O Marrocos é um país exótico localizado na parte noroeste do continente africano. Sua diversidade cultural e paisagens fenomenais o tornaram um dos lugares mais interessantes para se visitar no mundo.
Por isso se você está pensando em se aventurar em terras marroquinas, não deixe de conferir nossa lista com 12 curiosidades para te ajudar a planejar melhor o roteiro de viagem.
1 – Loucos por chá
Os marroquinos são apaixonados por chá, inclusive o chá-verde com hortelã é a bebida mais popular do país.
Ele é servido diariamente em todas as refeições e ainda é usado como um símbolo para desejar boas-vindas aos seus visitantes. Por isso se alguém lhe oferecer uma xícara não recuse, pois pode ser interpretado como um gesto extremamente rude.
2 – Patrimônios Mundiais da Unesco
O Marrocos tem uma extensa lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO.
O país é riquíssimo culturalmente e mantêm seus patrimônios muito bem preservados, oferecendo aos seus visitantes excelentes locais para se conhecer. Confira alguns dos principais nomes dessa lista:
- 1981 Medina de Fez
- 1985 Medina de Marrakech
- 1987 Ksar de Ait-Ben-Haddou em Ouarzazate
- 1996 Cidade Histórica de Meknes
- 1997 Volubilis Arqueológico perto de Meknes
- 1997 Medina de Tetuão
- 2001 Medina de Essaouira (antiga Mogador)
- 2004 Cidade Portuguesa de Mazagão (El Jadida)
3 – Tempero Marroquino
Se tem uma coisa que não falta na comida marroquina é tempero! Suas famosas especiarias são usadas abundantemente, deixando sempre seus pratos ainda mais saborosos e intensos.
O mais legal é que quase todas os condimentos são cultivados localmente, como: açafrão, hortelã, canela, pimenta preta, azeitonas, laranjas e limões.
4 – Você sabia que no Marrocos neva
Quem imaginaria que o mesmo país que abriga o maior deserto do mundo, o Saara, também contaria com tempestades de neve.
Isso mesmo, na parte sul do Marrocos, principalmente perto das suas montanhas como a Jebel Toubkal, é muito como ver neve durante algumas épocas do ano.
5 – Universidade mais antiga do mundo
Você sabia que a universidade mais antiga em funcionamento no mundo fica no Marrocos?
Estamos falando da Universidade de Voc, também conhecida como Universidade Al Quaraouyine que foi fundada no ano 859, na cidade de Fez.
6 – Maior mesquita coberta do mundo
Conhecida com um dos mais importantes tesouros de Casablanca, a Mesquita Hassan II, ganhou recententemente o título de maior mesquita coberta do mundo.
Com espaço para receber mais de 80.000 fiéis, essa linda obra arquitetônica impressiona por sua beleza e pelo seu magnífico mirante.
7 – Família real marroquina
Aposto que quando o assunto é realeza, a primeira coisa que vem a sua cabeça é a famosa família real britânica. Não é mesmo? Mas você sabia que no Marrocos também existe monarquia?
Com belíssimos palácios e uma dinastia a mais de 3 séculos no trono, hoje o país se declara como uma “monarquia constitucional, democrática e social“. Deste modo o país é formado por um parlamento eleito democraticamente mas com um rei como chefe de governo.
8 – Pechinche tudo
A arte da negociação faz parte da cultura marroquina! Isso pode ser claramente visto nos Souks, seus famosos mercados de ruas, onde não existe preço fixo e tudo é na base da barganha.
A princípio pode ser estranho, mas se for fazer compras por lá, nunca aceite o preço oferecido sem pechinchar! Além de ser uma experiência divertida você pode conseguir ótimos descontos.
9 – Cenários Cinematográfico
O Marrocos ficou muito conhecido no cinema pelo espetacular filme Casablanca, que até ganhou o Oscar de melhor filme na década de 40. Mas o que muitos não sabem é que as suas filmagens não aconteceram no país, mas sim em estúdio de Hollywood.
Entretanto, as belíssimas paisagens marroquinas chamaram atenção de outras produções que realmente utilizaram os cenários do país para gravarem filmes como: Príncipe da Pérsia, Star Wars e a Múmia.
10 – Desfile Marroquino
Desde que Marrocos conquistou sua independência, começou aflorar no país um movimento artístico muito forte, princialmente na área musical e teatral.
Atualmente acontecem festivais muito importantes nas terras marroquinas, como o World Sacred Music Festival, em Fez. Esse é um dos eventos que mais contribuíram para o diálogo de civilizações, celebrando artistas de todo o mundo e de todas as culturas.
11 – Os marroquinos respeitam muito os idosos
Os marroquinos enxergam os mais velhos como pessoas mais sabias da família e da comunidade, por isso é costume sempre respeita-los e obedece-los. No interior do país, os familiares mais novos demonstram reverencia, beijando a testa ou a mão dos seus avós e pais.
12 – Tire os Sapatos
Quando entrar em alguma casa marroquina não se esqueça de tirar os sapatos na entrada, pois esse gesto é simbolo de educação e demonstrará que você tem respeito por quem está lhe recebendo.
Deixe seu comentário