Se você está pensando em ir para Alemanha e conhecer Berlim, não deixe de ver nossa lista com 13 curiosidades para te ajudar a planejar melhor o seu roteiro pela capital Alemã.
1 – Loucos por compras
Os berlinenses são apaixonados por shopping, são mais de 1.120.000 metros quadrados dedicados exclusivamente às compras.
Inclusive a maior loja de departamento da Europa continental fica na cidade, a KaDeWe, que chega a ser equivalente ao estádio Olímpico de Berlim em tamanho.
2 – Cidade Verde
Se você acha que Berlim é uma cidade cinza, você está totalmente enganado. Na verdade, ela é considerada uma das cidades mais verdes da Europa!
Cerca de um terço de sua área total é composta por parques, rios, lagos e florestas, quase três vezes o tamanho de Paris.
3 – Cabine de fotos
Andando atentamente pelas ruas de Berlim é comum ver diversas cabines de fotos automáticas, as famosas Photoautomaten.
Antigamente o intuito era utilizá-las para tirar fotos para documentos e passaportes, mas com o passar dos anos tiveram a brilhante ideia de transformar essas fotos em lembranças. Hoje com apenas € 2, você consegue tirar 4 fontinhas para guardar de recordação.
4 – Chegada do Verão
O inverno berlinense costuma ser bem rigoroso, por isso não é de se estranhar que seus cidadãos comemorem a chegada do verão!
Todo os anos, no de 21 de julho a cidade comemora o começo da estação mais quente do ano, com o festival de música ao ar livre, o Fête de la Musique. O evento é gratuito e conta com diversos artistas espalhados pelos principais pontos de Berlim.
5 – Estação de Trem de Berlim
Você sabia que, Berlim tem a maior estação de trem da Europa?
Localizada na parte central da cidade, a beira do rio Spree, a moderna Hauptbahnhof — Estação Central de Trens de Berlim, impressiona por sua beleza e grandiosidade.
Aproveitando que o assunto é trem, de Berlim é possível viajar nos trens de alta velocidade para as principais cidades da Alemanha e também para importantes cidades na Europa como: Praga, Bruxelas, Amsterdam, etc… Utilize nosso buscador de passagens de trem na Europa e encontre as melhores tarifas para viajar de trem na Alemanha.
6 – Stolpersteine
Conhecidas como “pedras do tropeço”, essas incríveis obras foram idealizadas pelo artista plástico berlinense Gunter Demnig, que teve o intuito de criar pequenos memoriais para relembrar e honrar as vítimas do nazismo, mortos nos campos de contração.
O ato de inclinar-se para ler os nomes na pedra, cria uma espécie de reverência as vítimas que nunca não serão esquecidas.
7 – Cinema Prestigiado
O papel de Berlim no cenário do cinema mundial é muito importante. Todos os anos a cidade promove prestigiados festivais de cinema.
Além do mais, a capital alemã foi uma das pioneiras em filmes de terror e ficção, várias de suas obras cinematográficas serviram de inspiração e referência, para grande industrias do cinema como Hollywood.
Sua história é tão rica que se materializou no famoso museu Die Deutsche Kinemathek – Museum für Film und Fernsehe, que se aprofunda na origem da sétima arte.
8 – Pet Friendly
A cidade de Berlim é super Pet Friendly, ou seja, os animais de estimação são bem-vindo em vários lugares, por isso é comum encontra-los junto aos donos em bares, restaurantes, shopping e metros. Importante saber que nos Supermercados eles não são permitidos.
O amor dos berlinenses por seus bichinhos é tão grande, que hoje vários trabalhos começaram permitir que seus funcionários tragam seus pets durante o expediente.
9 – Currywurst
O prato mais popular entre o paladar dos berlinenses é o Currywurst, uma deliciosa refeição que consiste basicamente em salsicha de porco cortada e temperada com ketchup ao curry, acompanhadas por uma generosa porção de batata frita.
Cerca de 7 milhões de porções desse prato são comidas em Berlim por ano, ele é tão adorado que recentemente a cidade fez um museu dedicado a sua história.
10 – Berlim respira Museus
A capital da Alemanha é o paraíso para quem gosta de cultura e arte. São mais de 180 museus espalhados por toda a cidade, desde os mais tradicionais com acervos e tesouros da antiguidade até os mais excêntricos com artes contemporâneas.
Para você ter noção, Berlim tem mais opções de museus que dias de chuva por ano!
11 – Apelman
Se você for uma pessoa muito atenta, ao caminhar pela cidade vai notar existem alguns “homenzinhos do semáforo”.
Os famosos Ampelmann (literalmente “homem do semáforo” em alemão), foram criados em 1961, na Alemanha Ocidental pelo psicólogo de trânsito Karl Peglau, que alegou que as pessoas reagiriam melhor a sinais de trânsitos se eles fossem mais simpáticos.
E não é que deu certo? Eles conquistaram uma enorme popularidade, e hoje são considerados símbolos da cidade!
12 – Trabant
Um dos principais símbolos de Berlim é o Trabant, um carro que ficou muito conhecido por sua excelência na época comunista. Hoje é possível ver várias de suas réplicas pela cidade, além de estar presente em diversos grafites, fotos, miniaturas e até camisetas.
13 – Buddy Bears
É impossível visitar Berlim e não reparar nos divertidos e coloridos ursos que estão espalhados por toda cidade. Os carismáticos Buddy Bears, também conhecidos como “Ursos Camaradas” foram expostos pela primeira em 2002 e continuam fazendo parte do cotidiano berlinense até hoje.
Gostou das curiosidades? Caso tenha alguma outra para nos contar, deixe seu comentário!
Deixe seu comentário