Ilha da Madeira, um destino que atrai cada vez mais brasileiros

Ilha da Madeira, um destino que atrai cada vez mais brasileiros

Em dezembro de 2017, Portugal foi reconhecido como o melhor destino turístico do mundo pelo World Travel Awards (WTA), que pode ser considerado uma espécie de “Oscar das Viagens”.

O país também é apontado como um dos principais destinos turísticos de 2018 por veículos mundialmente respeitados, como a emissora de televisão CBS e a editora de guias de viagem Lonely Planet.

No entanto, viajar para Portugal não se limita aos destinos continentais. Pensando nisso, vamos apresentar a você os principais atrativos da terra natal do jogador de futebol Cristiano Ronaldo: a Ilha da Madeira.

A história da Ilha da Madeira

A Ilha da Madeira foi oficialmente descoberta em 1419 por um trio de navegadores portugueses: Bartolomeu Perestrelo, João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira.

Notando o potencial econômico e estratégico do lugar, o Rei João I ordenou que ele fosse colonizado em 1425. Naturalmente, os três descobridores ganharam cargos importantes para conduzir essa missão.

Ilha-da-Madeira

Para garantir a subsistência, os colonos investiram na pesca e na agricultura. Como as condições para plantar não eram totalmente apropriadas, eles tiveram que derrubar uma parte da floresta e criar canais de irrigação.

Eventualmente, os colonos começaram a plantar cana de açúcar, o que trouxe prosperidade econômica. Por meio de mão de obra escrava, eles produziam em grande quantidade e exportavam para toda a Europa.

Ao longo dos séculos XVII e XVIII, outra atividade econômica ajudou a assegurar a importância da Ilha da Madeira dentro do concorrido universo do comércio europeu: a produção de vinho.

Ilha-da-Madeira

Mais tarde, entre os séculos XIX e XX, o turismo floresceu e a ilha se tornou um dos destinos favoritos dos aristocratas europeus que buscavam as propriedades curativas que só o contato com a natureza tem.

Ilha-da-Madeira

O que esse destino tem a oferecer?

Cultura

Para ter um gostinho de como é a cultura local, vale a pena visitar lugares como as Casas de Santana e o Mercado dos Lavradores, onde ainda é possível comprar produtos típicos, como roupas, artesanatos e, é claro, vinhos.

Alguns eventos que acontecem ao longo do ano também ajudam a conhecer um pouco melhor a cultura da Ilha da Madeira, como o Festival do Atlântico, Festival do Vinho e o Festival de Colombo.

Ilha-da-Madeira

Arquitetura

Em breve, a chegada dos portugueses à Ilha da Madeira completará 600 anos. Mas mesmo que tenha acontecido há tanto tempo, ela continua presente de várias formas, como na arquitetura.

Durante sua viagem, não deixe de conhecer prédios com importância política e cultural, como o Forte de São Tiago, os Paços do Concelho do Funchal e a Catedral de Funchal.

Ilha-da-Madeira

Gastronomia

Os pratos típicos da Ilha da Madeira são simples e deliciosos ao mesmo tempo! Como não poderia deixar de ser, os frutos do mar são os ingredientes principais: camarões, atuns e polvos são bem comuns.

De entrada, você pode pedir o bolo do caco, que é um pão de trigo típico da ilha. Já as sobremesas costumam levar frutas que os brasileiros conhecem bem, como banana, manga, abacate, maracujá e graviola.

Ilha-da-Madeira

Eventos

Como vimos anteriormente, a Ilha da Madeira conta com eventos que ajudam a preservar sua cultura. Tanto aqueles quanto outros são promovidos pela secretaria de cultura local ao longo de todo o ano.

A festa de ano novo é um evento particularmente famoso da Ilha da Madeira. Inclusive, a queima de fogos de artifício que acontece à meia-noite na cidade de Funchal está entre as maiores do mundo!

Ilha-da-Madeira

Natureza

Eis um destino perfeito para quem gosta de estar em contato com a natureza! Um bom exemplo disso é Laurissilva, um tipo de floresta subtropical que é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco desde 1999.

A temperatura do mar que banha a Ilha da Madeira – entre 19 e 24º – é perfeita para amantes de esportes aquáticos como mergulho, surf e vela, entre outros. Também é perfeitamente possível descansar nas areias da Praia de Porto Santo.

Ilha-da-Madeira

Hospitalidade

Os visitantes têm a oportunidade de notar a hospitalidade local de duas formas: pela simplicidade dos habitantes da ilha e pela infraestrutura para o turismo. Vamos nos concentrar na segunda!

A rede hoteleira é relativamente grande, variando entre casas simples em meio à natureza e hotéis estrelados que oferecem vários serviços extras. Isso acaba atraindo viajantes dos mais diferentes perfis.

Ilha-da-Madeira

 

Certamente é um destino belíssimo que atrai cada vez mais brasileiros. Então o que esta esperando para conferir nossos pacotes de viagem para a Ilha da Madeira!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS