdade ele nasceu nessa região da Alemanha e é feito com aguardente de cerejas.

bolo

Aproveite também para comprar ou simplesmente admirar os tradicionais relógios-cuco da região, ou relaxe em um banho termal em Baden-Baden.

Nessa rota panorâmica você viaja nos trens regulares Deutsche Bahn (DB).

2 – Trem de Munique para Füssen (Castelo de Neuschwanstein)

O trecho Munique – Füssen, também conhecido como a Rota Romântica, é procurado por quem quer conhecer o Castelo de Neuschwanstein. Ele é um dos principais cartões-postais da Alemanha, e está localizado entre as cidades de Hohenschwangau e Füssen, no sudoeste da Baviera. Além disso, toda a rota é repleta de cenários bucólicos, com lindos vilarejos que parecem ter parado no tempo.

Você pode adquirir o Bayern Ticket, passe que permite viagens ilimitadas durante 1 dia no estado da Baviera e pode ser utilizado para viagens de trem de Munique a Füssen (vice-versa), custando a partir de 25 euros para uma pessoa, 30 euros para duas pessoas, 35 euros para três pessoas, 40 euros para quatro pessoas ou 45 euros para cinco pessoas em 2ª classe nos trens regionais. A viagem dura em média duas horas.

De segunda a sexta o Bayern Ticket só vale depois das 9 da manhã (até as 3 da madrugada do dia seguinte). Nos sábados e domingos, vale o dia inteiro, a partir da zero hora. Este ticket ainda te dá direito a pegar um ônibus de Füssen até as proximidades do Castelo de Neuschwanstein.

 

O castelo é belíssimo, e sua história é muito interessante: o que se iniciou como o sonho do Rei Luís II da Baviera de construir um castelo de conto de fadas, teve um final trágico e envolto em mistério. O Rei foi declarado insano pela Comissão de Estado em 1886, já próximo da conclusão do castelo, e ali foi aprisionado. Logo depois foi levado para Berg e em junho do mesmo ano foi encontrado morto no Lago Starnberger, junto ao psiquiatra que confirmou sua insanidade. Até hoje não se sabe exatamente o que aconteceu.

Castelo-de-Neuschwanstein

Os ingressos podem ser comprados com antecedência e retirados no dia da visita no Ticket Center de Hohenschwangau. Os ingressos custam 12 euros por pessoa; estudantes e idosos pagam 11 euros; crianças e jovens até 18 anos não pagam.

3 – Os Castelos da Alemanha de trem

A Rota dos Castelos da Alemanha pode ser feita de Frankfurt até Bruxelas. Nesse roteiro você embarcará em Frankfurt, em um trem InterCity Express, o trem alemão de alta velocidade. O primeiro destino é Heidelberg (viagem de 50 minutos), onde fica o famoso Castelo de Heidelberg, que no século XVII era considerado a oitava maravilha do mundo.

Castelo-de-Heidelberg

De lá o próximo passo é embarcar em um trem local com direção a Mannheim, em uma viagem de 15 minutos. De Mannheim você deve pegar o trem suíço Eurocity com destino a Colônia. Nesse trecho com duração de uma hora e meia, você passará pelos lindos castelos ao longo do Rio Reno: Marksburg, Stahleck e Rheinfels, além do Mosteiro Eberbach, onde foram feitas as filmagens internas de “O Nome da Rosa”, que hoje é uma vinícola. As entradas para esses castelos custam em média 7,50 euros.

De Colônia para Bruxelas você viaja no trem de alta velocidade Thalys. Para mais detalhes, confira o relato completo da Consultora de Viagens Daniela Bigas, sobre a viagem que ela fez pela Rota dos Castelos da Alemanha de trem.

4 – Trem de Munique para Mittenwald

Mittenwald, situada nos Alpes da Baviera, é amada pelos praticantes de esqui. Ela se desenvolveu em grande parte com a ajuda da família Klotz, fabricante de violinos. A empresa foi fundada no final de 1600 e até hoje os violinos Klotz são considerados os melhores da Alemanha. Seu povo tem muito orgulho de sua história, tanto que existe até um museu dedicado a essa atividade, o Geigenbaumuseum, que vale a pena a visita. Nele você irá apreciar centenas de instrumentos, inclusive alguns fabricados pelo próprio fundador da empresa, Mathias Klotz.

City-Mittenwald2

Outra característica marcante de Mittenwald são as pinturas, presentes em muitas fachadas da cidade. Seu nome em alemão é Lüftlmalerei, cuja tradução mais fiel seria “pinturas no ar”. Elas representavam a riqueza dos proprietários dos imóveis na época das pinturas: quanto mais elaboradas, mais rico o proprietário. Os turistas se divertem passeando pelas belas ruas da pitoresca cidade, admirando e tirando fotos dessas pinturas, que são verdadeiras obras de arte.

Para conhecer a encantadora Mittenwald é só embarcar em um trem em Munique e desfrutar das paisagens durante a viagem de uma hora e 50 minutos. O trem passa por paisagens estonteantes: saindo de Munique, a linha ferroviária acompanha as margens do lago Starnberger (onde se afogou o Rei Luís II, que construiu o Castelo de Neuschwanstein, conforme explicamos mais acima). Em seguida, o trem sobe a serra junto ao rio Isar até Mittenwald, localizada no fundo do vale, próxima à fronteira com a Áustria e ao acesso a Innsbruck.

5 – Trem de Trier para Koblenz (Rota do Mosela)

Os amantes de vinho irão adorar esse roteiro, conhecido por suas cidades vinícolas (é a região vinícola mais antiga da Alemanha). São mais de 500 km de curvas pelo rio Mosela, até chegar em Koblenz, onde o Mosela encontra-se com o Reno, ponto chamado de Deutsches Eck. Você irá utilizar os trens regionais da Deutsche Bahn. Muitos aproveitam para esticar e fazer também a Rota Romântica.

Rio-Mosela

Vinicolas-da-região

Além da farta oferta de vinho nos muitos vilarejos e cidades históricas ao longo do caminho, aproveite para se deliciar com os pratos típicos, como o Schmalzbrot (pão com pasta de gordura e bacon), o Speckplätzchen (pãezinhos de bacon) e o Zwiebelkuchen (torta de cebola). Você encontra tudo isso em várias Strausswirtschaften, adegas improvisadas muitas vezes nos porões de bonitas propriedades rurais. É uma experiência incrível!

E além da experiência gastronômica, o viajante também pode se aventurar por castelos medievais, onde é possível se hospedar e participar de festas medievais. Falando em festas, a Rota do Mosela tem muitos eventos interessantes, como festivais do vinho, festivais que revivem a antiguidade, o Happy Mosel, famoso festival de bicicletas, e vários outros. É um roteiro muito rico em cultura e sabores.

6 – Trem de Munique para Berchtesgaden

O tempo médio de viagem entre Munique e Berchtesgaden Hbf é de 3 horas e 12 minutos. Em um dia de semana normal, existem 17 trens fazendo este trajeto de Munique para Berchtesgaden Hbf. O primeiro trem sai às 06 horas e 55 minutos e o último trem sai às 23 horas e 56 minutos.

berchtesgaden-train

O trem de Munique vai até Freilassing atravessando belas paisagens do sul da Bavária. De lá, já parte outro trem para Berchtesgaden. É praticamente descer de um trem e entrar no outro, tudo com letreiro indicativo e tempo de espera de no máximo 5 minutos.

Vale a pena fazer uma parada na cidade de Bad Reichenhall e passear pelo seu centrinho a pé, logo e só continuar no trem até a parada final.

