Minha viagem de trem de Madrid a Barcelona

Minha viagem de trem de Madrid a Barcelona

Viajar de trem, além de ser mais confortável e prático, permite apreciar a paisagem ao longo do caminho e ter uma experiência de viagem mais completa. Este ano, a Karin, nossa parceira na Trains & Tours, viajou de Madrid até Barcelona de trem e agora compartilha dicas tanto para quem nunca viajou de trem na Europa quanto para quem também quer conhecer Madrid. Confira!

Minha viagem de trem de Madrid a Barcelona

Em Novembro de 2016 fiz uma viagem para Espanha para conhecer Madrid e Barcelona.

Logo que cheguei na Europa fiquei três dias em Madrid para conhecer um pouco da cidade e suas principais atrações turísticas. Como Madrid é uma cidade bastante plana, fiz praticamente tudo a pé e, em dois dias, consegui ver muita coisa. Quem tem menos tempo para conhecer a capital espanhola pode comprar o tour de ônibus (sightseeing) que passa por todos os principais pontos turísticos e permite ver a cidade de forma mais rápida.

Madrid é uma cidade imensa com muitas atrações de todos os tipos, mas é especial para quem gosta de cultura, história e gastronomia. No meu tempo na cidade consegui visitar algumas das principais atrações, tais quais:

  • A Plaza Mayor
  • O Museu do Prado
  • O Templo de Debod
  • O Palácio Real
  • A Gran Via
  • A Porta do Sol
  • O Mercado de San Miguel
  • A Praça Espanha
  • A Caixa Forum Madrid
  • O Museu Reina Sofia
  • A Porta de Alcalá
  • Os Jardins do Parque Retiro

madri

 

Os jardins do Parque del Retiro

Avião ou trem de Madrid a Barcelona?

Depois de Madrid, fui a Barcelona, mas levei certo tempo para decidir qual seria a melhor opção para chegar lá. Adoro viajar de avião, porém acho muito chato o processo de ir para o aeroporto, fazer check-in, despachar a mala, esperar o embarque, etc. Já a viagem de carro ou de ônibus seria muito longa: cerca de 8 horas. Por isso optei por ir de trem, uma vez que a duração da viagem é de aproximadamente 3 horas, praticamente o mesmo tempo que levaria se tivesse ido de avião com todo o trâmite de transfer, embarque e desembarque.

Um detalhe que influenciou a minha escolha foi o fato de que, de trem, você sai do centro da cidade e chega também no centro, sem precisar se preocupar com transporte do aeroporto para a cidade e vice-versa.  A grande maioria dos aeroportos fica afastada do centro e geralmente se gasta bastante tempo para chegar lá. E considerando que o aeroporto de Madrid é um dos maiores da Europa, acabaria perdendo bastante tempo nesse deslocamento.

 

trem-renfe

Foto do interior da estação Atocha

Quanto custa a passagem de trem?

Comprei a minha passagem de trem com bastante antecedência (três meses), e com isto consegui uma tarifa promocional por um preço atrativo. Paguei €48,65 + taxas e, por ser uma tarifa promocional comprada com bastante antecedência, não tinha direito à reembolso.

Pegando o trem em Madrid

Em Madrid, a estação Atocha por si só já vale a visita. Um jardim tropical com muitas plantas e árvores e até um pequeno lago com tartarugas enfeitam o local como se fosse um oásis no meio ao agito da cidade. O local é ideal para curtir alguns momentos de tranquilidade ou tomar um café antes de embarcar. Além disso, a estação de Atocha possui um grande número de lojas, restaurantes e cafés e também é uma opção para compras de última hora ou algum souvenir.

atocha

 

Minhas dicas para viajar de trem na Europa

1 – Antes do embarque

De maneira geral, quando se viaja de trem pela Europa não é necessário chegar na estação com uma muita antecedência. Porém, em Madrid a dica é chegar com cerca de 30 minutos antes para passar as bagagens pelo controle de raios-X.  No dia em que viajei, a fila estava relativamente grande e cheguei a pensar que deveria ter chegado antes, mas mesmo com fila esperei em torno de 15 minutos para passar pelo controle.

2 – Encontrando o vagão

No bilhete de trem consta o número do vagão e da poltrona reservada e, no caso de não conseguir localizar o vagão, os funcionários que ficam na plataforma podem ajudar. Mas não há porque se preocupar: é bem fácil achar o vagão certo, pois todos eles estão bem identificados e há bastante sinalização na estação.

3 – Bagagem

O ideal é não viajar com muita bagagem, uma vez que não existem carregadores de malas: você tem que levar a sua própria bagagem e subir e descer do trem com ela. Entre os vagões existe um espaço específico para você deixar a mala, em geral para malas maiores, pois se você tiver apenas uma mala pequena poderá acomodá-la no bagageiro sobre o seu assento.

4 – A bordo do trem

Viajei sozinha e no vagão a disposição dos assentos era a seguinte: de um lado, dois assentos juntos e do outro lado apenas um assento. O espaço para circulação era bom e durante a viagem a equipe de bordo passava regularmente vendendo bebidas e lanchinhos. Se preferir você também tem a opção de comprar outras bebidas, lanches rápidos, salgadinhos e chocolates no vagão restaurante do trem.

viagem-trem-bcn

 

5 – Tempo de viagem

As três horas de viagem passaram muito rápido. Para você ter uma ideia, em alguns trechos o trem chega a atingir 300km/h. Raramente os trens fazem viagens diretas sem paradas e, durante o trajeto, fizemos 3 paradas muito rápidas de aproximadamente dois minutos, somente para o embarque e desembarque de passageiros.

Meu trem chegou pontualmente em Barcelona na estação BARCELONA SANTS e nesse momento tive certeza de que fiz a escolha certa. Viajei com muito conforto, apreciando a paisagem e na chegada já estava no centro da cidade.

Se você quer viajar de trem pela Europa pode comprar seus bilhetes diretamente no site da Trains & Tours Lufthansa City Center. E se precisar de ajuda é só entrar em contato com a gente para tirar suas dúvidas e planejar sua viagem com todo o conforto!

 

SUGESTÕES DE VIAGENS PARA VOCÊ

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

11 Comentários:
  1. William e luciana

    Bom dia!
    Eu e minha esposa estamos indo pra europa dia 25 de dez (lisboa) e voltando dia 26 de janeiro (roma).
    Estava peensando em fazer um trajeto de trem minhas dúvidas:
    1. É melhor ir de lisboa ou porto para madri?
    2. Só posso comprar as passagens a partir de agosto?
    3. De Barcelona melhor ir de avião ou trem até paris?

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia William,

      Como vai?

      Segue abaixo as respostas das suas perguntas:

      1. Não tem muita diferença de preço e tempo de viagem, mas saindo de Porto em direção a Madrid, a duração da viagem será menor. Ambos os trajetos são feitos em trens noturnos. Eu já fiz esta viagem saindo de Lisboa para Madri, veja só o post de minha viagem: https://lufthansacc.com/blog/minha-viagem-de-trem-de-lisboa-a-madri/

      2. Geralmente as viagens de trem na Europa costumam abrir com 2 a 3 meses de antecedência da data de sua viagem, mas existe algumas exceções. Para ver se o trecho que procura já esta disponível na data desejada, acesse: http://trem.lufthansacc.com

      3. Vai depender muito da data da viagem. Neste caso sugiro fazer uma pesquisa e comparar valores. Se pesquisar com 2 a 3 meses de antecedência da data de sua viagem provavelmente o trem saíra mais em conta.

      Espero ter ajudado com suas dúvidas.

      E caso precise de uma cotação sem compromisso, entre em contato através de nosso fale conosco http://ww3.lufthansacc.com/trens-fale-conosco ou pelo (11) 4878-1085.

      Abraços,
      Fernando Rodrigues
      Gerente de Marketing
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  2. Luiz Antonio Brisqui

    Boa Noite.
    Estou progra mando uma viagem para a Espanha e Portugal em abril/18. pretendo viajar internamente nos dois paises de trem. Por isso gostaria se possivel algumas dicas. 1) de Madri vou a Barcelona. Voltarei para Madri e irei para Cordoba, Sevilha e Granada. 2) Voltarei para Madri e irei pa Segovia, Salamanca e Toledo. Apos irei para Portugal. Nao sei se primeiro para o Porto ou Lisboa. (por favor uma dica). Em Portugal pretendo visitar algumas cidades usando trem. Se possivel favor me informarem quais as rotas de trem em Portugal. Aguardo.

  3. Jorge Jabor Junior

    Olá Karin, obrigado pela sua importante reportagem sobre esta viajem; como iremos sair de Madri e pretendemos voltar a Madri, gostaria de saber se você sabe onde podemos deixar a bagagem adicional em Madri. Por acaso na estacação de trem existe um depósito para alugar? obrigado
    Jorge Jabor

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Boa tarde Jorge,

      Tanto na estação de Atocha quanto na estação Chamartín há depósito de bagagem e é possível deixar as malas lá.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  4. Rayana

    Olá, bom dia!

    Obrigada pelas dicas.

    O site que você indica para a compra de passagens de trem entre Madri e Barcelona (Bate e Volta) seria o lufthansacc ?

    Mesmo sendo bate e volta, compensa mais ir de trem?

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Rayana,

      Sim o nosso site para compras de trem na Europa é http://trem.lufthansacc.com/

      É possível fazer bate e volta de trem Madri / Barcelona, porém não recomendo pois ficará pouco tempo em Barcelona. O ideal é ficar pelo menos dois dias em Barcelona para que você possa conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

      Além dos trens, também montamos pacotes de viagem sob medida. Caso tenha interesse entre em contato conosco através do link: http://ww3.lufthansacc.com/excursoes-fale-conosco ou ligue no (11) 4878-1085.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  5. Danielle

    Bom dia!
    Vi que de Madri você saiu de estação de Atocha, gostaria de saber o nome da estação em Barcelona para procurar hotéis próximos.
    Obrigada!

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Danielle,

      O trem sai da estação PUERTA DE ATOCHA em Madri e chega na estação BARCELONA SANTS em Barcelona. Caso queira pesquisar passagens de trem na Europa e pagar em 3X Sem Juros no cartão, acesse: http://trem.lufthansacc.com

      Somos uma agência de viagens e trabalhamos também com hotelaria e passeios na Europa. Se tiver interesse em fazer uma cotação conosco sem compromisso, envie um email com a sua solicitação para relacionamento@lufthansacc.com

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      https://www.lufthansacc.com

  6. renildo

    preciso de informacoes de compra de bilhete para trem estou indo a madri e barcelona em novembro e tambem monaco veneza roma e paris como faço para comprar passagens de trem pra esse lugares

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Renildo,

      Somos uma agência de viagens especializadas em Trens na Europa.

      Vou encaminhar sua solicitação para um de nossos consultores que fará contato por e-mail com você ou se preferir pode falar diretamente conosco através do (11) 4878-1085.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      https://www.lufthansacc.com

Siga nosso instagram @trainsandtours

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS