Tudo que você precisa saber sobre bagagens no avião

Tudo que você precisa saber sobre bagagens no avião

Em 2017, as regras sobre as bagagens no avião mudaram drasticamente. Atualmente, a Agência Nacional de Avião Civil (Anac) permite que as companhias aéreas que partem do Brasil criem políticas próprias a respeito do assunto.

Quem viaja pela primeira vez depois que as novas regras começaram a valer pode ficar com receio de fazer alguma coisa errada. Pensando nessas pessoas, elaboramos um pequeno guia com as principais dúvidas sobre bagagens no avião.

Acompanhe!

Voos nacionais

Quantidade de malas

Em maio de 2017, as companhias aéreas brasileiras começaram a cobrar pelo despacho de bagagens. Desde então, os passageiros têm direito a levar apenas uma bagagem de mão gratuitamente em voos nacionais.

Na prática, as classes tarifárias mais básicas das quatro principais companhias do país – Avianca, Azul, Gol e Latam – não incluem o despacho de bagagens. Porém, é possível despachar até duas peças pagando a mais.

Antes de comprar sua passagem aérea, vale a pena estudar as regras da empresa em questão a respeito de bagagens no avião e conferir o que a classe tarifária de sua preferência tem a oferecer.

Excesso de malas

Peso das malas

Teoricamente, a bagagem de mão de cada passageiro pode pesar até 10 kg. Algumas companhias aéreas vão mais longe e estabelecem regras sobre dimensões para garantir que todos acomodem seus pertences na cabine.

Por sua vez, as bagagens despachadas podem pesar até 23 kg cada uma. Portanto, recorrer às classes tarifárias mais altas pode ser uma boa ideia para aqueles que pretendem fazer viagens longas.

Excesso de bagagem

Mesmo com a possibilidade de despachar duas peças de 23 kg, é possível que situações especiais levem as pessoas a querer transportar algum peso a mais. No entanto, isso depende de alguns fatores.

Peso adicional, quantidade de volumes e bilhete comprado são alguns deles. Para garantir o despacho da sua bagagem extra, chegue cedo no aeroporto ou compre espaço adicional com antecedência.

Voos internacionais

Quantidade de malas

Desde maio de 2017, companhias aéreas brasileiras e estrangeiras estabelecem suas próprias regras quanto ao transporte de bagagens em voos internacionais. Em geral, elas são um pouco mais permissivas que as dos nacionais.

Nas classes tarifárias mais básicas, a maioria das companhias oferece a possibilidade de os viajantes levarem uma bagagem de mão na cabine e despacharem outra mala.

Porém, algumas classes tarifárias mais elevadas permitem que os clientes das empresas aéreas despachem uma segunda peça semelhante à primeira. Portanto, é preciso se informar antes de comprar o bilhete.

Peso das malas

Não há diferença entre destinos nacionais e internacionais quanto ao peso máximo permitido para as bagagens de mão. Você pode transportar até 10 kg dentro da cabine.

Por muito tempo, brasileiros puderam despachar duas peças de até 32 kg cada. Contudo, várias companhias reduziram essa franquia para duas malas de 23 kg. Consulte as regras da sua favorita de acordo com o seu destino.

Excesso de bagagem

Voos internacionais também consideram quesitos como peso adicional, quantidade de volumes e bilhete comprado para decidir se o passageiro pode despachar bagagens em excesso.

A principal diferença em relação aos voos nacionais é que esse serviço costuma ser cobrado em dólares. Descubra quanto a companhia aérea de sua preferência exige e converta para saber se vale a pena pagar.

Como organizar as bagagens no avião

Imagine que você pretende fazer uma viagem um pouco mais longa e, por isso, precisa despachar uma bagagem. Entenda como distribuir seus pertences pelas peças e veja o que é preciso evitar!

Itens que devem ser levados na bagagem de mão 

  • Aparelhos ortopédicos
  • Casaco
  • Chaves
  • Dinheiro
  • Documentos
  • Eletrônicos
  • Guarda-chuvas
  • Itens de higiene pessoal (menos de 100 ml)
  • Lanches
  • Livros
  • Manta
  • Muda de roupa

Tamanho da bagagem de mão

Com as novas regras da ANAC, ficou definido que o peso máximo da bagagem de mão deve ser 10 kg, porém, a dimensão da mala varia de acordo com a companhia aérea, sendo que somada as dimensões, não deve passar de 115cm.

Itens que devem ser levados na bagagem despachada

  • Acessórios
  • Itens de higiene pessoal (com mais de 100 ml)
  • Roupas
  • Sapatos

Itens proibidos em aviões

  • Armas de fogo
  • Itens proibidos pelo seu local de destino
  • Objetos perfuro-cortantes
  • Substâncias explosivas ou inflamáveis

Você ainda ficou com alguma dúvida sobre como levar bagagens no avião? Então deixe um comentário nesse post para que possamos ajudar a deixar a sua viagem mais tranquila!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comentários:
  1. Elza Barbosa

    Dia 29 de Julho estarei indo pra Alemanha, tenho direito a 2 malas de 23 quilos e 1 de mão com 8 quilos?

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Elza,

      Isso vai depender muito de quando foi comprado a passagem e qual a companhia aérea.

      Caso ainda não tenha comprado sua passagem aérea, entre em contato conosco para tirar essas dúvidas e receber uma cotação sem compromisso.

      Abraços,
      Sua Equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS