Você tem uma viagem marcada para breve? Como estão os preparativos para garantir um passeio tranquilo? Existem algumas tarefas que precisam ser feitas antes de embarcar no avião, como ir ao banco e imprimir os vouchers que serão utilizados na cidade de destino. É necessário também conferir se o passaporte está em dia, se há necessidade de vistos e a compra de um seguro viagem.
A melhor estratégia para não esquecer de nada, é usar uma checklist como lembrete. Assim, você garante que tudo estará pronto no dia da viagem! Veja quais são os itens que não podem faltar em uma checklist de viagem para Europa:
O que fazer antes da viagem
1. Habilitar o cartão de crédito
Certifique-se de que o seu cartão está habilitado para compras internacionais – a maioria dos bancos permite fazer isso online, por telefone ou mesmo na agência. Também confira como estão os limites da sua conta.
2. Habilitar o internet banking
Se você ainda não usa a internet para acessar a sua conta, experimente começar. Habilite o internet banking e baixe o aplicativo do seu banco no celular. Esta é uma forma prática de conferir o seu saldo e a sua fatura do cartão de crédito durante uma viagem para Europa.
Aproveite para programar pagamentos de contas que irão vencer durante a viagem, assim você garante ainda mais tranquilidade e evita transtornos quando voltar.
3. Escolher o método de pagamento e comprar dinheiro local
Existem algumas formas de levar dinheiro para gastar na viagem. O cartão pré-pago internacional é um exemplo prático. Com ele, você não precisa se preocupar em levar muito dinheiro vivo nos seus passeios, basta carregar o cartão com a quantia que você espera gastar na Europa.
Mas também é importante ter dinheiro em mãos. Alguns lugares do velho continente não aceitam cartão de crédito como pagamento (alguns restaurantes de Berlim, por exemplo), outros só aceitam cartão de crédito (como alguns estabelecimentos de Amsterdã). Por isso, é bom contar com as duas opções – cartão e dinheiro – e ler mais sobre a cidade de destino antes da viagem.
Confira as taxas cobradas, o valor do câmbio e outros pontos importantes para decidir qual será o método de pagamento na sua viagem para Europa. Também troque dinheiro com uma boa antecedência – assim, você tem mais a flexibilidade necessária para fazer um bom negócio.
4. Contratar seguro internacional
Para viajar para Europa, é necessário contratar um seguro viagem. Além de este ser um documento obrigatório para entrada em 25 países do continente, estar segurado garante um passeio mais relaxante, já que em caso de emergência você sabe que tem com quem contar.
5. Baixar aplicativos úteis
Baixe e teste aplicativos que possam ser úteis durante a viagem para europa. Google maps, Uber e TripAdvisor, são apenas alguns exemplos de apps que podem ajudar você durante a viagem.
6. Confirme as reservas
Certifique-se de que todas as reservas de hospedagem estão confirmadas.
Documentação necessária quando a viagem é para Europa
7. Passaporte e cópia autenticada em cartório
Confira a validade do seu passaporte: se a data de vencimento do documento não cobrir, pelo menos, seis meses após a data do seu retorno ao Brasil, é preciso fazer um novo. Por precaução, faça uma cópia do documento e registre em cartório. Além disso, também é bom ter versões digitais de todos os seus documentos guardada na nuvem.
8. Passagem aérea
Imprima as suas passagens aéreas e coloque-as junto com os demais documentos da viagem. É importante imprimir a de volta também, porque ela pode ser solicitada no seu desembarque na Europa.
9. Voucher de hotel
O voucher é uma confirmação da sua reserva. Além de este ser um documento importante para que você entre na Europa – porque comprova que você tem onde ficar – ele contém dados úteis para que você encontre o hotel com facilidade.
10. Bilhetes de trem
Imprima os bilhetes de trem comprados online. Se ainda não comprou sua passagem de trem na Europa, não perca tempo! Comprando com antecedência é possível encontrar ótimas tarifas.
11. Ingressos
O mesmo vale para os ingressos das atrações que você pretende visitar, como por exemplo a entrada para o Museu do Louvre ou para o palácio de Buckingham.
12. Documentos que devem estar à mão
Além da passagem de volta e do comprovante das reservas dos hotéis, tenha em mãos no desembarque: comprovante financeiro (que pode ser a última fatura do cartão de crédito, um extrato bancário recente ou o extrato do cartão pré-pago, entre outros) e o certificado da apólice de seguro internacional. Estes são documentos que podem ser solicitados para sua entrada na Europa.
13. Contatos importantes
Tenha uma lista com contatos importantes em caso de emergência. O telefone dos hotéis em que vai se hospedar, das companhias aéreas que vai usar e o endereço da embaixada brasileira são alguns exemplos.
Itens que não podem ficar fora de sua bagagem
14. Remédios
Além das roupas e acessórios que você pretende utilizar na sua viagem para Europa, não esqueça de incluir na checklist itens úteis, como remédios. Para dor de cabeça, azia, alergia e remédios de uso contínuo. Dica: leve do Brasil, pois os medicamentos na Europa costuma ser mais caros.
15. Adaptadores de tomada
Para que você possa ligar todos os seus aparelhos eletrônicos sem problemas, leve um adaptador universal na sua mala de mãos. Não esqueça do carregador de celular.
16. Mapas são sempre úteis
O Google Maps é um excelente aliado na viagem. Mas considere levar também alguns mapas de papel, caso você fique sem bateria ou sem internet.
O Atlas de Trem também é uma ótima ferramenta para se guiar pela Europa, pois possui diversos mapas de trem e dos principais metrôs do mundo.
17. Carregador portátil
Celulares são facilitadores, que ajudam a encontrar restaurantes, a se comunicar com outros companheiros de viagem e a fazer registros fotográficos do passeio. Mas com tantas tarefas, o aparelho pode ficar rapidamente sem bateria. Evite que isso aconteça, leve um carregador portátil na sua viagem para Europa ou ainda uma bateria extra.
18. Travesseiro de pescoço
Para deixar as viagens de trem e de avião mais confortáveis.
19. Itens básicos de higiene e uma troca de roupa na mala de mão
Em caso de extravio de mala, é importante ter alguns itens de emergência na mala de mão, como produtos básicos de higiene e uma roupa extra.
Que outros itens importantes poderiam estar em sua checklist de viagem para Europa? Conte nos comentários.
Deixe seu comentário