Chegando em Berchtesgaden você poderá fazer um City tour, ir para a Montanha Kehlstein e visitar Eagle Nest “Ninho da Aguia”, a mansão e o quartel de Hitler durante a Segunda Guerra Mundial.

Berchtesgaden é uma cidade cercada de montanhas, além do ar limpo vindo das montanhas, o sal e os lagos da região também possuem um papel importante nos tratamentos de saúde naturais oferecido pelas clínicas da região. Salzheilstollen, é um spa debaixo da terra, em uma mina de sal. Um trenzinho leva os visitantes para as profundezas da montanha – uma “catedral de sal” impressionante aparece diante dos olhos dos visitantes.

Salzheilstollen

7 – Trem de Berlim para Schöna

Para quem pretende conhecer a efervescente Berlim, um roteiro bacana de trem é ir até o município de Reinhardtsdorf-Schöna, mais conhecido somente como Schöna, que fica na divisa da Alemanha com a República Tcheca, na região da Saxônia.

Um passeio recomendado por muitos dos que já exploraram a região da Saxônia é o Saxon Switzerland National Park (Sachsische Schweiz National Park), onde você pode fazer trilhas em meio a paisagens estonteantes, com seus desfiladeiros de arenito. O parque fica a mais ou menos 7 km da estação de trem de Schöna.

Saxon-Switzerland-National-Park

A uma hora de trem de Schöna está Dresden, uma cidade cheia de opções bacanas de passeios, como a fábrica da Volkswagen, os jardins do Zwinger (complexo de edifícios, fontes e jardins barrocos), o Markthalle (mercado do século 19 que hoje abriga restaurantes, cafés e bancas de produtos locais), e muito mais.

Como você pode ver, viajar de trem na Alemanha é uma experiência fantástica e prazerosa!

Para dúvidas ou mais informações, deixe seu comentário abaixo.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

39 Comentários:
  1. miriam

    Agradeço-lhes as orientações. Elas são muito bem elaboradas. Dá vontade de fazer a viagem logo, logo…
    Miriam

  2. Jair Pereira

    Maravilha, estou a procura de grupos brasileiros, que possa integrar e fazer esta viagem, obrigado pelas orientações.

    • Equipe TT Operadora

      Ola Jair! Caso precise de mais algumas orientações, entre em contato! 😀

  3. Marlene

    Eu fiquei bastante interessada, já vi em um programa de tv e fiquei fascinada. Quantos dias são necessários para esta beleza de viagem? Obrigada.

  4. Jaciara Pinheiro

    Olá gostaria de saber valores deste tipo de pacote e condições de pagamento

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Jaciara,

      Qual dos passeios acima mais te interessou?

      Temos uma série de pacotes legais para Alemanha em nosso site já com preços e datas de saídas. Se tiver um tempinho acesse https://lufthansacc.com/pacotes-de-viagem/alemanha/ e veja se algum pacote te interessa.

      Nossos pacotes de viagem podem ser pagos com uma entrada de 30% + 9X sem juros no cartão.

      Fazemos também pacotes de viagem de acordo com suas necessidades, neste caso envie um e-mail para contato@lufthansacc.com

      Att.
      Sua equipe
      Trains and Tours Lufthansa City Center

  5. Alexandra B.de Souza

    Somos 3pessoas,vamos à feira de brinquedos de Nurenberg de 1-6 de fevereiro de 2017,queremos fazer um passeio de 15-17 dias antes de ir à feira,pela Alemanha,Suíça ou Austria de trem para ver castelos ,cidades próximas da rota romântica,o que tem para oferecer?

  6. Ana Costa

    Olá.
    Suas informações estão sendo muito úteis, obrigada.
    Próximo julho/2017, três amigas e eu temos passagens compradas para a Europa. Na Alemanha, a cidade na qual chegaremos será Hamburgo. Por favor, gostaríamos de sugestões de passeios a partir dessa cidade e, posteriormente, qual o trem de Hamburgo até a Itália (nosso último destino na Europa antes de retornarmos ao Brasil).
    Desde já, agradeço sua atenção.

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Olá Ana,

      Fico feliz que nossas informações foram úteis para você.

      Vou encaminhar sua dúvida para nossa especialista em viagens de trem na Europa.

      Em breve receberá um contato por e-mail.

      Abraço,
      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      https://www.lufthansacc.com

  7. Ana Costa

    Olá.
    Suas informações estão sendo muito úteis, obrigada.
    Em julho/2017, eu e três amigas iremos à Europa. Na Alemanha, chegaremos em Hamburgo. Por favor, você pode nos dar informações sobre passeios a partir dessa cidade, sendo que nosso destino final na Europa será a Itália?
    Desde já, agradeço a atenção.

  8. Maura Mattoso Gobbi

    Olá, maravilhosos roteiros! Será minha primeira visita à Alemanha em maio/2017. Saindo de Munique, quero passar pela Rota Romântica em dois dias e depois terminar a viagem em Frankfurt, sendo que começarei em Berlim. Pergunto se é possível fazer este trajeto de trem e quais as melhores cidades da rota romântica servidas por trem.
    Grata,

    Maura

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Olá Maura, é possível fazer esta rota de trem sim.

      Vou pedir para que um de nossos especialistas em viagens de trem pela Alemanha entre em contato com você para passar as melhores opções de trem para o seu roteiro.

      Espero que goste de nosso atendimento.

      Abraços,
      Fernando Rodrigues
      Gerente de Marketing
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      11 4878-1085

  9. Gianfranco Santillo

    Gostei muito dos roteiros apresentados. Gostaria de receber sugestões de roteiros de trem para uma viagem que pretendo fazer em Agosto de 2017. Estarei em Frankfurt entre os dias 4 e 11 de agosto de 2017. Preciso iniciar e terminar o roteiro em Frankfurt nestas datas . Grato.

    Gianfranco

  10. Ivete M S Brizuena

    Amei as suas sugestoes,estamos indo em Junho e tenho certeza que vamos aproveitar muito

  11. Ana Maria Villela

    Adorei , conhecer um pouco mais as rotas de trem na Alemanha. Ja viajei muito de carro mas ainda não tive o prazer de fazer uma viagem de trem! Vou programar minha proxima viagem, para fazer algumas das sugestões oferecidas!!!!
    Gostei muito de todo conteudo disponibilizado!!!!

  12. maria

    Uma viagem a alemanha sem falar o idioma é muito dificil?

  13. Cecilia

    Estou indo à Berlim. De lá consigo ir à Praga e voltar no mesmo dia? Qual transporte é melhor?

  14. Tereza

    Boa noite,em outubro 2018 gostaria de fazer uma viagem com meu esposo tipo mochileiro, estamos pensando de ir ate a Alemanha e pegar um trem e passe em outros paises da Europa ate Londres ,poderia nos orientar qual a melhor rota ? Atenciosamente tereza

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Tereza,

      Trabalhamos com diversos tipos de passes de trem na Europa. Agora para te orientar sobre a melhor rota, precisamos saber quais países gostaria de conhecer e a duração da sua viagem, assim conseguimos montar um roteiro e te oferecer a melhor opção de passe para sua viagem.

      Fico no aguardo destas respostas para que possamos prosseguir com o atendimento.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      contato@lufthansacc.com

  15. Giovana

    Boa tarde,
    Ficamos interessadas por dois passeios na rota dos castelos.
    Podem ser feitos separadamente?
    – Konstanz saindo de Frankfurt – 4 adultos
    – Colonia pra Frankfurt – 4 adultos (seria o passeio inverso), pode ser?
    Como comprar esses ingressos?
    Gostaria de indicação de hotel em Konstanz.
    Obrigada

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Boa tarde Giovana,

      Em qual data pretende realizar estes passeios? Se quiser podemos te enviar uma cotação sem compromisso, mas antes precisamos saber as datas.

