Viajando de trem na Europa com animais de estimação

Viajando de trem na Europa com animais de estimação

Se você pertence ao grupo daqueles que não abrem mão de levar o animal de estimação nas viagens, vai encontrar dicas preciosas nesse artigo, principalmente com relação a viagens de trem na Europa. É preciso estar atento às burocracias e principalmente ao bem-estar do bichinho.

Saúde do seu bichinho

Ao decidir levar seu pet para uma viagem de trem, a primeira coisa a se fazer é levá-lo ao veterinário para um check-up, a fim de certificar-se de que o animal esteja em perfeitas condições de fazer viagens longas.

animal-viagem-trem

Estando tudo em ordem, é preciso conferir o que é necessário em termos de saúde e bem-estar, como vacinas, alimentos e remédios a se levar, além de dicas do que fazer em determinadas situações.

É preciso também que o profissional forneça uma declaração afirmando as boas condições de saúde do animal, bem como a carteira de vacinação atualizada.

Antes de partir

Estando tudo ok com seu pet, o próximo passo é checar com o Consulado do país ou países a serem visitados quais as regras para entrada portando animais de estimação, e qual a documentação exigida. Alguns países europeus exigem, por exemplo, o chip de identificação.

O mesmo procedimento deve ser tomado com relação à companhia aérea, pois cada uma tem regras diferentes para transporte, e a maioria exige reserva antecipada.

Além disso, é preciso emitir o Certificado Zoossanitário Internacional em uma das unidades do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional.

Especificações de cada trem

Com tudo resolvido, só resta checar as regras do trem ou dos trens em que você pretende embarcar com seu bichinho. Vamos falar aqui um pouco sobre a política de alguns dos principais trens da Europa que aceitam animais de estimação:

Trenitalia

Nos trens da Trenitalia cada passageiro pode embarcar com um animal de estimação. O transporte é gratuito para os de pequeno porte; para os maiores, é necessário comprar um bilhete especial. Em ambos os casos o pet não pode ocupar o lugar de um passageiro.

TGV

O trem TGV parte da França com destino a diversos destinos na Europa. Nele também é permitido o transporte de animais de estimação mediante a compra de uma passagem para eles. Para os que pesam menos de 6kg são 7 euros, para os de grande porte o valor é metade da passagem de segunda classe. Cada passageiro pode levar até dois pets.

trem-tgv-frança

Saiba mais sobre o trem TGV na França

Trem Paris-Moscou

Nesse trem é permitido no máximo um bicho de estimação por passageiro. O transporte é gratuito nos trens noturnos, basta reservar a cabine inteira.

Trem ICE

O trem alemão Inter City Express permite o transporte gratuito para animais de pequeno porte. Para os animais maiores é cobrado metade do valor da passagem. Independente do tamanho é exigido o uso de coleira e focinheira.

trem-ice-alemanha

Saiba mais sobre o trem ICE na Alemanha

Elipsos

O Elipsos faz o trecho Barcelona-Paris e também aceita animais de estimação nos trens noturnos, mediante a reserva de toda a cabine.

Thalys

O Thalys percorre Inglaterra, Bélgica, Holanda, França e Alemanha e oferece transporte gratuito para animais de pequeno porte. Os de grande porte podem ser transportados com a compra de uma passagem especial no valor de 30 euros. Os trechos com destino a Londres só permitem cães-guia.

trem-thalys-alta-velocidade

Saiba mais sobre o trem Thalys na Europa

No Thalys, independente do tamanho de seu bichinho é exigido o uso de focinheira, e a caixa para transporte para os animais menores deve medir especificamente 55x30x30 cm.

[button font_size=”23″ color=”#ffb224″ text_color=”#ffffff” icon=”search” url=”http://trem.lufthansacc.com/” width=”” target=”_self”] Pesquisar Trens na Europa [/button]

Regras gerais

Algumas regras aplicam-se a todas as companhias ferroviárias:
– cães-guia podem ser transportados gratuitamente;
– todas as companhias exigem caixas especiais de transporte; consulte os tamanhos exigidos por cada uma, mas em geral são aceitas as caixas de fibra com um tamanho que permita uma movimentação de 360 graus. As caixas também devem ter espaço para água e alimento, além de estarem forradas com um material que absorva fezes e urina;
– todos os animais de grande porte devem utilizar coleiras e focinheiras. De qualquer forma, independente do tamanho, recomendamos sempre levar os animais na coleira durante a viagem a fim de evitar contratempos.

train-pet

Agora é só embarcar o seu bichinho e ter uma excelente viagem!

O que achou do post? Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe seu comentário aqui que teremos o prazer em lhe ajudar.

Deixe seu comentário:

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

5 Comentários:
  1. Hosting

    Viajar com cachorros de trem pela Europa foi algo bem mais facil do que eu esperava – ja que a maior parte da UE tem fronteiras livres e ninguem checou nenhum dos seus documentos. O fato dos dois serem adestrados ajudou bastante, mas mesmo assim, dentro do trem logo, apos o embarque, eles ficaram bem estressados.

    • Patrícia

      Eles foram em caixa ou apenas na coleira? Tenho um border collie e a caixa é um trambolho! De qualquer modo, preciso da caixa para ir do Brasil à Europa.

      • TT Operadora Lufthansa City Center

        Boa tarde Patricia,

        Cada companhia de trem tem sua política com relação ao transporte de pets. Algumas permitem com restrições e outras não permitem

        Precisamos saber qual é o tamanho/peso do seu pet e principalmente quais trechos pretende fazer de trem.

        Abraços,
        Sua agência de viagens,
        Lufthansa City Center Trains & Tours
        relacionamento@lufthansacc.com

  2. Isabel

    Olá, se possível gostaria de uma informação , estou querendo ir para Londres em julho desse ano, com a minha cachorrinha, pelas informações sei que para entrar em Londres,pelo os aeroportos é bem complicado, então estou pensando de ir para frança descer no Charles de Gaule ,depois fazer o trajeto de trem para Callais e Folkestone
    você sabe me dizer , se ainda da para fazer esse trajeto??

    • Trains & Tours Lufthansa City Center

      Bom dia Isabel,

      Favor enviar um e-mail para relacionamento@lufthansacc.com com a data que você pretende fazer a viagem de Paris a Callais e de Callais a Folkestone, assim nossos especialistas em trens poderão verificar se este trajeto é possível de ser feito de trem na data desejada.

      Abraços,
      Sua Equipe,
      Trains & Tours Lufthansa City Center
      (11) 4878-1085
      relacionamento@lufthansacc.com

Siga nosso instagram @lufthansacc_ttoperadora

Ícone Mailing

RECEBA NOSSAS OFERTAS