Era uma vez: Rota dos Contos de Fadas

Era uma vez dois irmãos que percorriam uma famosa estrada de comércio, passando por diversos reinos de Alemanha Medieval. Jacob e Wilhelm buscavam histórias contadas através das décadas para registra-las. Essa história completa 200 anos, e a rota que os irmãos, mundialmente conhecidos como Irmãos Grimm, fizeram é hoje um dos mais fascinantes passeios pela Alemanha. Apresentamos para vocês as principais cidades e vilas da Rota dos Contos de Fadas: berço de lendas e histórias magnificas!

 

Alsfeld

 

 

Inspiração para história da Chapeuzinho Vermelho, Alsfeld tem uma estatua da personagem no centro de sua cidade. As casas da região são de barro, e as estreitas vielas de paralelepípedos que cortam a cidade levam o visitante de volta à era medieval.  O ponto alto da cidade é a antiga prefeitura, de 1512: a construção combina pedras coloniais, estruturas em madeira, e torres pontiagudas.

 

Steinau an der Strasse

 



 

Cidade onde os irmãos Grimm passaram boa parte da infância, a charmosa Steinau na der Strasse tem como principal ponto turístico o Grimm Museum im Schloss, localizado em um belíssimo castelo que serviu de inspiração para algumas histórias de Jacob e Wilhelm. A casa com torres e estrutura de madeira onde a família Grimm morava fica a poucos metros do castelo.

 

Lauterbach

 


 

O vilarejo de Lauterbach abriga dezenas de casas medievais e dois castelos. A cidade se tornou cenário para algumas das histórias dos irmãos Grimm por causa de seus belos jardins enfeitados com anões de diversos formatos e tamanhos.

 

Hanau

 

 

A cidade onde os irmãos Grimm nasceram fica apenas à uma hora de Frankfurt, e é conhecida por ser simples. Durante a segunda guerra a região foi fortemente bombardeada, transformando em ruina boa parte das construções, inclusive a casa onde os irmãos nasceram e viveram seus primeiros anos. A visita na cidade vale a pena apreciar encenações dos contos que acontecem anualmente, de março até julho.

 

Waldeck

 


 

De longe é possível avistar Waldeck devido a seu castelo, localizado no alto de uma montanha. Segundo a lenda, a colina onde o castelo foi construído abriga uma passagem para o mundo dos elfos e duendes, e foram esses que ajudaram na construção do castelo no ano de 1100. A cidade também possui um charmoso teleférico que proporciona uma vista única e especial da natureza local.

 

Kassel

 

 

Recentemente uma das principais atrações da cidade de Kassel entrou para lista de Patrimônios da UNESCO. Estamos falando das cascatas da cidade, que despencam do Castelo do Gigante (Riesenscholoss). As aguas são bombeadas em datas especificas, entre maio e outubro, pontualmente às 14h30, descendo por toda extensão do jardim do castelo até a estátua do deus grego Poseidon.

 

Além disso, Kassel é a cidade onde os irmãos Grimm tiveram sua fase mais produtiva. A cidade abriga um rico museu com muitas relíquias dos irmãos, como itens de mobiliário, quadros e exemplares da primeira edição dos “Contos Domésticos”.

 

Trendelburg

 


 

Entre as pequenas casas do vilarejo surge uma imensa torre, de onde cai uma gigantesca trança com um laço na ponta: sim, essa é a torre de Rapunzel! Ela faz parte do castelo de Trendelburgm, que tem aproximadamente 700 anos. Atualmente o local é um hotel com decoração clássica e romântica. Para chegar visitar a famosa torre o visitante terá que se preparar para uma subida de 133 degraus – mas vale a pena, a visão panorâmica do local é única!

 

Sababurg

 


 

O pequeno povoado de Sababurg pode se orgulhar de seu castelo, conhecido como Castelo da Bela Adormecida. A construção erguida em 1334 foi restaurada em 1955, e hoje é um hotel refinado, que conta com um sofisticado restaurante.

 

Desde 1982 o castelo cedia apresentações simples e belas do conto em alemão e inglês. O ambiente deixa qualquer um sem fôlego por causa de sua atmosfera lúdica, e sua decoração cheia de flores que enfeitam o jardim do castelo durante julho, e compõe também parte do cardápio do restaurante.

 

Hamelin

 

 


Não estranhe se ao passear pela cidade se deparar com um cidadão de roupas coloridas e diferentes tocando flauta: faz parte da tradição da cidade ter interpretes do famoso “flautista de Hamelin” andando por ai, e encantando os visitantes com musicas e danças. Eles guiam os turistas pelos principais pontos da cidade, como a Gaststatte Rattenfangerhaus, ou “Casa do Flautista”. Nela esta guardada uma inscrição do século XVI que registra o desaparecimento de 130 crianças no ano de 1284 – o desaparecimento delas deu origem a lenda do flautista.

 

Vários meios para uma rota

 


A famosa Rota dos Contos de Fadas conta com outras cidades e vilarejos que guardam em suas ruas a essência da era medieval e suas lendas. O percurso pode ser visitado de diversas formas. Para os que gostam de trilhas é possível verificar com os centros de turismo de cada cidade a melhor maneira de ir de uma cidade a outra a pé. Outra possibilidade famosa na rota é alugar bicicletas nas estações de trem para fazer o passeio.

 

A maioria dos turistas opta por conhecer a rota de carro ou de trem, parando para apreciar as belezas de cada local e realizar passeios de barco pelo rio Weser. Há também a possibilidade de fechar um pacote com a rota!
Seja como for, uma coisa é garantida: livro nenhum consegue registrar a experiência única deste local! Vamos viver esse conto de fadas?

Deixe seu comentário

sixteen − 10 =

Newsletter
Receba nossas ofertas por e-mail
Cadastre seu e-mail para recebimento de nossas ofertas.