      Abraços,
      Sua Equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      relacionamento@lufthansacc.com

      • Giovana

        De Colonia para Frankfurt – 02/06 – saída pela manhã – 4 adultos

        De Frankfurt para Konstanz – 11/06 – saída pela manhã – de 4 a 6 adultos

        Pousamos em Konstanz e retornamos para Frankfurt dia 12/06

        Obrigada

        • Trains & Tours Lufthansa City Center

          Boa tarde Giovana,

          Em breve um de nossos consultores fará contato por e-mail.

          Abraços,
          Sua Equipe,
          Trains & Tours Lufthansa City Center
          (11) 4878-1085
          relacionamento@lufthansacc.com

          • Giovana

            Boa tarde,

            De Colonia para Frankfurt – 02/06 – saída pela manhã – 4 adultos
            Quanto tempo dura esse passeio?

            De Frankfurt para Konstanz – 11/06 – saída pela manhã – de 4 a 6 adultos
            Quanto tempo dura esse passeio?

            Pousamos em Konstanz e retornamos para Frankfurt dia 12/06

            Obrigada

          • Trains & Tours Lufthansa City Center

            Oi Giovana!

            De Colônia para Frankfurt são aprox. 1h 30m de viagem e de Frankfurt para Konstanz são aprox. 4h 28m com uma troca de trem. Você pode consultar os trechos em nosso site e até mesmo comprar online https://trem.lufthansacc.com. Para uma cotação detalhada entre em contato no relacionamento@lufthansacc.com ou pelo telefone 11 4878-1085.

            Abraços,
            Sua Equipe,
            Trains & Tours Lufthansa City Center
            (11) 4878-1085

  16. Tanja Willerding

    Vamos estar em Munique dia 26/4/2020. e gostaríamos de fazer uma viagem de trem pelas localidades pequenas e pitorescas do Sul , ir até Frieburg e subir pela Floresta Negra. Sempre parando e pernoitando pelo caminho. Vocês poderiam me sugerir um roteiro de uns 10, 15 dias? Minha parada seria em Bad Kreuznach.????
    Aguardo sugestões.
    Gostamos de vinho ,Boa gastronomia e principalmente natureza bonita.
    Aguardo sugestões.
    Obrigada

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Tanja,

      Em breve, um de nossos consultores de viagens entrará em contato com vc por e-mail para saber mais detalhes de sua viagem e elaborar um roteiro de acordo com suas necessidades.

      Abraços,
      Sua Equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

      • Tanja Willerding

        ótimo! estou aguardando.

  17. Regina Helena de Mattos Canto

    Gostaria de viajar para a Alemanha e fazer um passeio de trem pela Rota Romântica. De quantos dias vou precisar ? Um passeio de 15 dias, incluindo a ida e volta para São Paulo, é viável ? Onde posso buscar informações seguras, uma vez que não falo Alemão e , meu marido e eu gostamos de viajar por conta.
    Grata, Regina Helena

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Oi Regina 🙂

      Em 15 dias é possível fazer um passeio bem proveitoso! É muito fácil viajar de trem pela Alemanha, nossa agência é especialista no destino e podemos te ajudar com os trechos. Na Alemanha é possível usar o inglês sem medo, entendem bem por lá!

      Entre em contato conosco no e-mail: relacionamento@lufthansacc.com ou pelo telefone 11 4878-1085 para auxiliarmos nas compras dos trechos de trem.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center

  18. gilberto hyczy

    gostaria de saber se tem algum especialista para elaborar um roteiro minucioso partindo de munich indo para austria e suiça. obrigado
    gilberto

    • Lufthansa City Center

      Boa tarde Gilberto,

      Em breve um de nossos consultores fará contato com o Sr. para elaboração do roteiro.

      Abraços e tenha um ótimo dia!

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS