Tudo sobre o Holi festival na Índia

Tudo sobre o Holi festival na Índia

Você já ouviu falar do Holi festival? Essa belíssima celebração na Índia é considerada por muitos uma das festas mais bonitas do mundo! Confira aqui tudo sobre esse fantástico evento.

O que é o Holi festival 

Holi festival ou Festival das Cores é sem dúvidas a festa mais colorida de toda Índia! Anuncia a chegada da primavera e fim do inverno, simbolizando a vitória do bem sobre o mal.

As tintas e os pós invadem as ruas indianas unindo pessoas de todos os cantos em uma só celebração. Assim, por apenas um dia a única regra é se divertir, sem distinções de classe social, religião e raça. Fazendo com que toda a desigualdade desapareça entre as cores do festival.

Holi festival - Índia

 

Um pouco da história do festival das cores

O Holi é uma celebração hinduísta, a religião mais antiga da Índia. Por isso a festa está baseada em várias de suas mitologias, uma delas é a lenda de Krishna e Radha.

Segundo a crença Krishna amava Radha, mas se sentia mal por conta da diferença de suas cores de pele. Então seguindo o conselho de sua mãe, ele pintou o rosto de maneira colorida pra ficar da mesma cor que sua amada, de modo que pudessem celebrar seu amor juntos sem julgamentos.

Holi festival - Índia

 

Quando acontece? 

O festival é realizando anualmente entre os meses de fevereiro e março. Por ser uma das festas indianas mais populares, o país costuma parar para comemorar. A festança se assemelha bastante ao nosso “carnaval” pelo menos na parte de envolver muita musica, dança e alegria.

Holi festival - Índia

 

Como funciona o Holi festival?

Na véspera do festival, as pessoas recolhem galhos e folhas secas, e constroem várias fogueiras pelas ruas das cidades. Esse ritual é feito para representar de maneira simbólica a purificação de todas as maldades.

Assim que as fogueiras se apagam pela manhã, a celebração começa! As ruas são tomadas por diversas pessoas que festejam jogando pó e tintas colorias, umas nas outras. É uma comoração muito animada, onde por toda parte é comum ouvir indianos lhe desejando um Happy Holi!

Holi festival - Índia

 

Significado do Pó colorido

Inicialmente o pó colorido era preparado com ervas medicinais e flores que eram moídas e misturadas com água até formarem um pó. Entretanto, com o tempo foram incluídos alguns materiais sintéticos para que tivesse mais opção de tonalidades de cores.

Você sabia que essas cores não são escolhidas aleatoriamente? Essas devem ser decididas conforme o que você deseja transmitir:

  • Amarelo: piedade / humildade / saúde
  • Laranja: otimismo / alegria
  • Azul: calma
  • Vermelho: pureza / fertilidade / beleza
  • Rosa: amor
  • Verde: vitalidade / força

Assim todas as pessoas que aceitam receber esses pós coloridos estão dispostos a ter uma vida mais feliz!

Holi festival - Índia

 

Se vestindo para o Holi Festival

Umas das perguntas mais frequentes sobre o festival é: Como se vestir para o Holi? A resposta é simples, vista uma roupa velha aquela que você sabe que não terá problemas caso estrague! Não esqueça de levar óculos escuros para proteger olhos e algum boné caso queria proteger o cabelo.

Uma boa opção também é usar roupas claras, por que as cores pegaram mais fácil nelas. Lembrando que por uma questão cultural, as mulheres devem cobrir os ombros, por conta de tradição e respeito.

Não esqueça de levar seus pertences pessoais (especialmente câmeras e telefones) em um saco plástico selado, assim eles não estregaram.

Holi festival - Índia

 

Tirando o pó colorido da pele

A melhor maneira de evitar com que o pó fixe em sua pele é hidrata-la bem antes do festival, no caso dos cabelos abuse de óleos.

Para limpar a pele depois do Holi use leite ou loção de limpeza, com um algodão e água morna. Lembrando de sempre manter os olhos e os lábios bem fechados durante a lavagem.

Após o banho não se esqueça de hidratar de forma exagerada o corpo e rosto, para que a pele não fique seca. Uma boa dica é apostar no pó caseiro, aqueles que usam mais ingredientes naturais e não são prejudiciais à saúde.

Caso você não queria gastar dinheiro comprando esse pós mais naturais. Relaxa, dá para fabricá-los em casa com farinha, água e alguns pingos de corantes.

Holi festival - Índia

 

Melhor hora do dia para participar do Festival

Se você procura por tranquilidade, uma ótima dica é aproveitar para celebrar o Holi pela manhã, por que é a hora onde muitas famílias, crianças e mulheres participam.

A partir do meio e as ruas costumam ficar muito cheias, podendo estragar com toda magia do festival. Então a dica é acordar cedo!

Holi festival - Índia

 

Melhor lugar do país para apreciar o Festival

O festival das cores acontece em todos os lugares da Índia, mas a celebração tem mais força no norte do país.

Uma boa opção de lugar para festejar o Holi é Udaipur. A cidade é perfeita para quem quer fugir de tumulto e passar o festival de forma mais tranquila.

Além do mais, Udaipur é um dos lugares que mais abraça o verdadeiro espírito do Holi. Na véspera do festival a cidade conta com muita música, folclore, tambores, danças, fogos de artifício e até mesmo cavalos decorados que partem da casa da família real.

Holi festival - Índia

Agora que você sabe tudo sobre o Holi, que tal curtir conosco o festival mais colorido do mundo?

Para mais informações: relacionamento@lufthansacc.com

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 Comentários:
  1. Augusto

    Um destino realmente fantástico! Quais são as datas de partida?

  2. Paulo

    Parabens. Artigo simples, porem cheio que conteudo de abordagem de signicados. Lindo

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS