Viajar de trem na Itália é uma ótima maneira de conhecer algumas das charmosas cidades do país. Além de, na maioria das vezes, costuma ser o meio de transporte mais econômico, e apresenta vantagens como conforto e rapidez.
Não é preciso reservar tempo para fazer check in ou despachar a bagagem, o desembarque é feito em estações que ficam no centro das cidades e são extremamente pontuais. Estas e outras características fazem com que o trem seja o meio de transporte favorito de muitos turistas que passeiam pela Itália.
Mas e os viajantes que estão iniciando suas aventuras pelo velho continente: qual bilhete devem comprar para conhecer as cidades italianas? Para quando devem marcar o passeio? Que dicas devem seguir? Acompanhe a leitura para descobrir a resposta destas e de outras perguntas.
O que é melhor: Passe ou Passagem de trem na Itália?
Depende do número de lugares que você pretende conhecer viajando de trem. Se você pretende fazer três ou mais viagens de trem na Itália, então o passe na maioria dos casos é a melhor opção. Como todos os outros gastos, é importante planejar, comparar e comprar com antecedência para garantir as melhores tarifas.
Passagem de trem na Itália
As passagens dão direito a viajar de uma cidade a outra. Esta é a melhor opção quando você pretende realizar poucas viagens de trem na Itália, ou já sabe o horário e a data da viagem.
Exemplo: se você vai desembarcar em Roma, depois de uns dias partir para Florença, retornar à Roma e de lá embarcar de volta para o Brasil, então opte pela compra de passagens de trem. Neste caso você teria que comprar duas passagens de trem, Roma à Florença e Florença à Roma. Certamente saíra bem mais em conta do que adquirir um passe de trem na Itália.
Vantagens: você desembarca na Itália com todo o seu roteiro definido, passagens de trem marcadas e assentos reservados.
Comprando com antecedência a passagem é possível encontrar ótimos preços. Geralmente as passagens de trem na Itália ficam disponíveis para compra com 2 a 3 meses de antecedência da data de sua viagem.
Passe de trem na Itália
Comprando o Eurail Italy Pass você terá direito a fazer viagens ilimitadas de trem pela Itália, respeitando a quantidade de dias comprados.
Vantagens: além da economia nas diversas viagens feitas de trem na Itália, mais uma vantagem de optar pelo passe é que o viajante pode ganhar descontos em museus, passeios de barco e em alguns hotéis. Você também ganha mais flexibilidade podendo fazer o seu próprio roteiro, uma vez que não tem passagens com datas ou destinos marcados.
Vale destacar que o passe só pode ser utilizado por pessoas que não moram na Europa, Rússia ou Turquia.
Tipos de trem na Itália
Mas, afinal, o que são os trens de alta velocidade? Estes são trens confortáveis, com banheiros, que percorrem longas distâncias rapidamente. A velocidade costuma ficar entre 250 e 300 km/h. Os trens da Italo podem chegar a 360 km/h.
Também há a opção de escolher um trem regional, mas esta é uma alternativa mais demorada. Os trens regionais param em quase todas as estações que ficam na sua rota. A velocidade costuma ficar entre 90 e 140 km/h.
Há ainda o trem noturno, para quem prefere viajar durante a noite. Os seus assentos são reclináveis e existem leitos em cabines privativas.
Principais estações de trem na Itália
Existem muitas estações de trem espalhadas pela Itália. Entre elas:
- Napoli Centrale, em Nápoles
- Bologna Centrale, em Bolonha
- Venezia Santa Lucia, em Veneza
- Milano Centrale, em Milão
- Roma Termini, em Roma
Principais rotas nacionais
Confira o tempo aproximado necessário para percorrer algumas das principais rotas domésticas de trem na Itália:
- Roma – Florença: 1h30 (em trem de alta velocidade)
- Florença – Veneza: 2h (em trem de alta velocidade)
- Veneza – Milão: 2h30 (em trem regional)
- Pisa – Florença: 1h (em trem regional)
- Roma – Milão: 3h (em trem de alta velocidade)
Principais rotas internacionais
Conheça o tempo, aproximado, necessário para ir da Itália para cidades de outros países Europeus:
- Milão – Zurique: 3h30 (em trem direto)
- Veneza – Munique: 9h (em trem noturno)
- Viena – Milão: 14h (em trem noturno)
- Ventimiglia – Paris: 6h (em trem de alta velocidade)
Quando viajar?
Você pode viajar de trem pela Itália em qualquer época do ano. A melhor data para marcar a sua passagem, depende do que você quer ver no país: o colorido das flores na primavera? Ou as brancas paisagens do inverno?
A alta temporada é durante o verão, especialmente nos meses de julho e agosto. Portanto, esta é uma época em que tudo é mais concorrido (hotéis, museus e passagens de trem).
Independente da época escolhida, lembre-se de que a antecedência é a melhor amiga da economia!
Dicas para viajar de trem na Itália
Uma dica para garantir a tranquilidade da sua viagem é chegar com, pelo menos, 30 minutos de antecedência na estação. Assim, você pode procurar pela sua plataforma com tranquilidade.
Atenção: sempre confirme a estação de partida do seu trem!
Chegando na estação, procure pelo horário de partida e número do seu trem nas placas sinalizadoras (estas informações estão no seu bilhete/reserva). Então, confira qual é a sua plataforma de partida.
Quando o trem chegar na estação, verifique qual é o seu vagão (o número está no seu bilhete e na porta do trem). Por fim, cheque o número do seu assento (estará na porta, em vagões fechados, e na parte de apoio da cabeça em vagões abertos).
Nos trens Freccia e Italo não é necessário validar o bilhete antes do embarque. Nos demais trens, é obrigatório validar a passagem de trem nas máquinas que ficam nas estações, antes embarcar no trem;
Embarque assim que o trem chegar na estação, porque eles não costumam ficar muito tempo na plataforma.
E por fim, mantenha sempre o passaporte e a passagem de trem consigo durante a viagem e apresente ao fiscal quando for solicitado.
Que tal fazer uma viagem tranquila de trem na Itália? A TT Operadora é uma agência de viagens especializada em roteiros de trem pela Europa. Faça agora mesmo uma pesquisa de trem na Itália!
Deixe seu comentário