Viajar para o Marrocos é garantia de entrar em contato com uma cultura completamente diferente. Porém, com o país ficando cada vez mais popular entre os turistas, pode ser difícil saber o que de fato fazer e onde ir para viver a cultura local.
Se você é adepto da ideia do turismo de experiência e gosta de mergulhar no cotidiano de um país para descobrir como seu povo vive, confira algumas coisas imperdíveis para se fazer quando for visitar o Marrocos!
9 coisas para fazer quando viajar para o Marrocos
1 – Hospedar-se nas medinas
Sabia que o Marrocos foi colonizado pela França entre os anos de 1912 e 1956? Durante esse período, algumas regiões das cidades se ocidentalizaram e começaram a atrair os mais ricos. Elas são chamadas de nouvelle ville.
No entanto, as partes das cidades que povoam o nosso imaginário são as medinas, que são bem mais antigas. Se quiser conhecer o dia a dia dos marroquinos, procure se hospedar nessas regiões das cidades.
2 – Explorar a praça Jemaa El Fna
Jema El Fna é considerada a praça mais popular da cidade de Marrakech. Durante um passeio por lá, você poderá observar encantadores de serpente, tatuadores de hena e músicos ao vivo, por exemplo.
Só é preciso tomar um pouco de cuidado, já que, como Jema El Fna é um lugar muito frequentado por moradores e visitantes, batedores de carteira e enganadores de turistas aparecem por lá.
3 – Negociar com os marroquinos
É praticamente impossível viajar para o Marrocos sem fazer algumas comprinhas. Afinal, o país é cheio de artesãos que apresentam as suas produções em feiras para lá de interessantes! O destaque fica por conta dos produtos em couro, mas os tecidos também são lindos.
Os marroquinos costumam ser bons vendedores e consideram desrespeito aceitar um preço sem negociação. É um traço cultural bem interessante. Portanto, não deixe de barganhar quando decidir comprar alguma coisa.
4 – Provar a autêntica culinária marroquina
Os marroquinos preferem fazer suas refeições na companhia de suas famílias. Por isso, não é tão fácil encontrar restaurantes que ofereçam pratos com a qualidade, o sabor e a abundância dos caseiros.
Os estabelecimentos mais bem avaliados no TripAdvisor são voltados para os turistas e oferecem experiências pouco autênticas. Então, para provar a verdadeira culinária marroquina, vá a lugares simples.
5 – Ir a um hammam
O hammam é um banho público a vapor que costumava ser muito frequentado pelos marroquinos antes da introdução do sistema de encanamento moderno. Neles, é possível receber massagens, esfoliar a pele e fazer máscaras.
Atualmente, os hammams podem ser divididos entre tradicionais e turísticos. Quando viajar para o Marrocos, tente visitar um banho que fique perto de uma mesquita para ter uma experiência mais autêntica.
6 – Visitar Ait Benhaddou
Localizada no Vale do Draa, entre a cidade de Marrakech e o deserto do Saara, essa incrível cidade fortificada é feita inteiramente de barro. Parece até que ela se ergueu sozinha do chão.
O fato de Ait Benhaddou ser praticamente deserta contribui para essa impressão. A maioria dos moradores se mudou para locais mais modernos e só quatro famílias permanecem na cidade.
7 – Andar a camelo
Enquanto planejam seus roteiros para viajar para o Marrocos, algumas pessoas acabam deixando o deserto do Saara de lado por acreditarem que não vale o esforço e gasto de tempo para ver areia a perder de vista.
Assim, elas acabam perdendo uma experiência única que é andar a camelo e um dos cenários mais incríveis do mundo árabe. Durante o passeio, você sentirá paz em meio ao deserto e poderá contemplar um pôr do sol único. Vale muito a pena incluir esse passeio no roteiro.
8 – Passar uma noite no deserto
Os trechos mais impactantes do deserto do Saara que fica no Marrocos são Merzouga e Zagora. Nesse último, você pode dormir em tendas legitimamente beduínas, as haimas.
Geralmente, quem inclui uma ida ao deserto quando decide viajar para o Marrocos faz o passeio de camelo durante o dia e passa a noite no acampamento beduíno. Antes de dormir, você pode um autêntico jantar marroquino e contemplar as estrelas enquanto curte uma música típica do país.
9 – Encantar-se com Chefchaouen
Chefchaouen é uma cidade um pouco diferente das outras. As ruas e as construções que formam a medina são todas pintadas em tons de azul.
Aliás, os moradores são muito amigáveis e a medina é menos estressante do que as das cidades mais povoadas. Quando viajar para o Marrocos, deixe esse destino para os últimos dias de viagem para descansar e curtir o clima de tranquilidade.
Viajar para o Marrocos é uma experiência que ampliará a sua visão de mundo. Conte com a gente para elaborar um roteiro de viagem que combina com você, ou veja em nosso site as opções de pacotes de viagem para o Marrocos!
Deixe seu comentário