Passe ou Passagem de trem na Itália

Passe ou Passagem de trem na Itália

Viajar de trem na Itália é uma ótima maneira de conhecer algumas das charmosas cidades do país. Além de, na maioria das vezes, costuma ser o meio de transporte mais econômico, e apresenta  vantagens como conforto e rapidez.

Não é preciso reservar tempo para fazer check in ou despachar a bagagem, o desembarque é feito em estações que ficam no centro das cidades e são extremamente pontuais. Estas e outras características fazem com que o trem seja o meio de transporte favorito de muitos turistas que passeiam pela Itália.

Mas e os viajantes que estão iniciando suas aventuras pelo velho continente: qual bilhete devem comprar para conhecer as cidades italianas? Para quando devem marcar o passeio? Que dicas devem seguir? Acompanhe a leitura para descobrir a resposta destas e de outras perguntas.

O que é melhor: Passe ou Passagem de trem na Itália?

Depende do número de lugares que você pretende conhecer viajando de trem. Se você pretende fazer três ou mais viagens de trem na Itália, então o passe na maioria dos casos é a melhor opção. Como todos os outros gastos, é importante planejar, comparar e comprar com antecedência para garantir as melhores tarifas.

Passagem de trem na Itália

As passagens dão direito a viajar de uma cidade a outra. Esta é a melhor opção quando você pretende realizar poucas viagens de trem na Itália, ou já sabe o horário e a data da viagem.

Exemplo: se você vai desembarcar em Roma, depois de uns dias partir para Florença, retornar à Roma e de lá embarcar de volta para o Brasil, então opte pela compra de passagens de trem. Neste caso você teria que comprar duas passagens de trem, Roma à Florença e Florença à Roma. Certamente saíra bem mais em conta do que adquirir um passe de trem na Itália.

Vantagens: você desembarca na Itália com todo o seu roteiro definido, passagens de trem marcadas e assentos reservados.

Comprando com antecedência a passagem é possível encontrar ótimos preços. Geralmente as passagens de trem na Itália ficam disponíveis para compra com 2 a 3 meses de antecedência da data de sua viagem.

Passe de trem na Itália

Comprando o Eurail Italy Pass você terá direito a fazer viagens ilimitadas de trem pela Itália, respeitando a quantidade de dias comprados.

Vantagens: além da economia nas diversas viagens feitas de trem na Itália, mais uma vantagem de optar pelo passe é que o viajante pode ganhar descontos em museus, passeios de barco e em alguns hotéis. Você também ganha mais flexibilidade podendo fazer o seu próprio roteiro, uma vez que não tem passagens com datas ou destinos marcados.

Vale destacar que o passe só pode ser utilizado por pessoas que não moram na Europa, Rússia ou Turquia.

Tipos de trem na Itália

Frecciarossa

Mas, afinal, o que são os trens de alta velocidade? Estes são trens confortáveis, com banheiros, que percorrem longas distâncias rapidamente. A velocidade costuma ficar entre 250 e 300 km/h. Os trens da Italo podem chegar a 360 km/h.

Também há a opção de escolher um trem regional, mas esta é uma alternativa mais demorada. Os trens regionais param em quase todas as estações que ficam na sua rota. A velocidade costuma ficar entre 90 e 140 km/h.

Há ainda o trem noturno, para quem prefere viajar durante a noite. Os seus assentos são reclináveis e existem leitos em cabines privativas.

Principais estações de trem na Itália

venezia-santa-lucia-em-veneza

Existem muitas estações de trem espalhadas pela Itália. Entre elas:

  • Napoli Centrale, em Nápoles
  • Bologna Centrale, em Bolonha
  • Venezia Santa Lucia, em Veneza
  • Milano Centrale, em Milão
  • Roma Termini, em Roma

Principais rotas nacionais

Confira o tempo aproximado necessário para percorrer algumas das principais rotas domésticas de trem na Itália:

  • Roma – Florença: 1h30 (em trem de alta velocidade)
  • Florença – Veneza: 2h (em trem de alta velocidade)
  • Veneza – Milão: 2h30 (em trem regional)
  • Pisa – Florença: 1h (em trem regional)
  • Roma – Milão: 3h (em trem de alta velocidade)

Principais rotas internacionais

Conheça o tempo, aproximado, necessário para ir da Itália para cidades de outros países Europeus:

  • Milão – Zurique: 3h30 (em trem direto)
  • Veneza – Munique: 9h (em trem noturno)
  • Viena – Milão: 14h (em trem noturno)
  • Ventimiglia – Paris: 6h (em trem de alta velocidade)

Quando viajar?

Veneza inverno trem

Você pode viajar de trem pela Itália em qualquer época do ano. A melhor data para marcar a sua passagem, depende do que você quer ver no país: o colorido das flores na primavera? Ou as brancas paisagens do inverno?

A alta temporada é durante o verão, especialmente nos meses de julho e agosto. Portanto, esta é uma época em que tudo é mais concorrido (hotéis, museus e passagens de trem).

Independente da época escolhida, lembre-se de que a antecedência é a melhor amiga da economia!

Dicas para viajar de trem na Itália

ESTAÇÃO CENTRAL DE MILÃO

Uma dica para garantir a tranquilidade da sua viagem é chegar com, pelo menos, 30 minutos de antecedência na estação. Assim, você pode procurar pela sua plataforma com tranquilidade.

Atenção: sempre confirme a estação de partida do seu trem!

Chegando na estação, procure pelo horário de partida e número do seu trem nas placas sinalizadoras (estas informações estão no seu bilhete/reserva). Então, confira qual é a sua plataforma de partida.

Quando o trem chegar na estação, verifique qual é o seu vagão (o número está no seu bilhete e na porta do trem). Por fim, cheque o número do seu assento (estará na porta, em vagões fechados, e na parte de apoio da cabeça em vagões abertos).

Nos trens Freccia e Italo não é necessário validar o bilhete antes do embarque. Nos demais trens, é obrigatório validar a passagem de trem nas máquinas que ficam nas estações, antes embarcar no trem;

Embarque assim que o trem chegar na estação, porque eles não costumam ficar muito tempo na plataforma.

E por fim, mantenha sempre o passaporte e a passagem de trem consigo durante a viagem e apresente ao fiscal quando for solicitado.

Que tal fazer uma viagem tranquila de trem na Itália? A Trains & Tours é uma agência de viagens especializada em roteiros de trem pela Europa. Faça agora mesmo uma pesquisa de trem na Itália!

SUGESTÕES DE VIAGENS PARA VOCÊ

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comentários:
  1. Rosangela

    Olá, é possível ir de trem de Milão ou Florença para Lisboa?

    • Fernando Rodrigues

      Bom dia,

      Possível é, mas não recomendamos devido a grande distância, longo tempo de viagem e diversas conexões.

      Para este trajeto, sem dúvidas a opção mais barata e rápida seria o avião. A não ser que você queira ir parando para conhecer cidades como Marselha, Barcelona, Madri, etc…

      Se preferir, entre em contato conosco através do (11) 4878-1085 e fale com uma de nossas consultoras para que possa planejar sua viagem da melhor forma possível.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      contato@lufthansacc.com

  2. Therezinha Pereira

    bom dia!!
    saindo do Brasil – temos direito a 2 malas de 23k pp + 1 mala de mão certo?? então…… como passar 20 dias na Italia viajando de trem com toda essa bagagem 🙂 ?

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Theresinha,

      Para viajar de trem na Europa, a dica é viajar \”leve\”. Uma mala média e outra de mão se for possível seria o ideal.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains and Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

Siga nosso instagram @trainsandtours

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS