Tudo que você precisa saber sobre Passe de Trem na Europa

Tudo que você precisa saber sobre Passe de Trem na Europa

Viajar de trem pela Europa é uma das maneiras mais legais que existem para se conhecer o Velho Continente. Este modelo de transporte oferece uma série de vantagens para o viajante e permite duas opções de compra de passagem: as passagens avulsas e os passes de trem. Saiba mais sobre cada uma das modalidades no post!

Passagem ou Passe de Trem: o que é melhor?

Tudo vai depender do roteiro que pretende fazer e de quantas viagens pretende realizar. Geralmente dizemos que se você vai realizar uma, duas ou até três viagens é mais vantajoso comprar a passagem de trem para cada trecho individualmente.

Brussels-Midi-station

Mas se você pretende realizar diversas viagens de trem e quer ter a liberdade agendar um bom horário, o passe de trem certamente será a melhor opção.

Como escolher o passe de trem na Europa

1 – Escolha o país ou países por onde pretende viajar de trem. Atualmente existem passes para um único país, e também o Eurail Global Pass que pode ser utilizado para até 31  países dentro da Europa.

2 – Defina quantos dias de viagens vai ter para fazer o roteiro que deseja. Podem ser três, quatro, sete, dez… tudo vai depender do passe escolhido e do seu roteiro de viagem. Também leve em consideração se esses dias serão consecutivos ou alternados e sempre compare os preços: geralmente os passes de dias consecutivos são mais baratos do que os de dias alternados. Mas se você não quer utilizar o trem todos os dias seguidos, os alternados podem ser uma boa escolha.

3 – Conheça descontos especiais para determinados públicos, como:

  • Jovens: quem tem entre 12 a 26 anos, geralmente pode pagar tarifas mais baratas na maioria dos passes
  • Saver: alguns passes dão descontos para grupos de duas a cinco pessoas viajando sempre juntas
  • Crianças: com menos de 12 anos, podem viajar grátis na maioria dos passes, desde que acompanhadas do responsável.

4 – Escolha entre primeira ou segunda classe: a primeira classe é mais confortável, espaçosa e, em algumas rotas, inclui também serviços como: comidas e bebidas servidas no assento. Já a segunda classe é uma ótima opção para quem deseja economizar.

trem-thalys-1st-class

trem-thalys-2-classe

Como ativar o passe?

Com exceção do Swiss Pass (passe de trem na Suíça), todos os passes de trem na Europa precisam ser carimbados em uma estação ferroviária do continente antes de serem utilizados.

Você precisará mostrar ao oficial ferroviário o seu passaporte e o passe para que ele possa preencher o número de seu passaporte antes de carimbá-lo para a validação.

Importante: é obrigatório inserir as datas (dias) de viagem no passe durante sua utilização. Sempre insira o dia da viagem antes de embarcar no trem. Caso não preencha, o passe pode ser invalidado e até apreendido por um fiscal no trem, além de gerar multas ao passageiro.

Reservar assento é necessário para quem tem passe?

As reservas são obrigatórias para todos os trens noturnos e quase todos os trens de alta velocidade da Europa (com exceção de trens dentro da Alemanha, Suíça e alguma rotas do leste europeu.

Caso sua viagem for por países como França, Italia e Espanha é extremamente  recomendada a realização da reserva com antecedência. Pois as principais rotas desses países permitem o embarque somente com reservas de assento com datas e horários definidos, mesmo para o passageiro portador do passe, e essas reservas têm um número limitado por trens. Caso não tenha feito reserva anterior ao embarque, o passageiro correrá sérios riscos de viajar de pé, de ter que esperar o próximo trem ou não conseguir viajar no dia desejado.

Vantagens de adquirir um Passe de Trem na Europa

Uma coisa é certa: viajar de trem na Europa é uma experiência fascinante e uma imersão à diversas culturas. Nenhuma viagem a esse continente pode ser considerada completa sem que pelo menos um trecho do percurso seja feito de trem!

Além da flexibilidade e das viagens ilimitadas de acordo com a quantidade de dias escolhidos, dependendo do passe você pode ganhar descontos em rotas de balsa, passeios de barco, quartos de hotel, ingressos para museus na Europa e muito mais. Consulte o seu agente de viagem para conhecer os benefícios que o seu passe tem a oferecer.

Luzern-Engelberg Express

Agora que já sabe a diferença entre passagem e passe de trem, fica mais fácil planejar sua viagem ou até mesmo argumentar com o seu agente para que ele possa oferecer sempre a opção com melhor relação custo-benefício.

Se você está pensando em fazer uma viagem de trem pela Europa, entre em contato conosco e tenha todo o apoio de que precisa para planejar a viagem!

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comentários:
  1. valter luiz de moura aparecido

    conhecer um pouco desse pais a italia

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Olá Valter, se pretende conhecer a Itália de trem, o Eurail Italy Pass pode ser uma excelente opção. Caso tenha interesse em receber uma cotação sem compromisso, entre em contato conosco através do (11) 4878-1085 ou contato@lufthansacc.com

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  2. ELIANA APARECIDA SILVA

    Boa tarde !! Adorei a sua materia.Pretendo conhecer Paris no mês que vem,e estarei saindo de Breda(Países Baixos),o que me sugere,pegar um trem em Amsterdã ( nem sei se passa lá ou em Antuerpia( Belgica).O que seria mais viável e também o mais econômico,aceito também um roteiro para pelo menos uns 2 dias na cidade.

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Boa tarde Eliana,

      Ficamos felizes que tenha gostada da matéria. Nossa agência de viagens é especialista em pacotes e viagens de trem pela Europa.

      A melhor forma de ir de Breda a Paris de trem é pegando um trem Regional Intercity em Breda com destino a Rotterdam Centraal (aproximadamente 25 minutos de viagem) e de lá terá o trem de alta velocidade Thalys, direto para Paris Gare du Nord (aproximadamente 2h37 minutos de viagem).

      Caso queira conhecer Amsterdam ou Antuérpia podemos montar um roteirinho para você.

      Favor entrar em contato conosco através do email contato@lufthansacc.com informando a data que pretende realizar esta viagem.

      Abraços,
      Sua equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

  3. clemair

    tenho passagem comprada para dia 29/09 destino Austria, como faço para cancelar e receber o reembolso?

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Cleimar,

      A passagem foi comprada aqui na Trains & Tours? É uma passagem de trem ou avião?

      Fico no aguardo dessas informações.

      Abraços,
      Sua Equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS