Viajar de trem pela Europa é uma das maneiras mais legais que existem para se conhecer o Velho Continente. Este modelo de transporte oferece uma série de vantagens para o viajante e permite duas opções de compra de passagem: as passagens avulsas e os passes de trem. Saiba mais sobre cada uma das modalidades no post!
Passagem ou Passe de Trem: o que é melhor?
Tudo vai depender do roteiro que pretende fazer e de quantas viagens pretende realizar. Geralmente dizemos que se você vai realizar uma, duas ou até três viagens é mais vantajoso comprar a passagem de trem para cada trecho individualmente.
Mas se você pretende realizar diversas viagens de trem e quer ter a liberdade agendar um bom horário, o passe de trem certamente será a melhor opção.
Como escolher o passe de trem na Europa
1 – Escolha o país ou países por onde pretende viajar de trem. Atualmente existem passes para um único país, e também o Eurail Global Pass que pode ser utilizado para até 31 países dentro da Europa.
2 – Defina quantos dias de viagens vai ter para fazer o roteiro que deseja. Podem ser três, quatro, sete, dez… tudo vai depender do passe escolhido e do seu roteiro de viagem. Também leve em consideração se esses dias serão consecutivos ou alternados e sempre compare os preços: geralmente os passes de dias consecutivos são mais baratos do que os de dias alternados. Mas se você não quer utilizar o trem todos os dias seguidos, os alternados podem ser uma boa escolha.
3 – Conheça descontos especiais para determinados públicos, como:
- Jovens: quem tem entre 12 a 26 anos, geralmente pode pagar tarifas mais baratas na maioria dos passes
- Saver: alguns passes dão descontos para grupos de duas a cinco pessoas viajando sempre juntas
- Crianças: com menos de 12 anos, podem viajar grátis na maioria dos passes, desde que acompanhadas do responsável.
4 – Escolha entre primeira ou segunda classe: a primeira classe é mais confortável, espaçosa e, em algumas rotas, inclui também serviços como: comidas e bebidas servidas no assento. Já a segunda classe é uma ótima opção para quem deseja economizar.
Como ativar o passe?
Com exceção do Swiss Pass (passe de trem na Suíça), todos os passes de trem na Europa precisam ser carimbados em uma estação ferroviária do continente antes de serem utilizados.
Você precisará mostrar ao oficial ferroviário o seu passaporte e o passe para que ele possa preencher o número de seu passaporte antes de carimbá-lo para a validação.
Importante: é obrigatório inserir as datas (dias) de viagem no passe durante sua utilização. Sempre insira o dia da viagem antes de embarcar no trem. Caso não preencha, o passe pode ser invalidado e até apreendido por um fiscal no trem, além de gerar multas ao passageiro.
Reservar assento é necessário para quem tem passe?
As reservas são obrigatórias para todos os trens noturnos e quase todos os trens de alta velocidade da Europa (com exceção de trens dentro da Alemanha, Suíça e alguma rotas do leste europeu.
Caso sua viagem for por países como França, Italia e Espanha é extremamente recomendada a realização da reserva com antecedência. Pois as principais rotas desses países permitem o embarque somente com reservas de assento com datas e horários definidos, mesmo para o passageiro portador do passe, e essas reservas têm um número limitado por trens. Caso não tenha feito reserva anterior ao embarque, o passageiro correrá sérios riscos de viajar de pé, de ter que esperar o próximo trem ou não conseguir viajar no dia desejado.
Vantagens de adquirir um Passe de Trem na Europa
Uma coisa é certa: viajar de trem na Europa é uma experiência fascinante e uma imersão à diversas culturas. Nenhuma viagem a esse continente pode ser considerada completa sem que pelo menos um trecho do percurso seja feito de trem!
Além da flexibilidade e das viagens ilimitadas de acordo com a quantidade de dias escolhidos, dependendo do passe você pode ganhar descontos em rotas de balsa, passeios de barco, quartos de hotel, ingressos para museus na Europa e muito mais. Consulte o seu agente de viagem para conhecer os benefícios que o seu passe tem a oferecer.
Agora que já sabe a diferença entre passagem e passe de trem, fica mais fácil planejar sua viagem ou até mesmo argumentar com o seu agente para que ele possa oferecer sempre a opção com melhor relação custo-benefício.
Se você está pensando em fazer uma viagem de trem pela Europa, entre em contato conosco e tenha todo o apoio de que precisa para planejar a viagem!
Deixe seu comentário