Avião ou Trem na Europa?

Avião ou Trem na Europa?

Se você pretende viajar para Europa, com certeza já deve ter passado por sua cabeça uma dúvida que atinge a maioria dos viajantes, principalmente os de primeira viagem: Como se locomover na Europa, avião ou trem?

Para te ajudar com esta questão tão importante, vou te dar dicas para que escolha a melhor opção de transporte no velho continente.

Quando utilizar trechos de avião na Europa?

Viagens de longa distância

Para viagens de longa distância o avião é a melhor opção. Se a viagem de trem durar mais de 6 horas, na maioria das vezes sai mais em conta ir de avião e você ainda ganha um tempo precioso, já que dentro da Europa um voo dificilmente vai demorar mais do que duas ou três horas.

Caso você tenha tempo e disponibilidade para ir parando e conhecendo algumas cidades no meio do caminho, recomendo ir de trem apreciando as paisagens e conhecendo novas culturas.

aviao

Quando utilizar trechos de trem na Europa?

Viagens de curta distância

Viagens de trem com menos de 6 horas, na grande parte dos casos são muito mais vantajosas do que de avião. Vou citar alguns benefícios para que você possa concordar comigo:

  • Não existe a burocracia dos aeroportos: sem check-in, sem filas e sem complicação para embarcar.
  • Pontualidade: os trens na Europa são extremamente pontuais e raramente tem atraso.
  • Estações centrais: Você sai do centro de uma cidade e chega no centro de outra. Geralmente os aeroportos são afastados dos trens e você acaba gastando tempo e dinheiro com os traslados.
  • Conforto: os assentos dos trens são mais espaços e confortáveis do que de um avião.
  • Belas paisagens: no trem você pode apreciar a paisagem pela janela e conhecer lugares incríveis. Já no avião a única coisa que conseguirá visualizar são as nuvens.

trem-europa-paisagem

Viagens de bate e volta

Escolha o trem. Caso você tenha pouco tempo para conhecer a cidade, deixei a mala no locker da estação e vá conhecer as principais atrações. Neste caso, a grande vantagem do trem em relação ao avião é que as estações de trem na Europa são centrais e você não precisa perder tempo e nem gastar dinheiro com traslados do aeroporto até o centro da cidade.

trem-na-europa-pontual

E as bagagens? Trem ou avião?

Esta vou deixar para você decidir.

De trem

Permite mais flexibilidade quanto ao peso e volume das bagagens. Porém não se esqueça que não existe carregadores na estação e é você que terá que carregar suas bagagens.

De avião

Caso não esteja afim de ficar carregando as bagagens, você pode pegar um táxi até o aeroporto. Mas se prepare para gastar uma boa grana com o traslado e se a sua bagagem exceder o peso e o limite estipulado pela companhia aérea terá que pagar taxas extras.

bagagem

Viajando com crianças

Neste caso, vai depender muito da duração da viagem. Se for viagens curtas, o trem ganha de longe. A criança tem mais espaço para se movimentar e pode se distrair com a paisagem que pode ser vista através das janelas. Mas se a viagem for muito longa, recomendo ir de avião. A criança pode ficar entediada e perder a paciência se demorar muito para chegar no destino.

E você já decidiu como irá se locomover na Europa? Deixe seu comentário!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 Comentários:
  1. Geraldo Lopes

    Quais as facilidades que os trens (e as estações) na Europa oferem para pessoas com necessidades especiais de locomoção, compor exemplo, cadeiras de roda e Mobility Scooters. Normalmente uso uma scooter e viajo com ela como bagaem nos aviões e procuro ir para cidades que oferecem boa acessibilidade. Gostaria de mais informações nesse assunto. Geraldo Lopes, de São Paulo, obrigado.

  2. MARIA JOSE SUNDFELD HANDFEST

    Escolher uma cidade-base e de lá fazer vários bate e volta é perfeito. Já fizemos assim em Amsterdam , Milão, Paris e adoramos!

  3. Marie Walewska

    Olá Fernando, eu estou planejando minha viagem assim, Berlim-Budapeste-Zagreb-Praga-Viena-Munique-Halle- Berlim.
    Total de 28 dias, já efetuei reservas de passagens aéreas de ida e volta e hotéis, agora acho que de Berlim até Budapeste é melhor ir de avião, e após trens e ônibus! Alguns trechos como Zagreb já pesquisei e ônibus será bom no mais trens!!!Eu estou tentando tirar as dúvidas antes de comprar as passagens antecipadas, portanto se tiver alguma dica legal, por favor pode me passar? Obrigada

  4. Michelle Oliver

    Olá tenho uns trecho e gostaria de sugestões… Quero fazer Paris – Amsterdam – Londres – Roma – Portugal e gostaria de saber o melhor roteiro a fazer… No aguardo de sugestões… obrigado 🙂

  5. Sheila N. Ferreira

    Olá
    Irei chegar em Paris, descer para Provence de trem, fazer esta região de carro até Carcassone e de lá pegar um trem até Barcelona. A minha dúvida é se pego o avião de volta para o Brasil de Barcelona ou se vale à pena pegar um trem para Paris e vir embora desta cidade, visto que a passagem aérea com a mesma cidade de chegada e saída é mais em conta.

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Olá Sheila,

      Teria que fazer o comparativo com os valores.

      Se quiser nos informe a data exata que pretende fazer a viagem de trem de Barcelona até Paris para que possamos te enviar o valor e assim você verifica qual opção é mais vantajosa.

      Abraço,
      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  6. Celia silva

    Minha grande questao e a seguinte: viajo em julho pela lufthansa rio/amsterdan. De la vou de trem a Colonia e de la a frankfurt de trem.
    Vou de frankfurt a praga. Vimos que de aviao seria infinitamente mais rapido. O problema sao as bagagens. Tres mulheres, 24 dias de viagem…provavelmente uma mala com mais de 23k e uma de mao, cada uma. As taxas para sobrepeso e absurda? Vi um voo da lufthansa mas nao sei como resolver a questao da bagagem…imaginei que como viajamos saindo do brasil esse nao seria problema por conta do limite fe 32k. Socorro! Pode me ajudar?

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Oi Celia!
      Aconselhamos ir de Frankfurt a Praga de trem. A viagem dura +/- 6h e você pode levar uma bagagem de até 23 kilos e uma bagagem de mão!
      Sai bem mais em conta, pois você pode encontrar um voo bem mais barato e por conta da bagagem você paga muito mais caro! E o trem não cobra pelas bagagens 😉

      Você pode consultar o trecho em nosso site: http://trem.lufthansacc.com

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS