Checklist de viagem para Europa

Checklist de viagem para Europa

Você tem uma viagem marcada para breve? Como estão os preparativos para garantir um passeio tranquilo? Existem algumas tarefas que precisam ser feitas antes de embarcar no avião, como ir ao banco e imprimir os vouchers que serão utilizados na cidade de destino. É necessário também conferir se o passaporte está em dia, se há necessidade de vistos e a compra de um seguro viagem.

A melhor estratégia para não esquecer de nada, é usar uma checklist como lembrete. Assim, você garante que tudo estará pronto no dia da viagem! Veja quais são os itens que não podem faltar em uma checklist de viagem para Europa:

O que fazer antes da viagem

1. Habilitar o cartão de crédito

Certifique-se de que o seu cartão está habilitado para compras internacionais – a maioria dos bancos permite fazer isso online, por telefone ou mesmo na agência. Também confira como estão os limites da sua conta.

2. Habilitar o internet banking

Se você ainda não usa a internet para acessar a sua conta, experimente começar. Habilite o internet banking e baixe o aplicativo do seu banco no celular. Esta é uma forma prática de conferir o seu saldo e a sua fatura do cartão de crédito durante uma viagem para Europa.

Aproveite para programar pagamentos de contas que irão vencer durante a viagem, assim você garante ainda mais tranquilidade e evita transtornos quando voltar.

3. Escolher o método de pagamento e comprar dinheiro local

Existem algumas formas de levar dinheiro para gastar na viagem. O cartão pré-pago internacional é um exemplo prático. Com ele, você não precisa se preocupar em levar muito dinheiro vivo nos seus passeios, basta carregar o cartão com a quantia que você espera gastar na Europa.

Mas também é importante ter dinheiro em mãos. Alguns lugares do velho continente não aceitam cartão de crédito como pagamento (alguns restaurantes de Berlim, por exemplo), outros só aceitam cartão de crédito (como alguns estabelecimentos de Amsterdã). Por isso, é bom contar com as duas opções – cartão e dinheiro – e ler mais sobre a cidade de destino antes da viagem.

Confira as taxas cobradas, o valor do câmbio e outros pontos importantes para decidir qual será o método de pagamento na sua viagem para Europa. Também troque dinheiro com uma boa antecedência – assim, você tem mais a flexibilidade necessária para fazer um bom negócio.

4. Contratar seguro internacional

Para viajar para Europa, é necessário contratar um seguro viagem. Além de este ser um documento obrigatório para entrada em 25 países do continente, estar segurado garante um passeio mais relaxante, já que em caso de emergência você sabe que tem com quem contar.

seguro-viagem

5. Baixar aplicativos úteis

Baixe e teste aplicativos que possam ser úteis durante a viagem para europa. Google maps, Uber e TripAdvisor, são apenas alguns exemplos de apps que podem ajudar você durante a viagem.

6. Confirme as reservas

Certifique-se de que todas as reservas de hospedagem estão confirmadas.

Documentação necessária quando a viagem é para Europa

7. Passaporte e cópia autenticada em cartório

Confira a validade do seu passaporte: se a data de vencimento do documento não cobrir, pelo menos, seis meses após a data do seu retorno ao Brasil, é preciso fazer um novo. Por precaução, faça uma cópia do documento e registre em cartório. Além disso, também é bom ter versões digitais de todos os seus documentos guardada na nuvem.

passaporte

8. Passagem aérea

Imprima as suas passagens aéreas e coloque-as junto com os demais documentos da viagem. É importante imprimir a de volta também, porque ela pode ser solicitada no seu desembarque na Europa.

9. Voucher de hotel

O voucher é uma confirmação da sua reserva. Além de este ser um documento importante para que você entre na Europa – porque comprova que você tem onde ficar – ele contém dados úteis para que você encontre o hotel com facilidade.

10. Bilhetes de trem

Imprima os bilhetes de trem comprados online. Se ainda não comprou sua passagem de trem na Europa, não perca tempo! Comprando com antecedência é possível encontrar ótimas tarifas.

bilhete

11. Ingressos

O mesmo vale para os ingressos das atrações que você pretende visitar, como por exemplo a entrada para o Museu do Louvre ou para o palácio de Buckingham.

12. Documentos que devem estar à mão

Além da passagem de volta e do comprovante das reservas dos hotéis, tenha em mãos no desembarque: comprovante financeiro (que pode ser a última fatura do cartão de crédito, um extrato bancário recente ou o extrato do cartão pré-pago, entre outros) e o certificado da apólice de seguro internacional. Estes são documentos que podem ser solicitados para sua entrada na Europa.

documentos

13. Contatos importantes

Tenha uma lista com contatos importantes em caso de emergência. O telefone dos hotéis em que vai se hospedar, das companhias aéreas que vai usar e o endereço da embaixada brasileira são alguns exemplos.

Itens que não podem ficar fora de sua bagagem

14. Remédios

Além das roupas e acessórios que você pretende utilizar na sua viagem para Europa, não esqueça de incluir na checklist itens úteis, como remédios. Para dor de cabeça, azia, alergia e remédios de uso contínuo. Dica: leve do Brasil, pois os medicamentos na Europa costuma ser mais caros.

15. Adaptadores de tomada

Para que você possa ligar todos os seus aparelhos eletrônicos sem problemas, leve um adaptador universal na sua mala de mãos. Não esqueça do carregador de celular.

16. Mapas são sempre úteis

O Google Maps é um excelente aliado na viagem. Mas considere levar também alguns mapas de papel, caso você fique sem bateria ou sem internet.

O Atlas de Trem também é uma ótima ferramenta para se guiar pela Europa, pois possui diversos mapas de trem e dos principais metrôs do mundo.

17. Carregador portátil

Celulares são facilitadores, que ajudam a encontrar restaurantes, a se comunicar com outros companheiros de viagem e a fazer registros fotográficos do passeio. Mas com tantas tarefas, o aparelho pode ficar rapidamente sem bateria. Evite que isso aconteça, leve um carregador portátil na sua viagem para Europa ou ainda uma bateria extra.

carregador

18. Travesseiro de pescoço

Para deixar as viagens de trem e de avião mais confortáveis.

19. Itens básicos de higiene e uma troca de roupa na mala de mão

Em caso de extravio de mala, é importante ter alguns itens de emergência na mala de mão, como produtos básicos de higiene e uma roupa extra.

Que outros itens importantes poderiam estar em sua checklist de viagem para Europa? Conte nos comentários. 

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

26 Comentários:
  1. Maria das Graças de Menezes Venâncio

    Gostei demais destas dicas de viagens.

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Oi Maria!
      Que bom que nossas dicas foram úteis para você!
      Caso precise de algum auxilio ou pacotes de viagens, entre em contato conosco, ficaremos felizes em ajuda-la! 😀

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  2. Zilda

    gostei muito, mas acho que faltou um casaquinho na mala de mão, nunca se sabe a temperatura no avião e na chegada.

  3. Rúbia

    Olá! Muito bom o post. Obrigada!!
    Tenho algumas dúvidas, por favor veja se pode me ajudar. Minha viagem será Paris, Amsterdam, Londres, sendo que os deslocamentos entre as cidades serão de trem.
    1) para levar remédios \’básicos\’ (anticoncepcional, dor de cabeça, febre, alergia etc), preciso levar receita médica?
    2) tudo bem em levar shampoo, sabonete líquido etc naqueles frascos pequenos sem identificação/rótulo?
    Obrigada! =)

    • Fernando Rodrigues

      Boa tarde Rúbia,

      Pode levar os remédios tranquilamente em sua bagagem, assim com produtos de higiene também.

      Respondendo sua outra pergunta, é obrigatório andar sempre com o passaporte original. O RG na Europa não tem utilidade.

      Caso queira pesquisar os trechos de trem na Europa, acesse nosso site: http://trem.lufthansacc.com Conosco você paga em Reais no câmbio do dia e ainda pode parcelar em até 3X Sem Juros no cartão.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      contato@lufthansacc.com

  4. Rúbia

    Ah, outra dúvida. =)
    Como a cópia autenticada do passaporte pode ser útil? Se o passaporte for perdido ou roubado, a cópia autenticada facilita de alguma forma? Vocês recomendam passear com o passaporte ou com o RG + cópia autenticada do passaporte?

  5. Regina

    Legal demais, especialmente o Atlas dos Trens! rs Eu sempre uso uma ècharpe/pashmina, pq cobre ombros ou a cabeça e ainda vai pro pescoço! Ao contrário do recomendado por vocês, NUNCA uso o passaporte original, que sempre fica no hotel. Tenho comigo a cópia colorida (autenticada ou não) e uma foto (na nuvem e no celular mesmo, para acesso off line). Perder o passaporte pode representar o FIM da viagem. Me pediram apenas uma vez, e a cópia bastou. E usei a cópia em todas as compras \”Tax Free\”. Sucesso, no aguardo de novas dicas!

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Regina,

      Que bom que gostou do nosso Atlas, espero que possa ser bem útil para você.

      Com relação a suas dicas você tem razão, tem que se tomar o máximo de cuidado possível para não perder o passaporte original.

      Precisando de nossos serviços de viagem ou até mesmo uma cotação sem compromisso, estamos à disposição.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  6. CEZAR A S COLVARA

    Gostei muito, vou imediatamente colocar em pratica, obrigado

  7. José Carlos de Araújo

    Com relação as reservas de hotel e passagem de volta de avião:
    Penso em fazer uma viagem para a Itália e de lá ir para França, Espanha e teminar em Portugal.
    Devo ter todos os hotéis reservados e passagem de avião de volta comprada? E ser teiver algum atraso no percurso?

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia José,

      Se já sabe qual o roteiro que deseja fazer e o período da viagem, aconselho comprar com antecedência o aéreo de ida e volta, pois pagará mais barato.

      Com relação aos hotéis, se for viajar já com todos reservados, terá mais tranquilidade e não correrá o risco de ao deixar para reservar na hora o hotel que deseja estar lotado ou com tarifas altas.

      No caso de atraso por culpa da companhia aérea, elas costumam arcar com o custo da noite de hotel se necessário.

      Se já souber o período da viagem e quantos dias pretende ficar em cada um desses países, podemos montar um roteiro pra você e te enviar um orçamento sem compromisso.

      Caso tenha interesse, entre em contato conosco através do (11) 4878-1085 ou acesse http://ww3.lufthansacc.com/excursoes-fale-conosco

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      contato@lufthansacc.com

  8. Neusa Maria Gonçalves dos Reis

    Gostei das dicas, vão ser muito úteis! Obrigada

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Obrigado Neusa!

      Precisando dos serviços de nossa agência de viagens, estamos à disposição!

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  9. jose jorg veloso da silva

    Excelentes recomendações.

  10. Lincoln Quintiere

    Obrigado pelas dicas. São bem objetivas e valiosíssimas.
    Vamos viajar, dois casais e entraremos por Amsterdã. Pretendemos ir a Bruge na Belgica e depois Munich e Paris.
    Pretendemos fazer os percursos de trem.
    Chegaremos a Amsterdã em 23/03/19. Ficaremos 24, 25, 26 e 27. Depois iremos para Munich, onde ficaremos 28, 29 e 30. Daí seguiremos para Paris e ficaremos até o dia 7/4.
    Teriam mais algumas dicas sobre essa viagem?

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Lincoln,

      Que ótimo que gostou de nosso artigo. Vou encaminhar seu comentário para que um de nossos consultores possa elaborar um roteiro de trem bem interessante e lhe enviar uma cotação sem compromisso com dicas sobre sua viagem.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      relacionamento@lufthansacc.com

  11. Ide Miranda

    Parabéns a equipe pelas dicas, boas dicas são sempre valiosas!
    Vejo que ando de acordo com tudo que indicaram, já faço uso de algumas dessas dicas em minhas viagens, agora vou passar a usar todas :)!

    Obrigada

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Ide,

      Ficamos felizes que gostou de nossas dicas. Espero que elas façam de sua viagem uma experiência ainda melhor.

      Caso precise de nossos serviços para planejar ou complementar sua viagem, estamos à disposição.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      relacionamento@lufthansacc.com

  12. Cláudia B. Eller Coelho

    Achei as dicas bastante úteis, quanto ao seguro viagem (internacional) sinceramente não lembro se o fiz quando fui para a Europa e não ocorreu nenhum incidente (doença, queda…etc). Ele dá acesso a clínicas ou só a hospitais? Grata pela matéria, bem completa.

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Boa tarde Cláudia,

      Quando tem algum incidente o segurado deve ligar no telefone de atendimento do seguro viagem contratado para verificar para onde deve se dirigir. Não se pode ir em qualquer clinica ou hospital, o seguro viagem possui seus próprios estabelecimentos conveniados. É necessário guardar todos os recibos para solicitar o reembolso. O seguro viagem fará uma análise para ver se todos os procedimentos foram seguidos corretamente.

      Abraços,
      Sua Equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      relacionamento@lufthansacc.com

  13. ana cristina

    bom dia gostaria de saber dicas pra viajar com bebe de um 1 e 10
    meses para italia o que levar na bagagem de mao

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Boa tarde Ana,

      Entre em contato conosco para te ajudar a programar essa viagem. Temos profissionais com experiência neste tipo de situação para que você tenha uma viagem “tranquila” e possa curtir seu bebe durante o passeio.

      Quanto ao que levar, basicamente seria as mesmas coisas que você levaria em uma viagem dentro Brasil: carrinho para passear, itens de higiene, roupas de frio / calor, fraldas, etc…

      Precisando dos serviços de nossa agência de viagens, estamos a disposição.

      Abraços,
      Sua Equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      relacionamento@lufthansacc.com

  14. Bruno

    São dicas excelentes essas. Valeu.

  15. Reinaldo

    Excelente.

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS