Dicas para viajar com seu bichinho de estimação

Dicas para viajar com seu bichinho de estimação

Nossos bichinhos de estimação são como filhos, e ao viajar muitos preferem escolher roteiros onde esses filhos de quatro patas podem participar. Preparamos algumas dicas pra quem não abre mão de levar seu mascote na mala. Confira:

Quem pode viajar

A política de entrada de animais é diferente em cada país, mas em comum com todos os que aceitam o turismo deles estão as regras: O embarque em aviões e entrada em países de animais é feito somente mediante atestado de sanidade e condições físicas assinadas por um veterinário e carteira de vacinação atualizada com todas as vacinas.

O porte e raça do animal também podem gerar algumas obrigatoriedades, como focinheira.

Para viagens internacionais é necessário emitir o Certificado Zoossanitário Internacional (CZI) com um veterinário do Ministério da Agricultura. O documento é emitido  em unidades do Sistema Vigilância Agropecuária Internacional (Vigiagro), localizados em aeroportos, portos e postos de fronteira.

Cães e gatos com menos de três meses, no cio ou gestantes também não podem viajar devido a riscos de saúde.

Destino

A primeira coisa que deve ser levada em conta na decisão de levar ou não seu animalzinho pra uma viagem é verificar se haverá atividades no destino para ele: Parques, passeios pela cidade, natureza podem ser aproveitados por vários animais, já em museus, teatros e restaurante seu bichinho terá que ficar trancado sozinho no hotel. Vale a pena pensar se a viagem será proveitosa para ele também nesse caso!

Outro detalhe importante ao decidir leva-lo é verificar quais vacinas o bichinho tem que tomar antes de viajar para cada país, lembrando que alguns países não permitem entrada “turística” de animais.

Em países da União Europeia pede-se que os animais tenham chip de identificação contendo as informações do animal e do dono.

Transporte

Cada cia aérea e de trem trabalha com uma política diferente para animais. Algumas permitem que eles façam a viagem junto ao dono, em gaiolinhas ocupando um acento (pagando a tarifa normal), enquanto outras permitem apenas animais no compartimento de malas – tudo depende da empresa de transporte e do porte do animal.

Sempre que for viajar com um animal é necessário informar a empresa de transporte com antecedência para que verifique quais os procedimentos necessários e a disponibilidade.

Lembrando que nem todas aceitam viagem de animais.

Hotel

É importante verificar com os hotéis na hora da reserva se é permitida a permanência de animais no quarto. Nem todos aceitam, e alguns cobram taxas extras por isso! Confira sempre para evitar problemas.

Alguns hotéis são especializados em viagens de donos e cães, e oferecem atividades especiais para seu mascote durante o dia. Vale pesquisar bem se no seu destino existe algum hotel com essas condições!

Precisa de sedativos para viajar?

A aplicação de sedativos em animais durante a viagem depende do comportamento do animal e do tempo de viagem. A única pessoa que pode definir se é necessária ou não a sedação do animal é o veterinário, que saberá indicar o melhor sedativo e a quantidade correta.

E o cão guia?

Cães-guias, cães-ouvintes e cães-acompanhantes seguem regras diferentes de animais de estimação. A maioria das empresas não cobra taxa extra por eles, pede apenas os documentos padrões do veterinário e a verificação prévia com hotel e empresas de transporte de acomodação.

Não é melhor deixar?

Dói deixar o bichinho distante, mas muitas vezes o melhor é pensar no conforto dele. Mudança de clima, muitas horas de viagem e pessoas estranhas podem acabar causando stress aos animais. Vale a pena pensar se seu animalzinho vai gostar dessa experiência, ou se pra ele não é melhor um hotelzinho ou contratar alguém que cuide dele em sua casa.

Pense bem nas possibilidades, verifique com antecedência com todas as empresas envolvidas no transporte e acomodação e boa viagem com sue bichinho!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS