9 coisas que NÃO se deve fazer em uma viagem para Istambul

9 coisas que NÃO se deve fazer em uma viagem para Istambul

Com mais de 2,5 mil anos e 13 milhões de habitantes, Istambul é uma das cidades mais importantes do mundo. Suas ruas abrigam tanta história e cultura que sua popularidade como destino turístico não é de se espantar!

No entanto, é preciso ter em mente que a cidade fica em um país que tem uma cultura muito diferente da nossa. Por isso, reunimos algumas dicas de viagem para Istambul com foco no que você NÃO deve fazer.

Que tal conferir?

O que NÃO fazer em uma viagem à Istambul

1- Não entre em mesquitas vestido de qualquer forma

Tenha em mente que a população da Turquia é predominantemente muçulmana. Portanto, alguns locais considerados pontos turísticos por nós, visitantes, têm importância espiritual para os locais.

Provavelmente, as mesquitas espalhadas pelo país são o melhor exemplo disso. Se elas estiverem no seu roteiro, use roupas que cubram ombros, peito, braços e pernas. Também é recomendado cobrir os cabelos com um lenço.

O que não fazer em Istanbul

2- Não visite a Basílica de Santa Sofia em horários de pico

Quando estamos de férias, a tentação de dormir até tarde costuma ser grande. Uma das nossas dicas de viagem para Istambul é evitar essa vontade pelo menos no dia em que você quiser conhecer a Basílica de Santa Sofia.

Essa é uma atração turística muito concorrida e, portanto, chegar tarde lá significa encarar filas que podem durar horas. Você não quer perder praticamente um dia inteirinho da sua viagem esperando, não é mesmo?

3- Não faça demonstrações públicas de afeto

No Brasil, é relativamente normal que as pessoas deem as mãos, abracem e beijem seus parceiros durante passeios. Porém, esse comportamento ainda é reprovado em diversas partes do mundo!

Bom, a Turquia faz parte do grupo de países que acha tudo isso inapropriado. Portanto, uma das nossas dicas de viagem para Istambul é evitar afetos explícitos.

Veja também: Guia: o que é preciso saber antes de viajar para Capadócia

4- Não discuta política

O povo turco tem um profundo respeito pelo homem que fundou sua república: Mustafa Kemal Atatürk. Por isso, evite fazer piadas ou críticas à figura dele durante sua visita ao país.

Essa postura também vale para o governo, para a bandeira e para os militares da Turquia. É ilegal tecer qualquer crítica a tudo isso, então evite colocar os locais em situações constrangedoras durante conversas casuais, combinado?

5- Não deixe seus pertences à mostra

Talvez essa seja uma das mais importantes dicas de viagem para Istambul! Assim como em outras grandes cidades, os estrangeiros são facilmente reconhecidos e abordados por pessoas com más intenções.

Embora a instalação de câmeras de CCTV tenha reduzido drasticamente a incidência de furtos, assaltos e roubos, é importante não deixar seus pertences à mostra quando sair para passear pelas áreas turísticas.

6- Não pegue táxis “suspeitos”

Infelizmente, esse é mais um problema que Istambul compartilha com outras grandes cidades. Taxistas irregulares usam taxímetros defeituosos ou fazem rotas maiores apenas para tirar mais dinheiro dos turistas.

Existem algumas maneiras de evita-los: identificar os logos que eles trazem em suas portas, pegar táxis diretamente no ponto, usar o aplicativo BiTaski para solicitar uma corrida ou pedir ajuda à recepção do seu hotel.

Veja também: Como ir de Istambul para Capadócia?

7- Não confie nos motoristas

Você pode ter problemas com motoristas até quando não está dentro do carro! Em Istambul, aquela velha regra de que os maiores devem cuidar dos menores no trânsito simplesmente não se aplica.

Os motoristas turcos não param para pedestres mesmo quando deveriam. Então, antes de atravessar a faixa no sinal verde, faça contato visual com os motoristas para perceber se eles permitirão a passagem.

Istambul

8- Não escolha restaurantes que não oferecem menu

Essa também está entre as mais importantes dicas de viagem para Istambul. Não se deixe enganar pela aparência dos restaurantes durante a sua estadia. Nem sempre os modestos são baratos!

Suspeite quando o estabelecimento não tiver cardápios para oferecer e o garçom recomendar pratos específicos. A possibilidade de você sair de lá arrependido por conta do preço e do sabor é grande.

9- Não foque apenas nas atrações turísticas

É relativamente comum que os moradores aconselhem os turistas a saírem um pouco da região de Sultanahmet para conhecer outras partes de Istambul. Considere essa possibilidade com carinho.

Claro que é importante reservar alguns dias para conhecer os pontos turísticos, mas também passe por áreas que sejam mais frequentadas pelos locais e tenham algo autêntico para oferecer. Assim, terá uma experiência memorável!

Tomando estes cuidados, você estará apto a conhecer as belezas deste pais tão encantador! Para evitar alguns desses problemas, considere a possibilidade de adquirir um pacote de viagem para a Turquia conosco.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários:
  1. Maria Helena Sperb

    Gostaria de saber também o valor da passagem Porto Alegre – RS – Brasil a Instambul. Se é necessário visto de entrada.
    Há muitos anos atrás estive na Turquia, mas entrei de carro. Fizemos o visto na fronteira mas agora, não tenho idéia de como está tudo isso.

    • TT Operadora Lufthansa City Center

      Boa tarde Maria!

      Em breve um de nossos consultores fará contato com o Sra. por e-mail. Espero que goste do nosso atendimento!

      Abraços,
      Sua agência de viagens,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      relacionamento@lufthansacc.com
      (11) 2858-4158

  2. Denise Brucker Pinheiro

    Achei muito apropriado e interessante saber como é a cultura de um país, antes de ir visita-lo, pois não é nada agradável ofender ou desmerecer um anfitrião em sua casa.
    Quando for meu tempo espero conhecer alguns países do oriente.

  3. Laura

    Amei a Turquia, estive em Istambul e fui até a Capadócia em ônibus de turismo, visitei ANKARA em dez dias fiz um tour pelo país.Meu Instagram é umavovopelomundo

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS